sábado, 20 de dezembro de 2014

Mais de 3,5 mil crianças são atendidas por projeto de equoterapia

A terapia com o auxílio de cavalos ajuda crianças com disfunção motora, cognitiva, sensorial e psicológica

Mais de 3,5 mil crianças são atendidas por projeto de equoterapia
 
Neste ano, 3.505 crianças com deficiência foram atendidas pelo Projeto de Equoterapia desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar - MT). O projeto atendeu Cuiabá e mais 10 municípios de Mato Grosso.
A Equoterapia trouxe resultados para Raffael dos Santos Lemes, 10 anos, diagnosticado com Síndrome de Asperger (espécie de autismo). Segundo sua mãe, Eliveth dos Santos Cardoso Lemes, antes do projeto Raffael era introvertido e quase não se comunicava, mas agora ele se mostra mais confiante e já conduz o cavalo sozinho em área aberta.
O tratamento tem auxiliado Raffael de outras maneiras. “Com a equoterapia, ele mudou muito. Antigamente não tinha noção do perigo, subia em escadas até na caixa d’água ou no telhado, e tinha o impulso de sair em direção à rua. Hoje não sobe mais escadas e me espera no portão”, conta Eliveth.
Equoterapia
A terapia com o auxilio de cavalos é indicada para pessoas com disfunção motora, cognitiva, sensorial e psicológica. Não é utilizada como terapia substitutiva, mas sim como um recurso que tem o objetivo de potencializar o processo de reabilitação e habilitação. É uma técnica que torna o tratamento agradável, efetivo e de melhor aceitação por parte das crianças ou adultos com necessidades especiais. A Equoterapia é uma forma alternativa de tratamento que tem o objetivo responder aos anseios e limitações dos demais métodos de tratamento. (com assessoria)

Nenhum comentário: