Em seu primeiro dia de trabalho, o novo diretor reuniu os funcionários e pronunciou um discurso maravilhoso. Todos deixaram a reunião entusiasmados e revigorados pela força das palavras daquele líder, que em suas primeiras palavras com a equipe, demonstrou toda sua capacidade de persuasão e mobilização. Um verdadeiro show!
No mesmo dia, o novo diretor decidiu caminhar pela empresa para saber como é que seus colaboradores haviam reagido àquele belo discurso, e eis que ao passar pelo armazém, encontrou um rapaz encostado na parede, olhando para o alto, aparentemente sem nada para fazer.
Rapidamente o diretor aproximou-se do rapaz, e em voz alta, para que todos os que estavam por perto ouvissem, perguntou-lhe:
– Rapaz, quanto é que você ganha por mês?
– Eu? Bem, eu ganho por volta de R$ 1.000, mas por que o Senhor quer saber? O senhor pode me arrumar algo melhor?
– Posso fazer algo muito melhor por você! Aqui estão os seus R$ 1.000. Agora ponha-se daqui pra fora imediatamente! O RH entrará em contato com você para finalizar este tema! – enfatizou o diretor, tirando o dinheiro de seu próprio bolso e entregando-o ao rapaz.
Surpreso, sem dizer uma só palavra, o rapaz foi embora.
O diretor então olhou ao seu redor, e disse aos que presenciaram a cena:
– Como eu lhes disse pela manhã, a partir de hoje seremos uma nova empresa, e não aceitaremos que qualquer um de vocês faça menos do que o “melhor”. Está claro?
Obviamente, calados, todos consentiram com a cabeça.
O diretor então perguntou:
– O que esse rapaz que acabei de mandar embora fazia na empresa?
E um dos funcionários timidamente respondeu:
– Senhor, ele veio entregar o lanche do pessoal que não conseguiu sair para almoçar por causa do volume de trabalho, e estava apenas esperando o pagamento dos lanches e a gorjeta que o pessoal sempre dá.
No mesmo dia, o novo diretor decidiu caminhar pela empresa para saber como é que seus colaboradores haviam reagido àquele belo discurso, e eis que ao passar pelo armazém, encontrou um rapaz encostado na parede, olhando para o alto, aparentemente sem nada para fazer.
Rapidamente o diretor aproximou-se do rapaz, e em voz alta, para que todos os que estavam por perto ouvissem, perguntou-lhe:
– Rapaz, quanto é que você ganha por mês?
– Eu? Bem, eu ganho por volta de R$ 1.000, mas por que o Senhor quer saber? O senhor pode me arrumar algo melhor?
– Posso fazer algo muito melhor por você! Aqui estão os seus R$ 1.000. Agora ponha-se daqui pra fora imediatamente! O RH entrará em contato com você para finalizar este tema! – enfatizou o diretor, tirando o dinheiro de seu próprio bolso e entregando-o ao rapaz.
Surpreso, sem dizer uma só palavra, o rapaz foi embora.
O diretor então olhou ao seu redor, e disse aos que presenciaram a cena:
– Como eu lhes disse pela manhã, a partir de hoje seremos uma nova empresa, e não aceitaremos que qualquer um de vocês faça menos do que o “melhor”. Está claro?
Obviamente, calados, todos consentiram com a cabeça.
O diretor então perguntou:
– O que esse rapaz que acabei de mandar embora fazia na empresa?
E um dos funcionários timidamente respondeu:
– Senhor, ele veio entregar o lanche do pessoal que não conseguiu sair para almoçar por causa do volume de trabalho, e estava apenas esperando o pagamento dos lanches e a gorjeta que o pessoal sempre dá.
Quando pensamos em comunicação na liderança, uma das primeiras coisas que nos vem à mente é a capacidade de expressar suas ideias, persuadir, falar em público, comunicar a visão, fazer belas apresentações, conduzir reuniões, enfim, somos naturalmente levados a pensar em habilidades de oratória. Obviamente, essas habilidades são muito importantes na liderança, contudo, existe uma habilidade ainda mais importante e fundamental, a escuta empática.
Não há como liderar sem escutar as pessoas empaticamente, colocando-se no lugar delas para buscar compreender a sua realidade, já que uma das premissas básicas para se tornar um bom líder é gostar de pessoas e, quanto mais as ouvirmos, mais nos aproximaremos delas e maior será a probabilidade de as entendermos.
No início, escutar empaticamente pode parecer complicado, mas como a maioria das habilidades em liderança, ela depende muito mais do genuíno interesse do líder pelas pessoas, do que de técnicas apuradas. No texto “Escutatória” você encontra várias dicas práticas para melhorar sua escuta empática.
Quando escutamos empaticamente, demonstramos interesse genuíno pelas pessoas, derrubamos as barreiras da comunicação e desobstruímos os caminhos da sinergia e da criatividade, já que elas se sentem respeitadas pelo fato de suas opiniões e sugestões estarem sendo ouvidas e consideradas pelo líder e pela organização e, naturalmente, tendem a estar mais engajadas e motivadas a trabalhar por algo que estão ajudando a construir, por isso, vamos escutar mais!
Não há como liderar sem escutar as pessoas empaticamente, colocando-se no lugar delas para buscar compreender a sua realidade, já que uma das premissas básicas para se tornar um bom líder é gostar de pessoas e, quanto mais as ouvirmos, mais nos aproximaremos delas e maior será a probabilidade de as entendermos.
No início, escutar empaticamente pode parecer complicado, mas como a maioria das habilidades em liderança, ela depende muito mais do genuíno interesse do líder pelas pessoas, do que de técnicas apuradas. No texto “Escutatória” você encontra várias dicas práticas para melhorar sua escuta empática.
Quando escutamos empaticamente, demonstramos interesse genuíno pelas pessoas, derrubamos as barreiras da comunicação e desobstruímos os caminhos da sinergia e da criatividade, já que elas se sentem respeitadas pelo fato de suas opiniões e sugestões estarem sendo ouvidas e consideradas pelo líder e pela organização e, naturalmente, tendem a estar mais engajadas e motivadas a trabalhar por algo que estão ajudando a construir, por isso, vamos escutar mais!
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