domingo, 16 de agosto de 2015

Oscar Pistorius pode deixar a prisão já nesta semana, após 10 meses atrás das grades

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=786380


O atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius, condenado a prisão pela morte da sua namorada Reeva Steenkamp, de 29 anos, estará prestes a deixar a penitenciária para ser colocado em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, segundo o jornal The Independent.

Pistorius será 'libertado' na próxima sexta-feira (21 de agosto), caso o tribunal dê provimento a um apelo, com base no bom comportamento do recluso, para que seja colocado em prisão domiciliária.
É que, de acordo com a condenação lida no ano passado (por crime de homicídio involuntário), um julgamento que durou sete meses, a sentença imposta (cinco anos de prisão) supunha o cumprimento da pena por um mínimo de um sexto, ou seja 10 meses. Este tempo de reclusão venceu e Pistorius tem tido «um comportamento muito bom», abonou Zach Modise, comissário sul-africano dos serviços prisionais, citado pelo jornal.

No entanto, a sua eventual estadia em casa poderá ser curta por causa de um recurso apresentado em novembro de 2014, pela procuradoria sul-africana, junto do Supremo Tribual da África do Sul, requerendo a reapreciação da condenação e da pena aplicada, para que Pistorius seja condenado por homícídio premeditado. Se a decisão do coletivo de juizes do Supremo (esperada para Novembro) der razão aos procuradores, o atleta terá de cumprir um total de 15 anos de prisão e, assim, voltar a ser encarcerado.

Oscar Pistorius, de 28 anos, vencedor de quatro medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos, tornou-se, em 2012, no primeiro corredor com as duas pernas amputadas a disputar uns Jogos Olímpicos (em Londres), tendo conseguido chegar às meias-finais da prova de 400 metros.

Em março passado, um jornal sul-africano publicou um vídeo em que Pistorius aparece a jogar à bola com um colega da prisão, um antigo e famoso fugitivo checo, Radovan Krejcir.

Reveja  aqui o registo:

Nenhum comentário: