quarta-feira, 13 de maio de 2015

Inscrição para Bolsa-Atleta 2015 tem início nesta terça (12)


Benefício

Atletas devem se inscrever exclusivamente pelo site do Ministério do Esporte até o dia 31 de maio
por Portal BrasilPublicado12/05/2015 19h23Última modificação12/05/2015 19h23
Divulgação/Governo de SPAtletas devem se inscrever exclusivamente no site do Ministério do Esporte até dia 31 de maio de 2015
Atletas devem se inscrever exclusivamente no site do Ministério do Esporte até dia 31 de maio de 2015
As inscrições para seleção do programa Bolsa Atleta começaram nesta terça-feira (12). O edital que abre as inscrições foi publicado nessa segunda-feira (11), pelo Ministério do Esporte, no Diário Oficial da União (DOU).
A seleção têm como base os resultados esportivos de 2014 nas modalidades que compõem o programa dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos. A inscrição deverá ser feita exclusivamente no site do Ministério do Esporteaté o dia 31 de maio de 2015.
Maior programa esportivo do mundo de patrocínio individual, a ação é uma das iniciativas do Ministério do Esporte, que têm contribuído para a formação de atletas de alto rendimento que representem o País em competições de nível nacional e internacional.
As competições qualificatórias à bolsa são indicadas pelas confederações das modalidades ou pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), no caso dos esportes paraolímpicos. Os atletas classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada competição ficam aptos a pleitear a bolsa, que varia de R$ 370 a R$ 3.100. Os atletas contemplados na categoria de bolsa Estudantil são selecionados nos Jogos Escolares e nos Jogos Universitários Brasileiros.
Saiba mais sobre o programa
O governo brasileiro mantém, desde 2005, o maior programa de patrocínio individual de atletas no mundo. O público beneficiário é de atletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. O programa garante condições mínimas para que se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas.
Desde 2012, com a Lei 12.395/11, é permitido que o candidato tenha outros patrocínios, o que permite que atletas consagrados possam ter a bolsa e, assim, contar com mais uma fonte de recurso para suas atividades.
Atualmente, são cinco as categorias de bolsa oferecidas pelo Ministério do Esporte: Atleta de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpico/Paraolímpico. Para os atletas com reais chances de medalhas nos Jogos Rio 2016, o suporte financeiro é garantido pela categoria Atleta Pódio, para as modalidades individuais (Lei 12.395/11).
Os beneficiados pelo Bolsa-Atleta recebem a ajuda durante um ano. O dinheiro é depositado em conta específica do atleta na Caixa Econômica Federal. A prioridade é para atletas de esportes que compõem os programas dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos. Em seguida, o benefício se destina a atletas de modalidades chamadas não-olímpicas (que compõem o programa dos Jogos Pan-americanos e outras que não fazem parte dessas competições).
O programa federal inspirou alguns estados e municípios a instituir projetos semelhantes, o que foi um ganho para o esporte brasileiro. O programa passa por avaliação contínua e aperfeiçoamento constante visando a atender satisfatoriamente aos interessados e aos objetivos do esporte de alta performance no País.
Fonte:

Nenhum comentário: