quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Alongamento e exercícios práticos para fazer em casa!

Posted: 19 Aug 2015 01:33 PM PDT
http://static.tuasaude.com/img/posts/2014/06/a4f4cfbbd30cd87b10521634f3573354.jpeg


Alongamento e exercícios práticos para fazer em casa!


 
Posted: 19 Aug 2015 09:41 AM PDT
http://data.whicdn.com/images/18600309/tumblr_ltzuvvflby1r3ki6xo1_500_large.jpg

Uma das discussões que mais traz bla bla bla no mundo esportivo e de prevenção de lesões é a importância e a forma de se fazer alongamento em clientes/pacientes/atletas.

O alongamento é um exercício de flexibilidade de tecido, principalmente muscular, e deve ser feito sem causar dor (apenas a sensação de alongamento, e isso não é DOR) e sustentado por longos períodos, pelo menos 1 minuto.
Esse tempo prolongando é necessário para relaxar os receptores neuromusculares e assim conseguir ganhar maiores amplitudes de movimento. Quando realizamos o alongamento muscular, os fusos musculares ficam estirados, diminuindo a propriocepção, aumentando o risco de lesões como entorses, e por este motivo recomendo somente o aquecimento antes da prática esportiva.
Porém, o que ocorre é a banalização do alongamento. Nem sempre o objetivo do atleta necessita esse ganho de flexibilidade. E o alongamento serve para esse ganho de flexibilidade. E instrumento. É por isso que é importante avaliar para determinar quais os grupos musculares estão encurtados. Após determinar quais os grupos musculares estão encurtados realiza-se testes de força muscular para entender se existe um desequilíbrio (contração inadequada e fraqueza muscular) de algum outro grupo muscular, com esses dados em mãos é mais seguro realizar e prescrever os exercícios de alongamento. Cada atleta tem uma aptidão física, um objetivo, sendo assim cada pessoa vai ter uma particularidade e um grupo muscular mais encurtado que o outro. 
Se o alongamento não é um costume no treino, se não há um treinamento para aumentar a flexibilidade de alguma estrutura encurtada, não há porque fazê-lo, por exemplo, antes de uma atividade desportiva. Se lembra que eu escrevi lá em cima que tempo prolongado do alongamento vai relaxar receptores? Então... Ao praticar uma atividade física músculos  alongados nesses casos  aumentam o risco de ter alguma lesão. 
 A grande verdade é que o alongamento feito de forma desnecessária pode trazer mais lesões do que prevenção à prática de atividade física. E osprofissionais tem que estar atentos a isso, principalmente para determinar que o preparo para atletas /alunos passa longe do alongamento e perto do aquecimento ativo
Até a próxima!

Nenhum comentário: