Bela de 18 anos quer se tornar a primeira autista a vencer o Miss América
A miss Montana, Alexis Wineman, 18, pode se tornar a primeira jovem com autismo coroada miss América. Ela disputa neste sábado (12) com outras 52 candidatas o direito de suceder Laura Kaeppeler.
A bela Alexis quer aproveitar a exposição no concurso para chamar atenção para o autismo, uma alteração no desenvolvimento que afeta a capacidade de se comunicar, socializar e estabelecer relacionamentos.
Acompanhada pela mãe, ela viajou por Montana de carro, apresentando em escolas e hospitais sua palestra sobre o autismo. Foram 11.000 km rodados.
Em um de seus vídeos, ela conta:
— A maioria da população não entende o que é o autismo, mas com uma em cada 88 pessoas tendo alguma forma de autismo, esta compreensão se torna mais e mais necessária.
Ela admite que há preconceito contra os autistas:
— Fico surpresa com quem não aceita as pessoas que são diferentes.
E continua:
— Só queremos que nos entendam. É o que estou tratando de explicar a todos. Também quero dizer às crianças autistas que elas não têm nada do que se envergonhar.
Superação
Alexis foi diagnosticada aos 11 anos. Para superar o atraso no desenvolvimento, ela recebeu aulas de teatro.
No colégio, ela sofreu no começo por não entender muitas das brincadeiras dos colegas, e sempre levar tudo no sentido literal. A família a encorajou a participar mais das atividades da escola, e foi no grupo de cheerleaders que Alexis se encontrou, virando a capitã.
Na preparação para os concursos de beleza, ela teve que aprender a caminhar de salto alto:
— Nunca fui o tipo de garota que usa salto alto, então não estava preparada. Foi a parte mais difícil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário