quarta-feira, 24 de junho de 2015

Policial atleta de projeto do CEFD vai competir nos Jogos Paralímpicos de 2016

Policial atleta de projeto do CEFD vai competir nos Jogos Paralímpicos de 2016

Sargento Jonas Licurgo é recordista em lançamento de dardo, disco e arremesso de peso
Um policial militar que transformou a cadeira de rodas em ferramenta de superação e motivo de orgulho. Paraplégico há 14 anos devido a um acidente de carro, o sargento Jonas Licurgo já conquistou uma série de recordes em competições paralímpicas e se prepara para seu mais novo desafio: competir nos Jogos Paralímpicos de 2016, com lançamento de dardo e disco.
Sgt já conquistou uma série de recordes em competições paralímpicas
Sgt já conquistou uma série de recordes em competições paralímpicas
O sargento faz parte do projeto Renascer, Servir e Proteger, do Centro de Educação Física e Desportos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (CEFD) em parceria com a Diretoria de Assistência Social (DAS), com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos policiais militares, assim como civis, bombeiros, filhos/dependentes, além de outras pessoas com algum tipo de deficiência, por meio das atividades paralímpicas.​
“Foi uma satisfação muito grande quando vi meu nome na lista de convocados. Não acreditei e chorei muito. Lembrei de todo o trajeto, os treinos, as viagens que íamos deitados numa van, sentados num colchonete e vi que toda essa luta valeu a pena. Estou muito grato por todos aqueles que sempre me ajudaram e agora vou treinar muito para que seja um bom resultado para todos nós”, contou o atleta, lembrando de todas as lutas que precisou enfrentar para chegar a este resultado.
O projeto começou em novembro de 2009, quando a DAS e o CEFD se uniram à Associação de Apoio às Pessoas Portadoras de Deficiência da Zona Oeste (ADEZO), para iniciarem as ações de sensibilização, cadastramento, capacitação e iniciação desportiva.
Projeto começou em novembro de 2009 e hoje atende 52 atletas
Projeto começou em novembro de 2009 e hoje atende 52 atletas
Atualmente, apesar das limitações de equipamentos, recursos financeiros e humanos, o projeto está acontecendo no CEFD, em Sulacap, com atividades de atletismo, natação, handebol em cadeira de rodas, tênis de mesa, basquetebol em cadeira de rodas e halterofilismo.
“A área paralímpica não é muito valorizada e, porém, é a que mais traz medalhas para o Brasil. Para nós que começamos do nada, achando que a vida estava acabada, é muito gratificante chegar onde chegamos. No entanto, para seguir em frente, precisamos de patrocinadores”, disse o policial medalhista, que de 2011 para cá já conquistou cinco recordes brasileiros, cinco das Américas, cinco Sulamericanos e hoje é segundo lugar do mundo em lançamento de dardo, disco e arremesso de peso.
Jonas perdeu os movimentos das pernas em 2001, depois que o carro que dirigia colidiu em um poste. A recuperação foi difícil, mas hoje a dedicação ao esporte também está entre as histórias que sensibilizam os motoristas durante ações e palestras da Operação Lei Seca.
De acordo com o sargento Paulo Roberto Dias, que é um dos coordenadores do Renascer, Servir e Proteger, ao ingressar nos cursos do projeto o aluno passa por um rodízio de modalidades, com duração de três a quatro meses, até que se encontre em alguma atividade.
Wallace se juntou ao projeto inspirado na história do sgt Jonas
Wallace se juntou ao projeto inspirado na história do sgt Jonas
“O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida destas pessoas. Aqui mostramos que elas podem e devem fazer muitas atividades importantes”, destacou.
Ainda segundo o sargento, o Esporte de Alto Rendimento acaba sendo, para muitos, uma consequência. Hoje, cerca de 52 atletas treinam na unidade.
“O sargento Jonas Licurgo, que é um dos nossos grandes exemplos, já está com a gente há três anos. Assim como ele, temos também o Ricardo Alves e o Wallace Antonio, que mudaram suas vidas com o esporte. Hoje, este trio é recordista”, ressaltou o coordenador.
Entre os dias 3 e 5 de julho, Jonas, Ricardo e Wallace irão participar de uma competição no Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida, mais conhecido como Ginásio do Ibirapuera em São Paulo. As provas do evento servirão para confirmar o índice que os levará para Toronto, no Canadá, onde em agosto serão disputados os Parapan American Games.
O também recordista Wallace Antônio, que chegou a pesar 120 kg antes de começar a praticar o atletismo, afirmou que a importância de projetos como o Renascer, Servir e Proteger está prioritariamente no resgate da dignidade do homem e na reconquista de seus direitos como cidadão.
“Eu conheci o projeto pela internet, e foi pela internet também que conheci a história do Jonas, que me inspirou a começar no atletismo. Hoje sou recordista brasileiro e minha vida só melhorou. Antes do esporte, ficava em casa sedentário. As pessoas precisam conhecer e apoiar estas práticas”, finalizou Wallace.
Os interessados em colaborar ou participar do projeto Renascer, Servir e Proteger, devem procurar a coordenação através do telefone: 2333-6070.
O CEFD fica dentro do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMERJ (CFAP), na Avenida Marechal Fontenelle, 2906, em Sulacap.
Fonte: PMERJ/FamiliaAzul

Nenhum comentário: