domingo, 12 de julho de 2015

Ciências do Esporte na 67ª Reunião Anual da SBPC

Ciências do Esporte na 67ª Reunião Anual da SBPC

Contagem regressiva;
Como sempre, teremos muitos trabalhos em Educação Física e Esporte, além do curso programado pelo CBCE.
A programação já foi publicada. Garimpei:
Dia 13/7/2015
Educação Física e Esportes
418 – JNIC (UNICAMP) – O CIRCO E AS INTERVENÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – CORSI, L. M.; MARCO, A. de
419 – (UFSCar) – A INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. – Watashi, M. D. T.; Munster, M. de A. v.
420 – (UFSCar) – LUZ ESTRUTURADA APLICADA AO RECONHECIMENTO DE GESTOS PARA INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR FISICAMENTE ATIVA: GESTURECOLLECTION – Brandão, A. F.; Parizotto, N. A.; Trevelin, L. C.
421 – (UFSCAR) – O ENSINO DO FUTEBOL PAUTADO PELO ENSINO DOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS – Salles, H. B. de O. F.; Thiengo, C. R.; Silva, R. N. B. da; Souza Júnior, O. M. de
422 – (UNESP) – A ÉTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. – JUCOSKY, S. M.; MATTHIESEN, S. Q.; SILVA, L. A. da
423 – (UNESP) – ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE GÊNERO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E NA PRÁTICA DE ENSINO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMAÇÃO – Rufino, L. G. B.; Souza Neto, S. de
424 – (UNESP) – Projeto social esportivo de pólo aquático: expectativas de seus participantes – Pereira, A. R.; Ferreira, L. A.
Educação
508 – (UFSCar) – Análise sobre apropriação de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no ensino da Educação Física por professores Imigrantes Digitais e Nativos Digitais – INDALÉCIO, A. B.; CAMPOS, D. A. de
524 – (UNESP) – As atividades circenses na formação continuada de professores de educação física: Análise de um processo – Sanches, J. W. R.; Ferreira, L. A.
Dia 14
Educação Física e Esportes
416 – (IFRO) – AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO FÍSICA DE JOVENS DE CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO – Melo, I. G. de; Silva, L. C. E. F. da; Pedrosa, O. P.; Souza, M. E. S. de; Cruz, M. M. P.
417 – EMT (IFRO) – O JIFRO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO OLHAR DE PARTICIPANTES – Paes, W. A.; Melo, I. G. de; Souza, M. E. S. de; Pedrosa, O. P.
418 – (UFAL) – ESTUDO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO PRIVADO EM ARAPIRACA-AL. – Pinheiro, I. K. A. dos S.
419 – (uneb) – CULTURA CORPORAL COMO TEMA DA PRODUÇÃO DE TCC NO CURSO DE LICENCIATURAEM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNEB / DCH IV (2009-2014) – Miranda Filho, V. F.
420 – (UNIARA) – ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: IDENTIFICAÇÃO COM OS CONTEÚDOS DE FORMAÇÃO E OFERTA DE VAGAS JUNTO AO MERCADO DE TRABALHO. – Ianuskiewtz, D.
História
524 – (UFSCar) – UM ESTUDO DE CASO COM UMA PROFESSORA DE INÍCIO DE CARREIRA: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA – COSTA, C. S. da; MONTEIRO, M. I
Dia 15
Educação Física e Esportes
421 – (ETRB) – ESTUDO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DA ILHA DE COTIJUBA, PARÁ / BRASIL – Melo, L. G. dos S. C.; Lima, A. C. m. de; Pinto, R. F.; Leitão, J. C. G. de C.
422 – (UIMRA) – AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DE SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA. – Santos, K. C. dos; Alves Filho, F. A.
423 – (Unesp) – A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE E NA FORMAÇÃO CONTINUADA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E CIÊNCIAS – Corrêa, E. A.; Hunger, D. A. C. F.
Dia 16
Educação Física e Esportes
420 – JNIC (UnB) – SEGMENTANDO O MERCADO DE FITNESS EM BRASÍLIA – Santos, M. A. B. dos; Costa,  A. P.
421 – (UNB) – PIBID: A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL. – Behmoiras, D. C.
422 – (UNESP) – A FORMAÇÃO INOCIAL DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – Pogetto, G. D.; Ferreira, L. A.; Zaguetto, R. C.; Ferreira, G. M.; Pereira, A. R.; Oliveira, L. F. de
423 – (Unesp) – AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA PROVA DO ARREMESSO DO PESO DO ATLETISMO – Passini, G. K.; Matthiesen, S. Q.
424 – (USJT) – Práticas Colaborativas de Professores Pesquisadores de Educação Física: Reflexões sobre o Espaço-Tempo da Escolarização e o Estágio Supervisionado – Sanches Neto, L.; Venâncio, L.; Souza Neto, S. de; Ramos, G. N. S.; Iza, D. F. V.
Educação
520 – (UNEB) – Avaliação na sala de aula universitária e juventude: vozes, concepções e participação dos estudantes de educação fÍsica DEDC XII UNEB-BA – F.Porto, C
Dia 17
Educação Física e Esportes
420 – JNIC (UnC) – METODOLOGIA DE TREINAMENTO EM FUTEBOL: PERIODIZAÇÃO TÁTICA – Zoreck, D.; Tajes Jr., D.
421 – JNIC (UNICAMP) – EFEITO DO BDNF HIPOTALÂMICO SOBRE O CONTROLE DO GASTO ENERGÉTICO EM CAMUNDONGOS EXERCITADOS. – Ribeiro, G. A.; Katashima, C. K.; Silva, V. R.; Micheletti, T. de O.; Lenhare, L.; Ropelle, E. R.
422 – (ETRB) – IMPACTO DO PROGRAMA DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIO FÍSICO NOS SINTOMAS NEGATIVOS EM ESQUIZOFRÊNICOS HOSPITALIZADOS – Melo, L. G. dos S. C.; Leão, D. de O.; Oliveira, K. R. da S. G. de
423 – (UFSCar) – Educação Física e o Movimento Lúdico: uma proposta pedagógica na Unidade de Atendimento a Criança – UAC/UFSCar – Norberto, M. S.; Couto, Y. A.
424 – (UFSCar) – Fútbol Callejero: o jogo como espaço de formação para o diálogo. – Belmonte, M. M.; Souza Junior, O. M.; Martins, M. Z.
PROGRAMAÇÃO DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE
MC-29: METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIANTES E JOVENS PESQUISADORES
Ministrante: EDSON MARCELO HUNGARO (UnB)
Ementa: Reflexão sobre o método como caminho para o conhecimento; Apresentará brevemente a filosofia moderna e seus principais pensadores; Análisará o debate sobre a pós-modernidade e suas implicações para a produção do conhecimento científico no campo da Educação Física; Reflexão sobre a atualidade da pesquisa em Educação Física.
Data: 14 a 17/07/2015
Horário: 08h00 às 10h00
Público-alvo: Estudantes de Graduação
Valor: R$ 20,00
Local: AT 10 – Sala 229
Conteúdo das aulas:
1ª Aula: O método na ciência moderna; diferenças entre método e metodologia (técnica de pesquisa); o que é o conhecimento
Ministrado por: Edson Marcelo Húngaro
2ª Aula: Racionalismo e empiricismo como métodos estruturantes da ciência moderna; o método em Descartes e em Hume
Ministrado por: Edson Marcelo Húngaro
3ª Aula: Crítica à razão; o método em Kant; crítica de Hegel a Kant; o método em Marx e a formação de uma teoria do social
Ministrado por: Edson Marcelo Húngaro
4ª Aula: Os limites da modernidade e a crítica pós-moderna; a condição pós-moderna e o impacto na pesquisa em Educação Física; perspectivas para a pesquisa em Educação Física
Ministrado por: Edson Marcelo Húngaro

Nenhum comentário: