domingo, 15 de abril de 2012

PROAMDE - Programa de Atividades Motoras para Deficientes da Universidade Federal do Amazonas

Projeto Pedagogia










Equipe: Raimunda Maciel de Queiroz – Pedagoga;



Alesse de Oliveira Lima - Bolsista de Pedagogia;



Responsável: Raimunda Maciel de Queiroz



Introdução:



As atividades desenvolvidas pelo apoio pedagógico do PROAMDE - Programa de Atividades Motoras para Deficientes da Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação Física – PROAMDE-FEF, visam trabalhar as potencialidades e dificuldades apresentadas, ou não, pelas pessoas com deficiência, usuárias do programa, oferecendo estratégias e recursos didáticos no momento da volta à calma nas aulas de educação física.



É o momento ao qual Pedro Demo (2004), considera que a pedagogia vai cuidar da aprendizagem do aluno, ou seja, a prática da pedagogia procura contribuir para a melhoria nas relações entre grupos e classes sociais oferecendo e suscitando novos conhecimentos.



Objetivos:



Trabalhar as potencialidades e dificuldades de aprendizagem, apresentadas, ou não, pelas pessoas com deficiência, usuárias do programa;



Oferecendo estratégias e recursos didáticos aos professores, no momento da volta à calma nas aulas de educação física;



Trabalhar as habilidades de: cognição, atenção, percepção, sociabilidade, estimulando o cuidado com o corpo pela higiene pessoal e a saúde, através de trabalhos grupais e individuais respeitando o ritmo de cada um.



Estimular pais e/ou responsável a incentivar e respeitar o desenvolvimento das potencialidades de seus filhos, no momento das atividades.



Oferecer momentos de interação sócio-cultural aos alunos e pais.



Metodologia:



O Programa pedagógico é feito anualmente, por uma pedagoga em consonância com os professores de educação física, os quais aplicam as técnicas pedagógicas, mensalmente, em seus planos de aula e diariamente, por turma, no momento da volta à calma, antes de finalizar as aulas de educação física. Consiste em estratégias que variam de acordo com o perfil dos alunos atendidos, idade, escolarização e o nível de comprometimento (físico ou mental).



As aulas ocorrem duas vezes na semana, com a participação dos pais/acompanhantes, que ajudam na realização das tarefas propostas visando a melhoria da convivência familiar e social dos alunos, através das atividades de educação física.



Procedimentos Metodológicos:



Ao iniciar o período letivo do PROAMDE, os alunos inscritos passam por uma avaliação nos aspectos pedagógicos, na qual é observado o desenvolvimento e desempenho individual dos alunos, para posterior planejamento das atividades pedagógicas.



São considerados os aspectos de percepção visual, coordenação viso-motor, socialização, compreensão de linguagem oral e escrita, expressão artística e os aspectos de higiene e saúde.



Interação grupal entre alunos-pais e/ou acompanhantes, através de algumas atividades como: reunião com os pais, passeio cultural, comemoração das datas festivas e aniversariantes do mês, (que são atividades concomitantes ao vetor evento).



Turmas:



As turmas são formadas de acordo com as características das deficiências apresentadas;



O programa atende uma media de 300 (trezentas) pessoas, distribuídas nas seguintes turmas:



Deficiência Mental – Infantil;



Paralisia Cerebral – Infantil;



Deficiência Mental – Adolescentes;



Síndrome Neurológica – Adolescentes/Adultos;



Deficiência Mental – Adulto;



Sequelados de AVC/TCE – Adultos;



Cadeirantes – Adultos.



Resultados Alcançados:



Na avaliação inicial foi observado que a escolarização é um fator inexistente entre a maioria dos alunos, contribuindo para uma alta taxa de analfabetismo, outro fator que mereceu maior atenção foi a falta de percepção corporal, seguido dos cuidados com a higiene corporal.



Assim, a pedagogia têm favorecido na melhoria do desenvolvimento das habilidades básicas dos alunos, bem como sua interação e integração sócio-cultural, e melhor compreensão de si mesmo através dos conteúdos que estão sendo trabalhados. Foi trabalhado a interação sócio-cultural, entre alunos-pais e/ou acompanhantes, através de atividades como: reunião com os pais, passeio cultural, comemoração das datas festivas e aniversariantes do mês, (Que são atividades concomitantes ao vetor evento). Avaliação: A avaliação do apoio pedagógico ocorre ao iniciar o período letivo, do PROAMDE, quando os alunos inscritos passam por uma avaliação, dos aspectos pedagógicos, na qual é observada o desenvolvimento e desempenho individual dos alunos, para posterior planejamento das atividades pedagógicas; Durante o período letivo a avaliação ocorre de forma contínua no desenvolvimento das atividades, através da observação direta como os alunos estão interagindo e desempenhando as atividades. Após a realização das aulas, é registrado pelos professores, na ficha de desempenho individual, como foi o comportamento e desempenho dos alunos durante as atividades realizadas.



Bibliografia:



Antunes, Celso. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis – RJ, Vozes. 1998. Bordenave,Juan D. Estratégia de Ensino- Aprendizagem. 5 Ed. Vozes,1983.



Demo, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petropólis, RJ: Vozes, 2004.



Maluf, Angela C. M. Brincar Prazer e Aprendizado. 2 Ed. Vozes, 2003.



Mütschele, Marly Santos. Como Desenvolver a Psicomotricidade. 2ª ed. São Paulo, Loyola. 1996.



Nahum, Edna C. Carrossel 1 Ed. Scipione, 1991.

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