sábado, 13 de abril de 2013

São Paulo apresenta sua geração paralímpica para Rio-2016 em etapa do Circuito Caixa Loterias

Comitê Paralímpico Brasileiro
logo_circuito_20133 (1)b

Novos talentos do esporte paralímpico vão competir no Circuito Caixa Loterias Fase Regional – São Paulo. O evento será neste sábado, 13, e domingo, 14, na capital paulista em dois locais simultaneamente. No Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, ocorrerão as provas de atletismo. No Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na Vila Mariana, serão as disputas da natação. Os resultados servem de classificação para as etapas nacionais, que começam a partir de junho. Servem, também, como o começo do caminho até os Jogos Paralímpicos Rio-2016.
Um dos garotos que começa a mirar os Jogos do Rio-2016 é o nadador Lucas Lamente Mosela. Nascido com uma má formação no antebraço direito, o jovem de 16 anos descobriu o esporte para curar um problema cardíaco. Atualmente, ele é uma das grandes promessas no cenário nacional. Na sua terceira participação do torneio regional, Lucas nadará as sete provas do evento (100m borboleta; 100m peito; 50m livre; 200m medley; 400m livre 100m livre e os 100m costas) está tranquilo para a competição. Ele acredita que levará muitas medalhas para a sua cidade natal, Indaiatuba (SP).
“Já estou mais experiente e tranquilo para alcançar os índices para as etapas nacionais do Circuito Caixa Loterias. Se conseguir ganhar pelo menos cinco medalhas de ouro está de bom tamanho”, brincou o nadador que está perto de quebrar o recorde nacional nos 100m peito. “Estou três segundos atrás da marca do 1min15s, pretendo pelo menos melhorar meu tempo”, ressaltou o jovem classificado na categoria S9.
Lucas tem o sonho de disputar os Jogos Paralímpicos Rio-2016, mas sabe que precisa trabalhar muito para isso. “É um sonho que só depende de mim, mas, antes, tenho que competir muito para chegar lá”, disse o garoto que depois da etapa regional terá pela frente o Open Internacional Caixa Loterias nos dias 23 a 27 deste mês também em São Paulo.
Outra nadadora que tem grandes chances de faturar uma medalha de ouro no fim de semana é Beatriz Zuzi. Cadeirante desde o primeiro ano de vida, devido a uma lesão medular, ela conheceu o esporte como forma de fisioterapia. “Nado desde que eu me conheço por gente, já sou um peixinho”, disse sorrindo a especialista nos 400m livres da classe S7 que conquistou o primeiro lugar no ano passado em Fortaleza na Etapa Nacional do Circuito Caixa Loterias.
“Estou muito ansiosa para competir. Com os bons resultados de 2012, fui convocada para a seleção brasileira de jovens. Agora, quero me manter neste grupo e, para isso, tenho que evoluir. Penso em disputar os Jogos do Rio-2016. Sei que preciso melhorar muito, mas é possível estar lá defendendo o Brasil”, concluiu a jovem de 17 anos.
No atletismo, Jessica Aparecida tem criado o bom hábito de quebrar os recordes nacionais nas provas dos 200m rasos da classe T36, com paralisia cerebral, com o tempo de 36s28. “É muito bom ganhar e vou atrás de mais um ouro”, disse a atleta de 20 anos e que está no esporte apenas há três temporadas. O esporte entrou na vida de Jessica para melhorar a parte motora. “Treino duas vezes na semana e me sinto outra pessoa”, comemorou a atleta que também vai disputar os 100m rasos em São Paulo.
Depois da disputa entre os paulistas, neste final de semana, será realizada a última Etapa Regional do Circuito Caixa Loterias. Os atletas da região Centro-Leste (atletas dos estados do Centro-Oeste além de Minas Gerais, Espírito Santo, Acre e Rondônia) competirão nos dias 18 e 19 de maio na cidade de Uberlândia.
Serviço:
ETAPA REGIONAL SP DO CIRCUITO CAIXA LOTERIAS
ATLETISMO E NATAÇÃO
Data: 13 e 14 de abril
Sábado: das 8h às 12h30 pela manhã e 14h às 18h
Domingo: 8h às 12h30
Local: Atletismo – Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães – Ibirapuera
Natação – Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP)

Nenhum comentário: