segunda-feira, 23 de abril de 2012

Alunos da APAE visitam mar no Rio de Janeiro

Alunos da APAE visitam mar no Rio de Janeiro



Por Gazeta de São João del-Rei em 20/04/2012

Não há quem não fique maravilhado com a magia de poder sentir o mar. Transformar vidas e levar um pouco dessa alegria para pessoas do Brasil inteiro. Esse é o principal objetivo do projeto Praia Para Todos, do Instituto Novo Ser, que recebeu no último sábado, 14, 9 alunos da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de São João del-Rei para um dia de brincadeiras e diversão, no Posto 3, da Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro





Projeto Praia para Todos possibilitou que alunos da APAE de São João del-Rei pudessem entrar nas águas do mar do Rio de Janeiro - Foto: Divulgação

A visita foi estabelecida após o contato da assistente social do setor de convivência da APAE são-joanense, Lêda Paula Borges da Silva, com o idealizador do projeto no Rio, Ricardo Gonzalez Rocha Souza, que vem trabalhando com essas ações desde 2009. “Esse projeto é bastante divulgado e eu sempre tive vontade de levar os meninos daqui, mas pensei que seria difícil conseguir. Porém, quando entrei em contato com Souza ele foi super acessível e logo marcamos a visita”, comentou Lêda.



A assistente social explicou que muitos dos alunos não viam a praia a anos. Ou apenas viam, mas não tinham condição de entrar. “Levamos cinco alunos cadeirantes do setor de convivência e quatro da Casa Lar da APAE de São João. É inexplicável a alegria e ansiedade deles na hora de encontrar o mar. Só presenciando mesmo pra saber, foi muito emocionante”, lembrou.



Segundo Cleuza Andrade Bessa, mãe de Rodolfo Guilherme Bessa, de 19 anos, a felicidade do filho não tem preço. “Ver a alegria nos olhos dele na hora que ele entrou no mar foi muito gratificante, espero que possamos voltar o quanto antes”, contou.

Já para Maria Idalina Tarôco Detomi, mãe de Elizabeth Tarôco, de 33 anos, a experiência foi única. “Já tínhamos levado ela à praia, mas devido a dificuldade de locomoção ela nunca havia entrado. Esse projeto proporcionou uma alegria imensa para nós duas, pois foi uma grande realização”, comentou.



O projeto

De acordo com o idealizador do programa, até hoje já foram atendidas diretamente cerca de 1,5 mil pessoas e o número cresce cada vez mais. “Criamos o Praia Para Todos diante da falta de estruturação nas praias para receber pessoas portadoras de necessidades especiais. Trabalhamos com uma equipe formada por profissionais de Educação Física, Fisioterapia, estagiários e voluntários de diversas áreas”, explicou. Ele ainda informou que a equipe atualmente atua aos sábados, de 9h às 14h, atendendo quem aparecer na hora. “Temos uma rampa para auxiliar no deslocamento das pessoas e trabalhamos com cadeiras anfíbias, que permitem a entrada deles na água”, disse.



Souza ainda ressaltou que no caso de caravanas, basta ligar para o telefone de contato do instituto (0**21) 3904-2614 para agendar a visita ou entrar no site www.praiaparatodos.com.br para adquirir outras informações.

Nenhum comentário: