terça-feira, 17 de julho de 2012

O nadador Daniel Dias (integrante do Time São Paulo Paralímpico*), campeão paralímpico e recordista mundial em piscina curta e longa, será o porta-bandeira do Brasil na abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres.

Comitê Paralímpico Brasileiro



A cerimônia do maior evento paradesportivo do planeta ocorrerá no dia 29 de agosto, no Estádio Olímpico.
Nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, em 2011, Daniel conquistou 11 ouros, tornando-se o maior medalhista em uma única edição do evento. No Parapan do Rio, em 2007, Daniel havia conquistado oito ouros. Em Paralimpíadas, o brasileiro também brilhou. Em sua estreia, nos Jogos de Pequim, Daniel ganhou quatro ouros, quatro pratas e um bronze. Eleito melhor do mundo em 2009, quando recebeu o Prêmio Laureus, o “Oscar do Esporte”, Daniel bateu cinco recordes mundiais no último mundial da modalidade, na Holanda.
“Recebi o convite do presidente do CPB, Andrew Parsons, neste fim de semana, e realmente fiquei muito feliz. Foi uma surpresa maravilhosa. Confesso que a ficha ainda não caiu, mas estou extremamente honrado em poder representar todo o povo brasileiro, meus 181 amigos e companheiros de Paralimpíada, e, em especial, toda a comunidade de pessoas com deficiência do Brasil. Só posso dizer que é com grande prazer que vou carregar essa bandeira”, falou, emocionado, Daniel.
“Seus recordes mundiais e suas inúmeras vitórias, como a honra de ser um dos quatro brasileiros que já conquistaram o Laureus, credenciam o Daniel Dias como o atleta que irá carregar a bandeira brasileira durante a abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres. Ele sintetiza bem os quatro valores do Movimento Paralímpico Internacional: coragem, determinação, inspiração e igualdade. Tenho certeza de que todos os atletas se sentirão honrados em tê-lo como representante”, comentou o presidente do CPB, Andrew Parsons.
Daniel buscará seis ouros em suas provas individuais, além do pódio nas outras duas provas que nadará, nos Jogos de Londres. “Vou nadar ainda mais motivado em poder retribuir tanto carinho e torcida. Quero ajudar o Brasil a trazer para casa muitas medalhas”, finalizou Daniel.
Nascido em Campinas, Daniel Dias tem 24 anos. Atualmente, mora em Bragança Paulista, São Paulo.
Time São Paulo Paralímpico*
O Time São Paulo Paralímpico foi criado a partir da assinatura de um convênio entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A missão do Time São Paulo é controlar e avaliar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas paralímpicos de alto nível, vinculados ao Estado de São Paulo, e que apresentem potencial de bom desempenho nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 e Jogos Paralímpicos Rio 2016.
O CPB e o Governo do Estado de São Paulo somam esforços no sentido de reunir conhecimento técnico, experiência, organização e recursos financeiros, com o objetivo de elaborar e gerenciar ações planejadas que irão compor diretamente a estruturação do treinamento esportivo de alto rendimento para estes atletas, assim como realizar indiretamente ações que proporcionem o desenvolvimento de modalidades paralímpicas em todo o estado.
Esta viabilização de apoio do Poder Público ao Esporte Paralímpico de alto rendimento, além de proporcionar uma representatividade esportiva internacional de qualidade para o esporte estadual, incentivará ainda a prática esportiva social e a promoção da saúde em considerável parcela da população com deficiência do Estado de São Paulo.
Comunicação CPB (imprensa@cpb.org.br)
Janaína Lazzaretti
Ananda Rope
Estagiário: Jorge Macedo

Nenhum comentário: