segunda-feira, 22 de junho de 2015

Acompanhe a corrida pela classificação para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Site Rio2016.com lista países e atletas classificados em cada um dos 23 esportes do programa Paralímpico

Final dos 5000m nos Jogos Paralímpicos Sydney 2000, com a vitória de Prawat Wahoram, da Tailândia  (Foto: Adam Pretty/ALLSPORT)
Final dos 5000m nos Jogos Paralímpicos Sydney 2000, com a vitória de Prawat Wahoram, da Tailândia (Foto: Adam Pretty/ALLSPORT)
São cerca de 4.350 vagas disponívels para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, distribuídas entre 23 esportes. Se o número parece grande, é ainda muito maior a quantidade de homens e mulheres de todo o mundo que disputam cada uma dessas posições. Ora buscando a classificação nominal, ora representando seus países, os atletas têm uma agenda cheia de eventos esportivos decisivos até agosto de 2016, quando será publicada a lista oficial com todos os participantes dos Jogos Paralímpicos. Por aqui, você acompanha essa corrida.

  • ATLETISMO
    Sem classificados até o momento. Há vagas alocadas por país, representado por até 48 homens e 32 mulheres, e por atleta, selecionado por convite. Nos eventos individuais, cada país pode ter até três atletas. Os dois melhores do Campeonato Mundial de Atletismo 2015 em cada evento conquistam as vagas para seus países no Rio 2016. As etapas seguintes do processo de classificação são: a Copa do Mundo de Maratona 2016, o ranking de qualificação Paralímpica em abril de 2016 e o ranking “AQS”, definido a partir de competições do IPC. Um outro ranking aponta os países do revezamento e mais 20 homens e 10 mulheres disputam os Jogos por convite.
    Saiba mais:
  • BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS
    Feminino:Brasil
    Masculino: Brasil
    O torneio terá 12 seleções masculinas e 10 femininas. As sete melhores equipes masculinas e as cinco melhores femininas do Campeonato Mundial 2014 conquistam a vaga Olímpica para o seu continente. Em 2015 e 2016, as melhores seleções de cada torneio continental (América, Ásia/Oceania, Europa e África) – além das campeãs e conforme o número de vagas conquistadas para a região no Mundial – classificam-se para os Jogos. 
    Saiba mais:
  • BOCHA
    Há vagas alocadas por país, representado por um time ou par em cada categoria, e por atleta (no máximo três por país em cada categoria). As disputas individuais não fazem distinção de gênero e as equipes são mistas, mas, entre as 108 vagas de toda a competição, 28 são obrigatoriamente das mulheres. Como país-sede, o Brasil terá direito a três vagas (um time e dois pares) caso as equipes estejam listadas no ranking mundial em abril de 2016.
    Saiba mais:
    Regras de classificação da bocha (somente em inglês).
  • CANOAGEM
    Sem classificados até o momento. As vagas são alocadas por país, que pode ter um atleta por evento por gênero. No mínimo, três continentes devem ter países em cada evento no Rio 2016. Os seis melhores atletas por evento por gênero no Campeonato Mundial 2015 conquistam a vaga para o seu país nos Jogos, assim como os quatro melhores do Mundial 2016.
    Saiba mais:
  • CICLISMO
    Sem classificados até o momento. As regras são as mesmas para os ciclismos de pista e de estrada. Há vagas alocadas por país, representado por até 14 homens e sete mulheres, e por atleta, selecionado por convite. Cada país pode ter até três atletas nos eventos individuais e uma equipe. O primeiro critério de classificação para os países é figurarem no topo do ranking em dezembro de 2014 e estarem representados no Mundial de Pista 2015 ou 2016; na Copa do Mundo de Estrada 2015 ou no Mundial de Estrada em 2016. O segundo critério é a posição no ranking de nações em março de 2016.
    Saiba mais:
  • ESGRIMA DE CADEIRA DE RODAS
    Feminino: Brasil (atleta a definir)
    Masculino: Brasil (atleta a definir)
    Todas as vagas são alocadas por atleta, com um limite de 12 homens e oito mulheres por país. Nos eventos individuais, cada país tem até dois representantes; nos eventos por equipe, participam até três atletas que também estejam disputando o torneio individual. Classificam-se para os Jogos os vencedores (homens e mulheres em cada arma) do Campeonato Mundial 2015, dos campeonatos continentais (Ásia, América e Europa) e os quatro melhores do ranking mundial em maio de 2016. Para as equipes, são elegíveis somente as 10 (no masculino) e oito (no feminino) primeiras posições do ranking. Os atletas masculino e feminino do país-sede mais bem ranqueados também terão suas vagas nos Jogos asseguradas.
    Saiba mais:
  • FUTEBOL DE 5
    Masculino: Argentina e Brasil
    Oito seleções, apenas masculinas, participam dos Jogos Rio 2016. Classificam-se os vencedores do Campeonato Mundial 2014, dos torneios qualificatórios da América e África e os dois finalistas da Ásia e Europa. Como país-sede e tendo disputado o Mundial (no Japão, onde foi tetracampeão), o Brasil tem sua vaga garantida. 
    Saiba mais:
  • FUTEBOL DE 7
    Masculino: Irã, Ucrânia e Brasil
    Oito seleções, apenas masculinas, participam dos Jogos. Classificam-se os vencedores do Campeonato Europeu 2014, dos Jogos Para-Asiáticos 2014 e dos Jogos Parapan-Americanos 2015. As vice-campeãs destes torneios também se classificam, desde que fiquem entre as oito primeiras no Mundial 2015, cuja campeã também garante vaga no Rio 2016. Como país-sede, o Brasil já está classificado.
    Saiba mais:
  • GOALBALL
    Feminino: Brasil, Rússia, EUA, Turquia, Israel e China
    Masculino: Brasil, Finlândia, EUA, Lituânia, China e Suécia
    Dez seleções masculinas e dez femininas participam dos Jogos Rio 2016. Classificam-se, em cada gênero, os três melhores times do Campeonato Mundial 2014, os campeões dos quatro torneios continentais (América, Ásia/Pacífico, Europa e África) e os dois finalistas do campeonato de qualificação Paralímpica 2015. Como país-sede, o Brasil tem garantidas uma vaga no masculino e outra no feminino.
    Saiba mais:
  • HALTEROFILISMO
    Sem classificados até o momento. As vagas são alocadas por atleta, sendo que cada país pode ter até oito representantes entre os homens e oito entre as mulheres e um atleta de cada gênero por categoria de peso – são dez ao todo. Disputam os Jogos os 80 homens e 60 mulheres com os melhores índices de qualificação Paralímpica em cada categoria de peso, obtidos até fevereiro de 2016, mais vinte atletas convidados de cada gênero.
    Saiba mais: 
  • HIPISMO
    Classificados: Grã-Bretanha, Holanda, Alemanha e Brasil
    São 78 vagas para homens e mulheres, que competem entre si. Há vagas alocadas por país, que pode ter até cinco representantes, e por atleta, selecionado por convite. Na disputa por equipe, cada país pode ter um time, formado por três ou quatro atletas que participam também da disputa individual. Classificam-se os três melhores países dos Jogos Mundiais de Hipismo 2014, com quatro vagas cada; os mais bem posicionados nos rankings mundiais individual e por equipes, com quatro vagas para cada continente; e três atletas convidados. Como país-sede, o Brasil tem quatro vagas garantidas.
    Saiba mais:
    Regras de classificação do hipismo (somente em inglês).
  • JUDÔ
    Feminino: China, Ucrânia, Hungria e Brasil
    Masculino: Argélia, Azerbaijão, México, EUA, Rússia, Uzbequistão e Brasil
    As vagas são alocadas por país, representado por até sete homens e seis mulheres (mas apenas um de cada gênero na disputa por medalha), e por atleta, selecionado por convite. São sete categorias de peso para os homens e seis para as mulheres, e os vencedores no Campeonato Mundial 2014 em cada categoria conquistam uma vaga para seus países no Rio 2016. O segundo critério de classificação é o ranking mundial 2015: os nove primeiros homens e as cinco primeiras mulheres em cada categoria obtêm a vaga para seu país. Como país-sede, o Brasil tem direito a um atleta nas mesmas categorias masculinas e femininas em que esteve representado no Mundial. Também um homem e uma mulher em cada categoria disputarão os Jogos por convite. 
    Saiba mais:
    Regras de classificação do judô (somente em inglês).
  • NATAÇÃO
    Sem classificados até o momento. Há vagas alocadas por país, que pode ter até 34 representantes homens e 28 mulheres, e por atleta, selecionado por convite. Para garantir que todos os eventos sejam realizados no Rio 2016, o IPC pode reservar vagas para atletas de determinadas classes funcionais, especialmente aquelas com maior necessidade de suporte. Cada país pode ter até três atletas por evento e uma equipe no revezamento, cujos quatro atletas precisam competir também individualmente. Os dois melhores nadadores de cada evento no Campeonato Mundial 2015 garantem vaga para seu país no Rio 2016, assim como aqueles que obtiverem o índice de qualificação Paralímpica até janeiro de 2016. Mais cinco homens e cinco mulheres participam dos Jogos por convite.
    Saiba mais: 
  • REMO
    Feminino: Brasil
    Masculino: Brasil
    As vagas são alocadas por país, que pode ter até um barco por evento, e por atleta, selecionado por convite. Classificam-se para os Jogos os oito melhores países em cada classe do Campeonato Mundial 2015 e os dois melhores em cada classe da Regata de Qualificação Paralímpica 2016, além de seis homens e seis mulheres por convite. Como país-sede, o Brasil tem direito a, pelo menos, um barco e atletas dos dois gêneros, na classe onde estiver mais bem ranqueado.
    Saiba mais:
    Regras de classificação do remo (somente em inglês).
  • RUGBY EM CADEIRA DE RODAS
    Classificado: Austrália
    O torneio tem oito seleções, que podem ser formadas por homens e mulheres. Classificam-se os vencedores do Mundial 2014, do Parapan Toronto 2015, do Campeonato Asiático e as duas melhores seleções do Europeu. Há ainda duas vagas destinadas às melhores equipes do torneio de qualificação Paralímpica e uma para o país-sede, desde que este figure no ranking mundial em maio de 2016.
    Saiba mais:
  • TÊNIS DE MESA
    Sem classificados até o momento. As vagas são alocadas por atleta. Cada país pode ter até três representates em cada evento individual e um time em cada evento por equipe, composto por dois ou três mesatenistas que participam também do torneio individual. O processo classificatório é composto pelos campeonatos continentais de 2015 e uma lista de pontuação a ser definida em dezembro de 2015, além de 20 homens e 11 mulheres convidados.
    Saiba mais:
  • TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS
    Masculino: Shingo Kunieda (Japão)
    Feminino: Sakhorn Khanthasit (Tailândia)
    As vagas são destinadas aos atletas. Nos torneios simples masculino e feminino, cada país pode ter até quatro atletas de cada gênero; nos torneios de duplas masculino e feminino, são duas vagas por país, por gênero; no torneio individual misto, cada país tem direito a três atletas; e, no torneio de duplas misto, cada país só pode ter uma equipe representante. Classificam-se para o Rio 2016 os vencedores individuais entre homens e mulheres dos Jogos Para-Asiáticos 2014 e dos Jogos Parapan-Americanos 2015; os melhores dos rankings individual e dupla; e tenistas convidados.
    Saiba mais:
  • TIRO ESPORTIVO
    Feminino
    Carabina de ar em pé SH1 10m: Eslováquia, Turquia
    Carabina 3 posições SH1 50m: Coreia do Sul
    Pistola de ar SH1 10m: Hungria, Irã, Macedônia
    Masculino
    Carabina de ar em pé SH1 10m: China, Coreia do Sul, Suécia e Ucrânia
    Carabina 3 posições SH1 50m: França, Coreia do Sul, Suécia, Emirados Árabes
    Pistola de ar SH1 10m: Coreia do Sul, Rússia, Suécia, Turquia
    Misto
    Carabina de ar deitado SH1 10m: Grã-Bretanha, Alemanha, Coreia do Sul, Noruega, Rússia e Emirados Árabes
    Carabina de ar em pé SH2 10m: França, Grécia, Coreia do Sul, Noruega, Eslovênia, Ucrânia e EUA
    Carabina de ar deitado SH2 10m: Austrália, Dinamarca, Finlândia, Grã-Bretanha, Japão, Noruega, Nova Zelândia e Sérvia
    Carabina deitado SH1 50m: Austrália, China, Israel, Noruega, Rússia e Emirados Árabes
    Pistola SH1 25m: Brasil, China, Macedônia Ucrânia e EUA
    Pistola SH1 50m: Coreia do Sul, Mongólia, Polônia, Sérvia e Ucrânia
    As vagas são alocadas por país, que pode ter até 12 representantes, três em cada evento. Valem vaga no Rio 2016 o Campeonato Mundial 2014 e três Copas do Mundo que ocorrerão ao longo de 2015 e 2016. Como país-sede, o Brasil tem direito a duas vagas no masculino e uma no feminino. Três países (dois com uma vaga no masculino e um com uma vaga no feminino) participam dos Jogos por convite.
    Saiba mais:
  • TIRO COM ARCO
    Sem classificados até o momento. Há vagas alocadas por país – representado por até 13 competidores, excluindo-se os líderes do ranking em alguns eventos – e por atleta, selecionado por convite. Cada país pode ter até três representantes em cada evento individual, e as equipes (uma por país) são formadas por homens e mulheres que também disputam individualmente. Os torneios classificatórios são o Campeonato Mundial de 2015, os campeonatos continentais (Ásia, América e Europa) e o torneio de qualificação de 2016. Como país-sede, o Brasil tem direito a um representante em cada evento individual do qual tenha participado no Campeonato Mundial de Tiro com Arco 2015.
    Saiba mais:
  • TRIATLO
    Feminino: Brasil
    Masculino: Brasil
    Há vagas alocadas por país, representado por até dois atletas em cada uma das seis categorias (três para cada gênero), e por atleta, selecionado por convite. Para os países, as vagas são definidas no Campeonato Mundial 2015 e na lista de qualificação que será publicada em junho de 2016. Como país-sede, o Brasil tem direito a uma vaga no feminino e outra no masculino.
    Saiba mais:
    Regras de classificação do triatlo (somente em inglês).
  • VELA
    2.4mR:Alemanha, Grã-Bretanha, França, Austrália, EUA, Noruega, Canadá, Finlândia e Brasil
    SKUD18: Austrália, Grã-Bretanha, Itália, Canadá, EuA e Brasil
    Sonar: França, Canadá, Austrália, Grã-Bretanha, Grécia, Alemanha, Noruega e Brasil
    As vagas são alocadas por país, que pode ser representado por um barco em cada uma das três classes: 2.4mR (individual), SKUD18 (dupla) e Sonar (trio). Homens e mulheres competem juntos, mas, das 69 vagas Paralímpicas, 11 são necessariamente femininas. Classificam-se para os Jogos Rio 2016 os melhores colocados nos campeonatos mundiais de 2014 e 2015. Como país-sede, o Brasil tem uma vaga garantida em cada classe de barco.
    Saiba mais:
    Regras de classificação da vela (somente em inglês).
  • VOLEIBOL SENTADO
    Feminino:Irã, China, EUA e Brasil
    Masculino: Irã, Bósnia e Herzegovina, China e Brasil
    O torneio tem oito seleções por gênero. Classificam-se os dois finalistas no masculino e no feminino do Campeonato Mundial 2014, os vencedores entre os homens e as mulheres dos torneios da América, Ásia, Europa e África e do Campeonato Intercontinental 2016. Como país-sede, o Brasil tem duas vagas garantidas, uma no masculino e outra no feminino.
    Saiba mais:

Nenhum comentário: