Por: Eliana Rezende
Falar sobre imagem pode parecer delicado demais. O que projetamos não é o que o outro vê e nem aquilo que vemos. Daí que a mediação acaba sendo bem difícil.
Nos últimos anos tenho sido assídua utilizadora da rede LinkedIn, sendo entre moderadora e gerente, responsável por 18 Grupos. Além disso, tenho dois Grupos pessoais. O volume de pessoas a aprovar e moderar debates, postagens e afins chega a mais 260 mil pessoas somando-se todos os Grupos no dia desta publicação (mas é um número que aumenta dia a dia). Ou seja, tenho sempre a imagem de cada usuário muito clara e é minha primeira referência.
Em todos os casos a primeira impressão via imagem é inevitável, e em muitos casos, noto que alguns equívocos se reproduzem com frequência. E o mais interessante é que tais deslizes não tem que ver com idade, posição hierárquica ou grau de instrução. Em sua maioria são erros trazidos de outras redes e que o usuário nem se dá conta.
Pensando sobre isso, e tentando auxiliar de alguma forma, me permiti reunir e sugerir algumas coisas.
Reuni aqui algumas dicas, que claro, estão longe de ser regra. Mas que espero sinceramente que seja uma contribuição para o uso desta rede profissional.
Vejamos:
A foto é como um pequeno logo. É uma marca pessoal, que visa sintetizar a pessoa e profissional que você é.
Ter uma foto absurdamente impressionante talvez não te faça ganhar um negócio, ou ser aprovado em uma entrevista de emprego. Mas uma má foto tem todo o potencial para fazê-lo perder um negócio ou uma vaga, sem dúvida alguma.
Então façamos um exercício simples. Analise a sua foto de perfil atual, perceba se ela reflete quem você é como profissional ou se mostra os seus interesses fora do mercado de trabalho. Gostaria também de lembrar que muitas vezes usuários optam por não colocar uma foto: uns por não o saberem, outros por achar que é preciso valorizar o que se é e não uma imagem refletida. Reforço que você está em uma rede profissional e é justo oferecer ao teu interlocutor uma imagem de si. Seja criterioso, mas não ausente. Não possuir uma imagem é tão inadequado quanto ter uma foto equivocada.
Uma boa foto impressiona, mas não engana! Eventualmente você encontrará os seus clientes, ou potenciais empregadores e não poderá evitar as comparações entre sua imagem na vida real e os efeitos do Photoshop.
O objetivo da sua foto é mostrar uma imagem profissional e não como você se divertiu na festa que aconteceu no último fim de semana ou na última viagem de férias. A melhor foto para o seu perfil não é, necessariamente, a sua foto favorita. A melhor é a que equilibra o profissionalismo e a acessibilidade, mostrando uma boa aparência, mas que seja real.
A escolha da foto tem um quê de autoconhecimento. É um espelho e ao mesmo tempo uma projeção.
Diante disso, sugiro que tenha em conta alguns fatores:
1. Cuide para que a foto seja tirada com boa definição. Isso significa que ao ser ajustada para as dimensões da foto do perfil não fique distorcida, com sombras de mais ou de menos, luz estourada, distorções e todos os problemas relacionados à má qualidade de imagem.
Ainda relacionado à boa definição e qualidade da imagem, a sugestão é que não recorte imagens com outras pessoas, onde sempre sobra uma mão, um braço ou parte de um cabelo. Sua foto de perfil deve ter sido tirada para fins profissionais e não uma adaptação, que às vezes não é bem sucedida.
2. Tenha claro que ela é uma foto pessoal, e que portanto, não é adequado que você esteja acompanhado na mesma. Um recrutador ou cliente não estará interessado em ver fotos de seu/sua companheiro (a), filho(a), amigo (a), bicho de estimação ou mesmo o grupo que te acompanhou na última viagem. 
3. Ainda no item contexto da imagem, tenha claro que por mais interessante, bonita e agradável que tenha sido sua última viagem, jantar ou qualquer evento social ela não deve ser tema de sua foto profissional. Outras redes existem para isso. 
Seja atento ao que tua foto mostra ao fundo. Cuidado com o ambiente de fundo. Ás vezes sua foto está boa, mas ao fundo há uma confusão representada por quadros, cores, decoração, plantas e outros objetos. Pense sua foto como uma escrita. Não crie informações demais.
4. Cuide também de sua roupa e acessórios: pense nas cores que lhe favorecem e, ao escolher uma roupa para foto de perfil, se você a usaria para o seu primeiro dia de trabalho. Assim provavelmente você acertará na sua produção.
Cuidado com grafismos demais, estampas em excesso ou mesmo tons que 'gritam' muito. Todas estas informações visuais podem chegar antes de você e 'fazer ruído' distraindo o outro de olhá-lo como você deseja.
No caso de ser mulher, o cuidado ainda deverá se estender para o tamanho e profundidade do decote e em caso de fotos de corpo inteiro, o cumprimento da saia. É preciso mostrar elegância, mas isto não significa cortes sedutores que mostrem formas demais.
Ponha igualmente atenção a detalhes excessivos que poderão chamar mais atenção do que você, como pulseiras, relógios, colares, brincos. Sempre pense que menos é mais!
5. Mantenha uma postura corporal que revele descontração sem ser relaxado ou invasivo, íntimo demais. Não é preciso uma foto de corpo inteiro. Mostre apenas seu rosto: olhe de frente seu cliente/recrutador.
Em alguns casos, as pessoas sentem-se tímidas e não sabem bem o que fazer com os braços. Cuidado para ao cruzá-los passar uma imagem de inflexibilidade ou dureza. O código postural escolhido poderá passar uma imagem errada.
Há ainda os que optam por inclinar-se demais à frente ou até apontar com as mãos fazendo gestos com o indicador. Aqui também pode haver uma leitura corporal equivocada e dar uma sensação invasiva ou autoritária para quem olha.
6. Não seja literal!
Foto de perfil não significa que se deva estar de lado, ou que ofereça apenas parte de seu rosto para ser visto. Não imagine que inova por colocar sua foto de forma que obrigue contorcionismo de quem for olhar. Fotos colocadas invertidas passam longe de mostrar criatividade, e dificultam aquilo que se deseja em uma rede profissional que é o contato visual. 
7. E talvez o mais importante lembrete: LinkedIn NÃO é Facebook.
Portanto, o que faz e compartilha lá não cabe aqui. Tomando esta regra a sério, boa parte dos problemas citados acima serão eliminados.
Boa sorte!
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Dica: 
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