terça-feira, 4 de agosto de 2015

Corredores on Line: Corredor e o joelho em X

Corredores on Line: Corredor e o joelho em X



mais atletismo :

Newsletter da Educação Física


Posted: 03 Aug 2015 02:47 PM PDT
http://o2porminuto.ativo.com/wp-content/uploads/sites/2/2015/06/joelho.jpg

Ter joelhos tortos aumenta bastante o risco de lesões, especialmente entre praticantes de exercícios.
Existe um tipo de desvio mais comum em mulheres, o geno valgo, popularmente chamado de joelho em X. Ele também acomete homens, mas é duas vezes mais frequente nelas.  As mulheres, por terem a bacia larga, acabam mais expostas a essas diferenças. Além disso, existem outros fatores que contribuem para agravar o quadro. Um deles é a progesterona, um hormônio feminino. Ele age como relaxante muscular e, por isso, torna o músculo menos eficiente na absorção de impacto. Resultado: sobra para os joelhos.
Quando a mulher corre, uma carga equivalente a quase duas vezes seu peso é concentrada nos joelhos. 
A sobrecarga na região lateral do joelho pode afetar um osso chamado patela e agravar seu alinhamento. Isso prejudica a cartilagem local. Ao lesionar a cartilagem, a pessoa sente dores constantes e que podem aumentar com movimentos ou exercícios.
Quando a mulher tem joelhos em X, ela precisa fazer exercícios com muito cuidado para não prejudicar ainda mais sua situação. Ela deve evitar agachamento e esportes que dobrem os joelhos em mais de 45 grausa.
É possível correr, mas não se pode exagerar na intensidade nem no tempo de exercício. Uma dica é trocar a corrida, caso seja feita em academia, por transport, pois o exercício gera menos impacto.
O fortalecimento muscular com pesos também é importante para que a musculatura passe a absorver mais o impacto ao andar e ao praticar esportes. Se a situação piorar, com o surgimento de doenças associadas, pode ser preciso uma intervenção cirúrgica para corrigir o problema.
Portanto, é essencial que se trabalhe a musculatura por dois motivos: quem possui joelho valgo tem maior probabilidade de ter alteração na cartilagem da rótula, quer seja uma condromalácia, que é o amolecimento da cartilagem articular da patela, ou um mau alinhamento de rótula.
 
Posted: 03 Aug 2015 02:31 PM PDT
Não é segredo para ninguém que a creatina é um dos compostos mais utilizados nos treinamentos de força e também pelas mais diferentes modalidades.  Ela é  um dos suplementos nutricionais mais eficientes para manter ou aumentar os níveis de ATP intramuscular, embasado no possível efeito de elevar o depósito de fosfocreatina no músculo, aumentando o rendimento durante o exercício
A creatina é um composto de aminoácidos produzidos por nosso próprio corpo (origem endógena) - existe um aparato enzimático capaz de sintetizar a creatina a partir de unidade de aminoácidos: glicina, L-arginina e metionina - e que também é consumido pela alimentação e/ou suplementação (origem exógena) - peixe, carne e outros produtos animais são boas fontes de creatina, enquanto que somente insignificante quantidade pode ser obtida em alguns vegetais  Este composto participa de inúmeros processos no corpo, entre eles o aumento da massa muscular, o aumento da síntese protéica e um de seus principais: no aumento da velocidade de síntese de ATP, principalmente durante movimentos explosivos da musculatura esquelética. Em que isso nos convém?
Simplesmente, o ATP é uma espécie de "moeda energética" fornecida a diversos tecidos os quais dependem dessa energia para desempenhar alguma (s) de sua (s) função (ões). Desta forma, principalmente durante a atividade física, a musculatura esquelética recruta muitas moléculas de ATP e, quando essas se esgotam ou chegam em quantidades limitantes, a musculatura perde sua "eficiência" e entra em exaustão. Desta forma, percebeu-se que com a suplementação de creatina os níveis elevados desse composto no músculo, poderiam auxiliar ainda mais o aumento da performance pela maior "demora" à exaustão do que quando em níveis normais.
A creatina ainda é responsável, ou pode ser uma das responsáveis, pela drenagem de líquido para as células. Isso é fundamental não tão somente para que o tamanho celular aumente, mas também, possibilita que processos químicos e transportes de inúmeras substâncias aconteçam com mais efetividade, aumentando assim as funções daquela célula e consequentemente do músculo como um todo.
Um dos benefícios mais conhecidos da suplementação com creatina é a explosão de força. A substância consegue aumentar o desempenho do esportista em atividades que exigem muito esforço em intervalos pequenos.
Talvez daqui há um tempo a creatina possa se tornar um suplemento com aplicações diversas, não apenas para atletas. Essa substância poderá suprir o que perdemos com as mudanças na maneira como nos alimentamos.
 
Posted: 03 Aug 2015 02:20 PM PDT

http://30tododia.boadiversao.com.br/wp-content/uploads/2014/03/20121107-104559-1090261207_580_x_330.jpg
Uma das formas que você tem de melhorar a velocidade na corrida é treinar tiros. A distância, a intensidade e a repetição dos tiros variam muito com o objetivo e a fase do treinamento.
As características desses treinos são revezamento de estímulos de alta intensidade com baixa duração (tiros) e períodos de recuperação (trote, caminhada ou descanso).

Para o treino de tiro ser bem-sucedido é importante que o atleta faça todos os trechos em tempos muito próximos. Tome cuidado para não forçar demais nos primeiros tiros e não ter energia para a parte final. É importante saber cadenciar o ritmo e sempre ter energia para concluir a corrida.

Confira algumas dicas dessa página aos novos adeptos desse tipo de prática:
– Realize esse tipo de treino apenas uma vez por semana. Por sua alta intensidade, os tiros provocam grande desgaste articular e muscular e exigem um tempo maior de recuperação.
– Procure locais seguros. O ideal é que os tiros sejam realizados em pistas de atletismo. Evite terrenos irregulares.
– Sempre faça um aquecimento antes dos tiros, com corrida leve.
– Equilibre a intensidade de todos os tiros.
– Respeite o tempo de recuperação entre os estímulos.
– Nunca pare abruptamente, para evitar lesões.
– Não exagere no volume de uma única sessão.
– Procure um profissional da área para orientá-lo.

Nenhum comentário: