domingo, 1 de abril de 2012

'María e Eu', BD sobre autismo, apresentada segunda-feira em Lisboa

http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=45451


'María e Eu', BD sobre autismo, apresentada segunda-feira em Lisboa


inShare.0



30 de Março, 2012O ilustrador espanhol Miguel Gallardo desenhou a história da filha María, autista, e o seu relacionamento com a sociedade, num livro editado este mês em Portugal, que é apresentado em Lisboa, segunda-feira, Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

María e Eu, editado pela Asa, foi publicado em Espanha em 2008, quando María tinha 12 anos. O autor relata uma semana de férias com a filha, descrevendo as características particulares de quem é autista e a forma como os outros olham para ela, precisamente por causa do autismo.



«Não há quem fale nisto na primeira pessoa e com esta sensibilidade, por isso eu tinha que o publicar. Não é lamechas e tem sentido de humor», explicou a editora Maria José Pereira à Agência Lusa.



O livro valeu a Miguel Gallardo um prémio e duas nomeações na área da banda desenhada, em Espanha, foi adaptado para um documentário - apresentado no ano passado em Lisboa - e pode ser visto como «um relato, um livro de ajuda, um livro de banda desenhada», disse a editora.



«Um manual não convencional para educadores e profissionais que têm que lidar com este tipo de problemas», referiu.



Miguel Gallardo apresenta uma mancha gráfica que usa habitualmente com a filha María, imagens simples e inequívocas que relatam os rituais da filha, manifestações de alegria ou tristeza e alguns dos comportamentos de quem sofre desta síndrome.



O autor também desenhou as caras de quem não sabe lidar com María, de quem tem medo do desconhecido, da estranheza. «Gosto de desenhar para ela e que isso seja uma forma de comunicarmos», escreveu Miguel Gallardo.



María e Eu será apresentado na segunda-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, numa sessão que assinala o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, organizada pela Federação Portuguesa de Autismo.



No encontro serão debatidos os direitos das pessoas com autismo, com a presença de vários especialistas na área.



A presidente da Federação Portuguesa de Autismo, Isabel Cottinelli Telmo, considera aquele livro mais um instrumento para ajudar a explicar o que significa uma criança ter uma perturbação do desenvolvimento relacionada com o autismo.



«É um livro interessante para as crianças mais velhas, talvez do terceiro e quarto ciclos, porque têm mais dificuldade em aceitar as pessoas autistas», disse à agência Lusa.



No encontro em Lisboa, além do lançamento do livro, decorrerão debates com pediatras, pais, técnicos profissionais e representantes das várias associações que integram a Federação Portuguesa de Autismo.



Lusa/SOL



Tags: Cultura, BD, Livros Infantis, Livros

Nenhum comentário: