- Categoria: Notícias do Campus
- Criado em 30 Abril 2015
De acordo com Maria da Silva Peixoto, que está a frente da AEAD/UEMS, a implantação da Educação a Distância da Universidade colhe, hoje, resultados que começaram a ser plantados anos atrás. “As primeiras tentativas de efetivar o sistema EaD na oferta de cursos da UEMS são de 1999. A falta de investimentos nesse período, por parte de programas federais, impediam essas negociações”, recorda. Em 2008, a Universidade vivenciou sua primeira experiência com a EaD ofertando cursos de aperfeiçoamento para professores atuantes na Educação Básica. Foram oferecidos cursos com os temas Educação para Diversidade e Cidadania, e Educação Integral e Integrada.
“A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) elaborou dois projetos que foram aprovados à época. Essa foi a experiência pioneira entre UEMS e UAB no âmbito da EaD”, informa Maria. Esse acontecimento, segundo ela, norteou a necessidade de criação de um setor específico para este fim dentro da Universidade. Assim, surgiu a Assessoria em Educação a Distância fazendo com que a expansão da modalidade de ensino progredisse em âmbito institucional.
Atualmente, a parceria entre UEMS-UAB e Prefeituras contempla diferentes municípios do Estado com polos de ensino já implantados e outros, em implantação, que serão efetivados até meados de 2016, com a visita de avaliadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
As primeiras cidades contempladas com polos de cursos superiores da UEMS foram Água Clara, Camapuã e Miranda, que ofertaram os cursos de Bacharelado em Administração Pública e de Especialização em Gestão Pública Municipal. A Pós já formou aproximadamente 120 alunos e o Bacharelado possui 154 matriculados no seu quarto ano. “Esses alunos irão se formar em novembro deste ano e muitos reforçam o discurso emocionado de que se não fosse por essa oportunidade, nunca ingressariam no Ensino Superior”, ressalta a responsável pela Assessoria EaD.
Em 2015, a UEMS ampliou sua atuação no interior do Estado implantando cursos em Bela Vista, Bataguassu e São Gabriel do Oeste. E para 2016, já está aprovada a implantação de cursos em Japorã. Além deste, tramita na Capes a implantação de polos em Coronel Sapucaia, Paranhos, Dois Irmãos do Buriti e Aparecida do Taboado – que dependem de aprovação do órgão, que realizará visita de avaliação in loco para verificação das instalações a serem utilizadas. De acordo, com a responsável pela EaD, Maria Peixoto, este processo está bem avançado e tudo indica que não haverá problemas para a implantação nesses novos polos de cursos a distância da UEMS.
Há interesse da gestão atual em institucionalizar a EaD na UEMS, fortalecendo a interiorização da Educação Superior no Estado, além das cidades que possuem unidades universitárias. Assim, a instituição colabora com os municípios. “A parceria se efetiva da seguinte maneira: os municípios se organizam e montam os polos, com a infraestrutura básica. A Capes entra com os recursos, financiando a execução dos cursos e a UEMS fornece a logística e recursos humanos necessários, professores e tutores”, explica.
Os cursos ofertados atualmente pela EaD-UEMS são: um bacharelado em Administração Pública; 3 Especializações: Gestão Pública, Gestão em Saúde, e Educação Especial, totalizando 1.029 alunos matriculados. Com a aprovação dos novos polos, esse número será ampliado com 850 novas vagas e com mais dois cursos: Licenciatura em Pedagogia e em Ciências Sociais.
Além dos cursos a distância, a AEAD-UEMS, atende aos cursos presenciais que preveem em seus projetos pedagógicos disciplinas com carga horária a distância. Dados de março indicam que mais de 800 alunos dos cursos presenciais utilizam a plataforma EaD para realizarem seus estudos nessas disciplinas com carga horária online.
Os gestores municipais que tiverem interesse na implantação de cursos EaD podem contatar a Universidade para verificar a possibilidade de implantação de novos cursos e polos no interior do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário