quinta-feira, 5 de abril de 2012

Universidade em Ilhéus inicia turma com deficientes visuais



03 de abril de 2012 • 19h44

ReduzirNormalAumentarImprimirNotícia







--------------------------------------------------------------------------------

Comentar 0Marina Pita

Direto de São Paulo

A Universidade Estadual de Santa Cruz, localizada em Ilhéus (BA), deu inicio no fim de março à primeira turma de seu Programa de Inclusão Digital (Pidu) com quatro alunos com deficiência visual. As salas da incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Ineti), do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi), estão recebendo os alunos para a formação.



O Programa de Inclusão Digital da Uesc é um projeto de extensão para facilitar o acesso de estudantes de escolas públicas e portadores de necessidades especiais às tecnologias da informação e comunicação. De acordo com a reitora UESC, Adélia Pinheiro, ¿trata-se de um momento em que a inclusão digital passa a ser uma questão de alta relevância pelas suas características em propiciar novas formas de conhecimento, formar redes sociais de saberes, de relacionamento entre pessoas e de inclusão social¿.



Segundo ela, a universidade tem feito um esforço constante para, cada vez mais, atender às necessidades de pessoas com deficiência e, em especial, das pessoas com deficiência visual que fizeram ou fazem cursos na instituição. ¿O esforço e aprendizado são desafios que entendemos necessários para garantir a acessibilidade a todos¿.



O pró-reitor de expansão da UESC lembrou que na área de abrangência da universidade ¿ que segundo ele vai do Espírito Santo a Alagoas ¿ não existem cursos de informática voltados para deficientes visuais, tais como o recém iniciado na Ilhéus, de forma que sua importância ganha relevância nacional. ¿Na conjuntura atual, aprender informática é fundamental para o exercício da cidadania¿, aponta.



Mais notícias de Terra da Diversidade » Especial para Terra

Nenhum comentário: