terça-feira, 16 de junho de 2015

Mãe de bebê com síndrome de Down responde comentários ofensivos e dá lição


Do UOL, em São Paulo
 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
  • Reprodução/Facebook
    "Aqui está a minha garotinha, Louise. Ela tem quatro meses de idade, duas pernas, dois braços e um cromossomo extra", escreveu
    "Aqui está a minha garotinha, Louise. Ela tem quatro meses de idade, duas pernas, dois braços e um cromossomo extra", escreveu
Louise tem quatro meses e tem síndrome de Down. Desde que a menina nasceu, a sua mãe, a francesa Caroline Boudet, tem recebido uma grande quantidade de comentários ofensivos em sua página no Facebook sobre a condição da filha. Indignada com o fato, Caroline escreveu no dia 8 de junho um desabafo na rede social que viralizou. Até esta quinta-feira (11), a postagem já tinha mais de 24 mil curtidas e ultrapassava 33 mil compartilhamentos.
Nela, a jornalista e mãe de dois filhos listou os comentários inoportunos e, na tentativa de fazer com que as pessoas pensem antes de escrever qualquer bobagem, deu uma "lição de moral" nos engraçadinhos. "Palavras são importantes", disse Caroline.
Ela inicia a postagem apresentando a filha: "Aqui está a minha garotinha, Louise. Ela tem quatro meses de idade, duas pernas, dois braços e um cromossomo extra", escreveu.
Mais abaixo ela adverte: "Não diga para a mãe dela (de Louise) 'Ela é seu bebê, não importa'. Não, ela é meu bebê e ponto final. E mais: 'não importa' é um nome muito feio para um bebê. Eu prefiro chamá-la de Louise".
Camile diz ainda que as pessoas não deveriam dizer que Louise é um "bebê Down". "Ela é um bebê de quatro meses que, por acaso, tem síndrome de Down. Não é o que ela é, é o que ela tem. Você não diria 'ela é um bebê câncer'", completa.
A postagem atraiu a atenção de outros pais que têm filhos com síndrome de Down. "Eu tenho um filho de 30 anos com síndrome de Down. Eu te entendo completamente. Espero que, um dia, as pessoas tenham um melhor entendimento sobre as nossas vidas. Meu filho Jean Robert Boucher é maravilhoso, sociável, terno, cheio de vida e de talento. Nós não o trocaríamos por nada neste mundo", disse Diane Lord ao comentar a postagem.
Caroline afirmou estar muito emocionada com a reação das pessoas à sua postagem e que escreveu tudo aquilo como uma forma de "libertação".
Ampliar

Mitos e verdades sobre a Síndrome de Down20 fotos

12 / 20
O Down é incapaz de andar, comer e se vestir sozinho. MITO: Na grande maioria dos casos, a pessoa com Síndrome de Down faz essas tarefas sozinho. A diferença surge apenas quanto à forma com que essas tarefas são aprendidas e a capacidade de cada indivíduo de compreender as regras estabelecidas pela sociedade -- seja na vestimenta ou no transporte Leia mais Thinkstock/Arte UOL

Veja também

Recomendado para você

Nenhum comentário: