sexta-feira, 20 de abril de 2012

55Palestrantes da Itália participam de workshopEspecialistas em equoterapia na Europa, elas vêm ao país a convite especial do instituto itatibenseMARI GIRO



facebooktwitterorkutrssvoltar a home.dia a dia19/04/2012 15:55Palestrantes da Itália participam de workshopEspecialistas em equoterapia na Europa, elas vêm ao país a convite especial do instituto itatibenseMARI GIRO

mari.giro@bomdiaitatiba.com.br





O Instituto Passo a Passo atraiu atenção estrangeira e promove neste final de semana o I Workshop Internacional de Equoterapia. As grandes atrações do evento, que ocorre em Itupeva, são as especialistas Daniele Cittério, francesa radicada na Itália e presidente de uma associação de equoterapia européia, e a italiana Graziela Salvagni, educadora física especializada em psicomotricidade.



Nesta quinta-feira ambas estarão em Itatiba visitando as instalações do Passo a Passo, segundo a diretora executiva do instituto, Claudia da Costa Mota. Foi por meio dela, inclusive, que o contato com as européias foi estabelecido. “Conheci Graziela há uns dez anos, e por meio de redes sociais retomei o contato. Fiz o convite para virem ao evento, que elas aceitaram prontamente”, disse Claudia ao BOM DIA.



As 80 vagas para o workshop têm sido preenchidas por profissionais da equoterapia de diferentes partes do Brasil, como Salvador, Goiás e Brasília, segundo Claudia. Além do Passo a Passo, promovem o workshop a Associação Nacional de Equoterapia - ANDE Brasil, de Brasília (DF), e a Wolff Sports. O evento é uma das atrações da Caballiana 2012, evento que se consolida como o principal palco para debater o setor no país.



Na pauta do inédito encontro de profissionais e atletas de equoterapia estão palestras, debates em mesas redondas, aulas práticas e demonstrações na pista do Centro de Excelência Serra Azul. Outra atração do workshop é a mesa redonda que debaterá sobre a realidade e perspectivas do Adestramento Paraequestre no Brasil. Andréa Kober mediará os palestrantes Andrews Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, e Mariana Penteado de Castro, ex-membro da diretoria de equitação especial da Federação Paulista de Hipismo (FPH).



Para mostrar a trajetória necessária para se atingir os diversos níveis da Equoterapia, da base ao Adestramento Paraolímpico e special olimpics, Andréa Kober e Katharina Metzler ministrarão palestra especial na manhã de domingo. No período da tarde, atletas paraolímpicos participarão de um bate-papo com o público. Fernando Copetti, da Universidade Federal de Santa Maria (RS) trará dados e dicas para se realizar pesquisas científicas na área de equoterapia, enquanto Cláudia Mota encerrará o workshop falando sobre sustentabilidade e captação de recursos para centros de equoterapia, a exemplo do que faz o Passo a Passo em Itatiba. A programação completa dos eventos está no site www.caballiana.com.br.



Nenhum comentário: