segunda-feira, 8 de junho de 2015

Criança pode aprender a salvar vidas. - A partir dos 8 anos, pequenos já têm capacidade para chamar serviços de emergência e fazer massagem cadíaca

O DIA

Rio - A partir de 8 anos de idade, crianças já podem ajudar a socorrer pessoas em situação de emergência, como numa parada cardiorrespiratória. Caso estejam sozinhas com a vítima, a primeira orientação é identificar o problema e ligar para um serviço de emergência. Mas, enquanto esperam pelo atendimento, os pequenos são capazes de tomar algumas medidas que podem salvar vidas: no caso da parada cardíaca, por exemplo, podem fazer compressões. 
Trecho da cartilha de curso do HCor
Foto:  Divulgação
Esses conceitos devem ser passados de maneira simples e divertida. “A ideia é ensinar o básico”, explica Hélio Penna, cardiologista do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, que organiza cursos sobre o tema. Segundo o médico, iniciativas assim são importantes porque muitas crianças ficam sozinhas com parentes e, em muitos casos, são o primeiro ou até o único recurso deles. “Na maioria dos países de primeiro mundo isso faz parte do currículo escolar”, diz. 
O principal ensinamento é como fazer massagens cardíacas. “A gente ensina de uma maneira bem prática e elas repetem num manequim”, relata Hélio. Para ensinar o ritmo correto do movimento, são usadas músicas com batidas agitadas, como ‘Staying Alive’, do Bee Gees, e ‘I Like to Move’, do filme ‘Madagascar’. Também são usados manequins com luzes que piscam com o movimento certo. 
Outros conceitos básicos também são abordados. “Falamos sobre queimaduras e cuidados dentro de casa, com ferimentos e fraturas”, afirma o cardiologista. Os ensinamentos servem também para quando a criança se machucar e estiver sozinha. Ele ressalta que as crianças aprendem com facilidade e gostam de repassar os ensinamentos. “Ficam encantadas”, afirma.

ORIENTAÇÕES
CUIDADOS COM OUTRAS PESSOAS
Parada cardíaca
Sinais: ausência de pulsação e perda de sentidos
Posicione o calcanhar da sua mão no centro do tórax da pessoa e comprima rápido, forte e sem parar
Continue até a chegada do serviço de emergência ou até a pessoa se mexer
Fraturas
Imobilizar o osso, se possível com uma tala
Aplicar compressas de gelo na região
Manter o local da lesão elevado com uma tipoia
Desmaio
Deitar a pessoa
Manter as pernas dela elevadas
CUIDADOS COM SI MESMO
Ferimentos
Lavar com água e sabão
Fazer compressão com gaze ou pano limpo para conter o sangramento
Queimaduras
Lavar com água corrente
Fazer compressão com gaze ou pano limpo
Sangramento nasal
Inclinar a cabeça ligeiramente para frente
Fazer uma compressão no nariz.
Aplicar gelo na narina

Nenhum comentário: