ISBN 978-85-7854-329-7
Autor: Emilio Figueira
Formato: 14x21cm
172 páginas
Resumo:
Inclusão de pessoas com deficiência é um tema que ganhou toda a sociedade brasileira e chegou às faculdades de Psicologia. Só que pouco se tem escrito e publicado sobre a atuação de psicólogos dentro desse novo modelo social que busca a construção de uma sociedade igualitária para todos.
Partindo de uma visão história (teoria) e chegando a um diálogo contemporâneo, esta obra preenche uma lacuna de falta de informações específicas. É dirigida a graduando e profissionais da Psicologia, trazendo subsídios de atuações psicológicas para alunos com necessidades educacionais especiais em fase de inclusão escolar, pessoas com deficiência que ingressam ou já estão no mercado de trabalho formal e na vida como um todo.
Foca ainda a importância de se despertar na própria pessoa com deficiência a sua consciência política para que ela seja o seu próprio agente de inclusão!
Mais que um livro-texto, esta é uma obra que fala de possibilidades!
Currículo do autor:
Emilio Figueira
Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e nos movimentos, mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes e no jornalismo, há uma vasta produção científica. É psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor, é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje, com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.
Sumário:
Apresentação ............................................................... 11
IMAGEM E CONCEITO SOCIAL
DA DEFICIÊNCIA: UMA CONSTRUÇÃO
HISTÓRICA.................................................................... 15
Uma imagem historicamente construida................ 17
Valores culturais e deficiência................................ 20
Da segregação aos estereótipos............................. 22
Considerações sobre um corpo com
deficiência............................................................. 26
Sensações estranhas............................................. 31
As deficiências intelectuais..................................... 33
Sagração versus integração:
duas teses distintas............................................... 36
Rotulação social e profissional................................ 39
Super-homens: a versão........................................ 42
As instituições e a máquina capitalista.................... 45
Repessando a reabilitacão...................................... 48
As instituições negativas........................................ 52
“Vendendo a deficiência”...................................... 55
A pessoa com deficiência lapidando
a sua própria imagem............................................. 59
O PENSAMENTO E ESCRITOS
DE VYGOTSKY, O TEÓRICO
DA INCLUSÃO............................................................... 63
A questão da terminologia..................................... 64
Vygotsky e seus primeiros passos
na Defectologia..................................................... 65
Primeira fase: uma educação social........................ 68
Segunda fase: uma rápida aproximação
a Adler.................................................................. 71
Terceira fase: a abordagem
socio-histórica....................................................... 73
Atenção às habilidades e aos efeitos
positivos da deficiência.......................................... 77
As bases psicológicas para
inclusão escolar..................................................... 80
A INCLUSÃO ESCOLAR E SUAS
POSSIBILIDADES............................................................ 87
O psicólogo e o desafio de incluir............................ 91
A questão do bullying............................................ 97
O trabalho com a equipe escolar............................ 98
TRANSTORNOS GLOBAIS DO
DESENVOLVIMENTO (TGD) E ALTAS
HABILIDADES............................................................... 103
Como lidar com o TGD na escola........................... 105
Zonas de Desenvolvimento Proximal
– ZDP................................................................... 110
Alunos com altas habilidades................................ 113
Reflexos na vida social do aluno............................ 121
Psicopedagogia e Psicologia Escolar...................... 126
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
E INCLUSÃO NO MERCADO
DE TRABALHO.............................................................. 129
Deficiência e formação profissional....................... 135
A CIF como uma nova visão das pessoas
com deficiência.................................................... 139
Emprego apoiado nas deficiências severas............ 147
Habilitação e reabilitação...................................... 152
INCLUSÃO, PSICOLOGIA SOCIAL
E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA
EMANCIPADA E PARTICIPAÇÃO
POLÍTICA DA PESSOA
COM DEFICIÊNCIA....................................................... 155
Redespertando consciências
de participação política das
pessoas com deficiência....................................... 159
REFERÊNCIAS 167
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