sexta-feira, 10 de julho de 2015

ONU premia brasileiros por GPS para cegos

O protótipo inovador foi vencedor do prêmio global da ONU no World Summit Youth Awards (WSYA)

Autor: Claryanna Alves
Criado por um grupo de pernambucanos, o Project Annuit Walk, conhecido como Projeto PAW, desenvolveu um óculos que auxilia pessoas com deficiência visual a se locomover. O óculos possui um dispositivo com raios ultrassônicos em um ângulo de 120° que informa o melhor caminho a se seguir.
Por um sensor ultrassônicos, o óculos vibra ao identificar objetos próximos. Foto: Mariana Fabrício/DP/DA Press.
 
O PAW foi desenvolvido em 2013, com seis pessoas de diferentes áreas, entre elas psicologia, computação e engenharia, o protótipo chegou a ser uma espécie de controle remoto, que logo foi descartada para não ocupar as duas mãos do cego, já que, costumeiramente, utiliza a bengala. Por esse motivo, o óculos se tornou a opção mais viável para ajudar na locomoção.
Funcionando de maneira próxima a um sensor de ré, instalados em automóveis, o óculos vibra quando algum objeto se aproxima. Além disso, uma pulseira pode ser usada para que o sensor vibre em outra parte do corpo, como braço ou pulso.

Foto: Mariana Fabrício/DP/DA Press
De acordo com um dos criadores do projeto, o estudante universitário Marcos Oliveira, foram “muitas pesquisas e percebemos que eles já possuem a bengala, um instrumento importante e que não pode ser substituído. Nesse caso, criamos um óculos que identifica o que está na parte superior através de um feedback tátil", explica.
O protótipo inovador foi vencedor do prêmio global da ONU no World Summit Youth Awards (WSYA), que é voltado para inovadores digitais e sociais, e aconteceu em São Paulo.

Nenhum comentário: