segunda-feira, 22 de junho de 2015

PARABENS ESTÁCIO DE SÁ - FALA DO PRESIDENTE MELZI


 
Parabéns, Estácio!
Pessoal,
Como todo bom Engenheiro (sim, minha primeira formação é em Engenharia Mecânica), tenho uma certa fixação por números, datas, e eventos que ocorrem dentro de uma certa cronologia. Junte-se a isso a minha paixão por Empresas de sucesso (minha segunda formação é Administração de Empresas), e é fácil compreender porque eu acho que 2015, o ano em que completamos 45 anos de vida, é um ano especial para a Estácio.
Nossa linda história começa nos idos de 1970, quando o nosso fundador João Uchoa Cavalcanti Neto, um então Juiz de Direito com uma veia empreendedora difícil de controlar, decide montar uma Faculdade de Direito na avenida Paulo de Frontin. Na realidade, Dr. João, como todos se acostumaram a chama-lo, já há alguns anos havia se envolvido no mundo acadêmico, primeiro como docente em universidades como a PUC/RJ e a Gama Filho, e depois como sócio de um curso de pós-graduação na área do Direito, que começou na sua casa e rapidamente expandiu dando origem ao sonho da Faculdade. Na prática, a Faculdade foi autorizada no final do ano de 1969, mas sua primeira turma foi montada em julho de 1970, momento que para nós marca a Fundação da Estácio.
No livro em que a história do Dr.João é narrada pelo escritor Elias Awad, há uma passagem que me chama a atenção por remontar aos tempos de hoje... um certo “déjà vu”, por assim dizer... Consta que a pessoa responsável pela autorização do primeiro curso da Faculdade, o curso de Direito, era a conhecida Esther de Figueiredo Ferraz, então membro do Conselho Federal de Educação e também formada em Direito. De acordo com a narrativa, houve imensa dificuldade para a aprovação da nova Faculdade porque a Dra. Esther, já nos idos de 1969, era radicalmente contra a abertura de novas faculdades de Direito no país, por “acreditar que as que existiam já eram suficientes”... Bem, podemos questionar muitas coisas nas nossas lideranças do Direito no país, mas se há uma coisa que não lhes falta é consistência! Ok, pessoal do Direito, é brincadeira... eu adoro vocês, é só para não perder a oportunidade mesmo.
Aliás, esse livro tem passagens muito interessantes, como por exemplo a interação do Dr. João com o grande Amador Aguiar (poderoso fundador do Bradesco) e o encontro com o então aluno de Medicina João Carlos Di Gênio (que mais tarde se tornaria, ao lado do próprio Dr. João, o outro grande empreendedor do Ensino Superior no Brasil), além de detalhar a construção da nossa Universidade que foi batizada com o nome do fundador da Cidade do Rio de Janeiro. Ao lê-lo, podemos também conhecer mais a história desse que mudou a história do Ensino Superior brasileiro (e, portanto, de tanta gente que se beneficiou da sua criação): o Empresário, Advogado, Juiz de Direito, Educador, Cineasta, Escritor, e Artista Plástico, o nosso Dr. João Uchoa.
De lá para cá, a Estácio avançou muito, sempre crescendo, inovando, empreendendo, ousando, criando, superando barreiras, e ocupando cada vez mais espaços para se tornar a maior Universidade do Brasil. Nessa trajetória, algumas características se tornaram fundamentais nos processos de expansão da Estácio, e eu gostaria de destacar para vocês as que mais me chamam a atenção:
- Muito provavelmente foi a Estácio a primeira Instituição de Ensino Superior do Brasil a acreditar, apostar, e ir adiante, com a ideia de que pessoas de origem mais humilde poderiam também sonhar com um diploma de Ensino Superior, quebrando assim um paradigma que durante décadas, talvez séculos, imperou no Brasil. Gosto de acreditar que a Estácio é a grande precursora do processo de inclusão social que se dá através da Educação de nível superior no Brasil, e sinto muito orgulho por isso.
- Desde cedo, ficou claro para a Estácio que os nossos alunos precisariam ser bem acolhidos, respeitados, e motivados a atingir os seus objetivos. É comum ouvir de alunos mais antigos, como a nossa querida egressa Dra. Ivone, que a Estácio “acolhia os seus alunos melhor do que ninguém". Creio que por conta disso também a Estácio acabou entendendo a importância do termo que nós atualmente chamamos de “acessibilidade”, e acabou levando campi para diversas regiões da cidade e depois do estado do Rio de Janeiro, sempre pensando em facilitar o acesso daqueles que pretendiam estudar, mas não tinham condições de se deslocarem até o centro do Rio.
- Por fim, gosto muito das inovações que sempre caracterizaram a jornada da Estácio... A criação dos cursos tecnológicos, a implementação de novos turnos em horários alternativos, o surgimento de novos cursos, as parcerias com tantas Instituições, a mistura com a Cultura e as Artes na criação da “UniversidArte”, e por aí afora... Para o Dr. João, não era necessário mais do que uma boa ideia e de alguém capaz de realizá-la para que um novo desafio fosse lançado.
Curioso é que essas características são tão fortes e marcantes, que na minha opinião atravessaram todas essas 4 décadas e meia de crescimento e conquistas... E olhem que não foram poucas:

- Em 1972 já éramos Faculdades Integradas Estácio de Sá.
- Em 1988 nos tornamos Universidade. - Em 1996 iniciamos a expansão pelo estado do Rio de Janeiro, e logo após abrimos a nossa primeira Unidade fora do Estado – em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
- Em 1997 lançamos a graduação tecnológica.
- Em 1998 demos sequência ao processo de expansão pelo Brasil, o qual continuou até meados de 2004.
- Em 2006 nos tornamos uma Sociedade Anônima.
- Em 2007 abrimos o nosso Capital na Bolsa de Valores de São Paulo.
- Em 2008 nos associamos à GP, fundo de investimentos que trouxe uma nova metodologia de gestão para a Estácio.
- Em 2009 lançamos a nossa Operação de EAD (Ensino à Distância).
- Em 2010 lançamos o nosso Modelo Acadêmico, mais uma das grandes inovações na história da Estácio.
- Em 2011 demos início a uma sequência de aquisições, começando pela Faculdade Atual em Roraima.
- Entre 2011 e 2013, com a saída da Família Uchoa e da GP da nossa base de acionistas, nos tornamos uma “Corporação”, com milhares de acionistas do mundo todo.
- Em 2014 fizemos a maior aquisição da nossa história, a UniSEB, em Ribeirão Preto/SP.
- Em 2015 atingimos a espetacular marca de 500.000 alunos de nível superior.
Nossa responsabilidade, daqui em diante, é imensa... Precisamos atender a todos os mais de 500.000 alunos com qualidade, formando-os para uma vida melhor e assim ajudando o nosso país – daí vem, aliás, a nossa MISSÃO de EDUCAR PARA TRANSFORMAR.
Sabemos que, para fazer isso, precisamos cuidar muito bem da nossa GENTE, para que todos estejamos motivados a realizar o nosso trabalho com a devida grandeza. Precisamos também gerar retorno para os nossos milhares de acionistas, pois são eles quem financiam os nossos sonhos e nos permitem assim mudar a vida de tanta gente...
Precisamos ainda criar uma imagem muito boa com a Sociedade Brasileira, que cada vez mais deve entender o valor que uma Instituição como a nossa pode agregar para um país que precisa tão desesperadamente de Educação.
Para isso, decidimos que o ano de 2015, o ano do nosso 45º aniversário, será também o ANO DA NOSSA MARCA, ou o ANO DO DIAMANTE (nossa logo, que faz menção à nossa missão de “lapidar” pedras brutas através da Educação)... O ano em que começaremos a mostrar ao mundo, de modo bem mais intenso, a qualidade do nosso trabalho e o bem que fazemos a tanta gente.
Ao fazermos isso, estaremos também honrando o Dr. João Uchoa, que um dia ousou abrir o seu curso de Direito, indo contra tudo e contra todos, e que assim contribuiu para mudar para melhor a história do nosso país.
E mais, estaremos também preparando a Estácio para uma outra data histórica (olhem só a minha fixação com datas outra vez)... O ano do nosso cinquentenário, o ano da nossa visão, o ano em que teremos a MAIOR e MELHOR marca de EDUCAÇÃO desse país – o ano de 2020.
Parabéns à Estácio, a toda a Família Uchoa, a todos os que aqui trabalharam e trabalham, aos nossos alunos que são a nossa razão de ser, e a todos os que de alguma forma contribuíram e contribuem para que os nossos sonhos virem realidade. Eu tenho ORGULHO DE SER ESTÁCIO, e gostaria bastante de ver dezenas de depoimentos de vocês aqui no Blog do Presidente contando seus “causos”, sua relação com a Estácio, e também demonstrando o seu orgulho de fazer parte da nossa Família!
VAMOS ESTÁCIO!!!!!!!
 
Acesse a Rede da Estácio e comente sobre este post no
Blog do Presidente: http://www.blogdopresidente.estacio.intranet.br/
> LNKS IMPORTANTES
E-mailCódigo de Ética e Conduta EstácioConecta - Rede Social CorporativaEducare - Universidade Corporativa Estácio
Blog do PresidenteAula NacionalEstácio IdeiasIntegração
Intranet DocentesIntranet AdministrativosLeitor EstácioPesquisa Aplicada
Portal de GentePortal de InovaçãoPós-graduação EstácioPronatec
Relações com InvestidoresResponsabilidade SocialSGPSIA do Professor
Soluções CorporativasSustentabilidadeVocê Aprende MaisSIA Administrativo

Nenhum comentário: