domingo, 5 de julho de 2015

Profissional carioca criador da Ginástica Natural, conta como foi levar o método para outros países


 

Não é de hoje que aumenta a preferência das pessoas pela prática de alguma atividade física ao ar livre. E foi a partir desta tendência que o profissional de Educação Física Alvaro Romano (CREF 000712-G/RJ) inventou o método Ginástica Natural que hoje está presente em quase 30 países com a proposta de treinos com o peso do próprio corpo.

Sem nenhum equipamento ou aparelho, e com a proposta de integrar corpo e mente, assim funciona a Ginástica Natural conta Alvaro que começou a dar aulas em 1977 em praias, assim que se formou na Universidade Gama Filho:

“A Ginástica Natural teve influências deste conceito de treino com o peso do próprio corpo, de treinamento ao ar livre em contato com a natureza. Eu nunca ministrei aula em sala de musculação, naquela época não existiam estas academias, então a ideia da Ginástica Natural foi desenvolver um método com estas influências”. 

“Muitas pessoas reclamam da remuneração...mas ninguém faz nada diferente, aí complica”


Alvaro, que mora fora do país, idealizou a ginástica em locais abertos como praias, campos e outros espaços que propiciam um maior contato com a natureza ainda nos anos 90, e revolucionou o mercado de fitness no Brasil e em outros países: “Eu moro na cidade de San Diego e aqui foi muito difícil, porém o trabalho só foi aceito devido a sua historia e fundamentação, somente com isso conseguimos credibilidade para hoje estarmos em 27 países”, conta o profissional.

Quanto perguntado por que escolheu a Educação Física, Alvaro é enfático ao dizer que não escolheria outra profissão e ainda comenta sobre a situação do mercado no Brasil, único país onde o exercício profissional é regulamentado em lei.

“O Profissional de Educação Física brasileiro é fantástico, somos os melhores do mundo em criatividade. O mercado está muito bom, pois a procura por atividade física cresce a cada dia, porém muitas pessoas ainda reclamam da remuneração e eu tenho comentado isso nos meus cursos: que ninguém faz diferente, aí complica. É preciso seguir a intuição e principalmente ter disciplina”, e completa: “Antes de ensinar o profissional precisa vivenciar o que está ensinando, estudar e ter muita prática”.

Profissionais capacitados em ginástica natural

Para difundir a prática, vários cursos são ministrados pelo mundo para certificar profissionais de Educação Física em Ginástica Natural.

“Temos um trabalho único diferenciado com uma história, trabalhos com os maiores atletas do mundo (Veja na foto, Alvaro com os irmãos Minotouro e Minotauro) em vários esportes, centenas de participações em eventos, feiras, treinamentos para agentes especiais como FBI, DEA, enfim a cada dia somos cada vez mais procurados em vários países que querem praticar a Ginástica Natural”, encerra o profissional.

Saiba mais sobre a Ginástica Natural.

Nenhum comentário: