domingo, 29 de julho de 2012

Ex-BBB Fernando Fernandes sonha participar de uma Olimpíada: 'É viável'

O atleta ficou paraplégico em 2009, após um acidente de carro. Cheio de esperança, ele acredita em seu potencial para disputar os Jogos Olímpicos.

Patrícia Teixeira

do EGO, no Rio







1 comentário



Fernando Fernandes: campeão mundial de paracanoagem (Foto: Jonathan Higino / Divulgação)

As Olimpíadas de Londres começaram oficialmente na sexta-feira, 27, e o coração de muitos atletas está a mil. O ex-BBB Fernando, que ficou paraplégico em 2009, após um acidente de carro, ainda não vai poder participar das Paraolimpíadas este ano, mas seus sonhos vão muito além: Ele pretende, um dia, participar de uma Olimpíada.

Em entrevista ao EGO, o atleta de paracanoagem conta que não pôde participar das Paraolimpíadas de 2012 porque o esporte só ganhou o status de modalidade paraolímpica este ano e, por conta disso, atletas só poderão competir a partir de 2016. "Existe uma série de exigências para que a modalidade se torne paraolímpica, entre elas: ter participantes dos cinco continentes e ter mais de 34 competidores. Agora que vai começar a massificação do esporte, assim como o paratriatlon. Foi muito bom que puderam enxergar a paracanoagem como um esporte que pode crescer e ter mais visibilidade", comemora.

A canoagem me devolveu duas sensações que eu tinha perdido: capacidade e liberdade"

Fernando

Aos 31 anos, Fernando, que ganhava a vida como modelo antes da fama, teve de se adaptar à nova realidade após o acidente. Ele conta que começou a praticar o esporte seis meses após a lesão. "Era modelo e atleta de futebol e boxe. Após o acidente, vi que não fazia mais parte da regra estética imposta aos modelos. Foi quando comecei na canoagem como uma forma de reabilitação. Tive o primeiro contato ainda no Hospital Sarah e logo comecei na canoagem de forma amadora. A canoagem me devolveu duas sensações que eu tinha perdido: sensação de capacidade, de ver o quanto eu ainda podia fazer em uma cadeira de rodas; e a sensação de liberdade. Me sentia muito preso. A partir de então a canoagem se tornou minha ferramenta de comunicação com o mundo", relembra ele.

Fernando lembra que investiu todo dinheiro que tinha guardado para tentar se tornar um campeão. "No início, a reserva de dinheiro que eu tinha para gastar com a minha vida pessoal foi toda investida no esporte. Foi loucura, uma aposta, mas investi. Hoje em dia, graças a Deus, estou tendo retorno dos patrocinadores. Não sabia o que aconteceria na minha vida, mas acreditei que pudesse chegar onde estou, assim como muitas pessoas acham que posso competir com pessoas sem lesão. O primeiro passo é acreditar", diz ele, cheio de esperança.

Rumo às paraolimpíadas de 2016

Atualmente, Fernando acumula os títulos de tricampeão mundial, tetracampeão brasileiro e tricampeão sulamericano. Mas o atleta ainda está de olho nas paraolimpíadas de 2016 e também sonha participar de uma Olimpíada. "Entrei na modalidade há dois anos e meio. Tenho certeza que estarei bem fisicamente para participar das próximas paraolimpíadas. Daqui a quatro anos, vou estar voando. Ainda tenho muito a aprender e quem sabe um dia eu possa disputar junto com atletas que não têm nenhum tipo de lesão. Isto é viavél. O Oscar Pistorius (atleta sul-africano), por exemplo, é o primeiro biamputado a participar de uma Olimpíada. Ele foi convocado para fazer parte da equipe de revezamento 4x400 metros da África do Sul e vai participar dos Jogos de Londres. Se a gente trabalhar nossa eficiência e valorizar isso, a gente deixa as dificuldades de lado. A sociedade impõe barreiras, paradigmas. Se acreditarmos que essas barreiras podem ser quebradas e trabalharmos para isso, nós conseguimos. Acredito muito na minha eficiência. Muito", vibra o atleta.

Fernando Fernandes (Foto: Jonathan Higino / Divulgação)

Fernando Fernandes posa para o EGO

(Foto: Jonathan Higino / Divulgação)

Para competir de igual para igual, Fernando fará um treinamento específico de potência para suprir a falta das pernas. "Tenho deficiência de musculatura na perna. Em breve, faremos um estudo científico para podermos trabalhar a força em outros músculos, para suprir a ausência dos músculos das pernas", diz ele, que em dezembro vai participar do campeonato brasileiro olímpico de canoagem lado a lado com atletas que não possuem nenhum tipo de lesão.

Na torcida para que o Brasil traga muitas medalhas, Fernando acha que os atletas brasileiros conseguem superar muitas dificuldades. "Temos problemas relacionados às questões financeiras. O governo está começando a dar apoio agora e isso já é um passo muito importante. Além disso, faltam oportunidades para nossos atletas competirem com adversários bons, que geralmente estão na Europa. A ausência de nossos atletas nessas competições no exterior prejudica muito. Para alcançarem certo nível de excelência, eles teriam que estar mais lá do que aqui", conclui.

Nenhum comentário: