sexta-feira, 13 de abril de 2012

Instituto Rodrigo Mendes lança hoje, 12 de abril, o Gestão Pública, projeto para acompanhar compromissos com a educação inclusiva | Deficiente Ciente

Instituto Rodrigo Mendes lança hoje, 12 de abril, o Gestão Pública, projeto para acompanhar compromissos com a educação inclusiva | Deficiente Ciente

EDUCAÇÃO INCLUSIVA
55 secretarias de educação tornam públicos os compromissos assumido para a melhoria da educação inclusiva, por meio do novo projeto da plataforma web DIVERSA
Com o objetivo de difundir os compromissos públicos assumidos pelas secretarias municipais de educação com a inclusão escolar, oInstituto Rodrigo Mendes (www.institutorodrigomendes.org.br) – organização sem fins lucrativos que há 18 anos se dedica ao tema –, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), acaba de lançar mais uma importante iniciativa: o projeto Gestão Pública.
O novo projeto faz parte da plataforma web DIVERSA (www.diversa.org.br), criada em 2011 pelo Instituto Rodrigo Mendes, também em parceria com o MEC. O DIVERSA tem como objetivo dar visibilidade a práticas de educação inclusiva que já estejam sendo desenvolvidas e transformá-las em fonte de referências, por meio de estudos de caso, vídeos e relatos de experiências. Além de divulgar os compromissos das secretarias, o projeto Gestão Pública permitirá que a sociedade civil monitore sua implementação e interaja, por meio de comentários.
Segundo Rodrigo Hübner Mendes, diretor geral e fundador do instituto – apontado como Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial, em 2008 –, a ideia de criar o Gestão Pública surgiu em outubro de 2011, no lançamento do DIVERSA, durante o 12º encontro do Grupo de Trabalho das Capitais e Grandes Cidades.
Com a participação de cerca de 200 representantes das principais secretarias municipais de educação do País, um dos destaques do evento foi a presença de Fernando Reimers – professor de Educação Internacional e diretor do Programa de Políticas Educacionais Internacionais da Universidade de Harvard –, que lançou à platéia o desafio de assumir compromissos públicos para promover a educação inclusiva no País.
De imediato, várias secretarias aderiram à ideia de investir esforços em projetos ligados à inclusão e assumiram, por escrito, compromissos públicos de divulgação, implantação e desenvolvimento de políticas públicas inclusivas em suas cidades.
Assim, para simplificar o acompanhamento dos desafios assumidos e facilitar a comunicação entre os interessados, o Instituto Rodrigo Mendes deu início ao desenvolvimento de um ambiente on-line para que as próprias secretarias de educação pudessem publicar seus objetivos, estratégias e resultados. O projeto foi viabilizado com a colaboração de importantes parceiros, entre associações e empresas privadas (Abadhs, Atlas Schindler, EMC, Gerdau, IBM, Instituto C&A, Instituto Camargo Correa, JP Morgan, Microsoft, TAM e UNDIME).
Outro importante serviço do Gestão Pública fica por conta de uma exclusiva ferramenta de ranking. Dessa forma, a partir da atualização das informações publicadas pelas próprias secretarias – como prazos, objetivos, estratégias, realizações etc. –, é possível acompanhar o progresso percentual dos compromissos assumidos por cada cidade e escola, inclusive com um sistema de busca por região.
Desde outubro de 2011, 55 secretarias municipais de educação vêm desenvolvendo objetivos, estratégias e prazos de seus compromissos com a educação inclusiva, para fazerem parte do lançamento do portal, a partir do dia 12 de abril de 2012. As cinco secretarias que mais se destacarem durante o ano serão homenageadas pelo MEC, em outubro, durante o encontro do Grupo de Trabalho das Capitais e Grandes Cidades.
Além de acompanhar os avanços de cada cidade participante, qualquer interessado poderá colaborar de maneira ativa com a publicação de comentários e sugestões. “Nosso objetivo é fomentar ao máximo a construção de um conhecimento coletivo sobre educação inclusiva, de maneira transparente, colaborativa e consistente”, completa Rodrigo Mendes.
Na avaliação de Cleuza Repulho, secretária de Educação de São Bernardo do Campo (SP) e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), o projeto Gestão Pública possibilita que a sociedade civil tenha dimensão das iniciativas em educação inclusiva de todo o Brasil. “É importante destacar que hoje, no Brasil, além de termos ilhas de excelência em educação, também contamos com arquipélagos de boas práticas espalhados por todo o País. E isso é uma verdade inclusive em regiões com mais dificuldades, como o Norte do Brasil, onde a acessibilidade passa por entre os rios, por exemplo. É importante que as pessoas acompanhem e reconheçam os esforços que várias redes estão fazendo na busca pela qualidade de ensino”, diz.
Projeto DIVERSA
Com apoio do Ministério da Educação (MEC) e patrocínios da Abadhs, Atlas Schindler, EMC, Gerdau, IBM, Instituto C&A, Instituto Camargo Correa, JP Morgan, Microsoft e TAM, o DIVERSA reúne um completo e diversificado conteúdo colaborativo sobre inclusão. Em apenas seis meses, o portal se tornou referência junto à comunidade educacional, com acessos originados no Brasil e em diversos países, como Alemanha, Bolívia, Chile, Eslovênia, Estados Unidos, Gana, Índia, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal, Ruanda, Suíça e Venezuela.
Além de facilitar a construção de conhecimento por meio de ferramentas de colaboração, o projeto  DIVERSA reúne estudos de casos – em texto e vídeo –, relatos de educadores, gestores e pais, artigos de especialistas, entre outras referências. “Queremos mostrar como as escolas do Brasil e do mundo vêm trabalhando para promover a inclusão dos alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento em suas turmas regulares”, diz Rodrigo Mendes.
Um dos recentes frutos do DIVERSA é a parceria entre os institutos Camargo Corrêa e Rodrigo Mendes para a realização de um curso de formação para educadores de duas cidades no interior de São Paulo, que gera resultados nas demais escolas públicas e privadas de Apiaí e Itaoca.
Casos de sucesso
Os estudos de caso que integram o DIVERSA foram feitos ao longo de 2011, a partir das visitas da equipe do Instituto Rodrigo Mendes a três escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Amorim Lima, localizada em São Paulo (SP), Escola Estadual de Ensino Fundamental Clarisse Fecury, na cidade de Rio Branco (AC) eEscola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, em Guaporé (RS) – as duas últimas, vencedoras do prêmio Experiências Educacionais Inclusivas, organizado pelo Ministério da Educação, em 2010.
O projeto também trouxe uma experiência estrangeira, com o intuito de refletir sobre como a inclusão é feita em diferentes contextos. O caso da Escola William Henderson, que fica em Boston, nos Estados Unidos, foi desenvolvido em conjunto com a pesquisadora Lara Malpass, da Universidade de Harvard. A escola é considerada uma referência em inclusão escolar naquele país.
Vale destacar o trabalho desenvolvido pela escola Clarisse Fecury, que fica na periferia de Rio Branco. São 611 alunos, sendo que 27 têm algum tipo de deficiência, “Apesar de saber que encontraríamos uma experiência bastante interessante de educação inclusiva, a escola excedeu todas nossas expectativas”, conta Rodrigo Mendes. “Há uma percepção geral de que a inclusão é uma missão de todos – professores, alunos, funcionários da escola, pais, parceiros, secretarias municipal e estadual – e a equipe envolvida com esta escola tem extrema clareza de que a educação é um direito de todas as crianças, independentemente de suas características.”
Com base no desenvolvimento de um modelo de ensino que integra a concepção de educação inclusiva adotada pelo MEC, a escola Clarisse Fecury assumiu o compromisso de acolher diferenças, o que se reflete no projeto político pedagógico, nas ações de planejamento, na prática em sala de aula e no processo de avaliação dos estudantes.
Para Rodrigo Mendes, o papel da diretora Iran Saraiva foi fundamental no sucesso das ações realizadas na escola. “Ela exerceu uma liderança capaz de mobilizar a comunidade em torno da escola, além de estabelecer parcerias com o poder público e com a sociedade civil.”
Por meio de parcerias, a escola oferece serviços de atendimento educacional especializado e suporte clínico aos educandos, em horários opostos à carga horária oficial. Enfrenta, também, certos desafios, como viabilizar transporte para alguns estudantes e evitar a rotatividade da equipe pedagógica.
Segundo Rodrigo Mendes, a proposta do DIVERSA é apresentar caminhos e possibilidades para que outras escolas avancem em suas práticas de inclusão. “A troca de experiências entre os educadores é muito rica e pode colaborar oferecendo idéias sobre como desenvolver projetos pedagógicos inclusivos”, conclui Rodrigo Mendes.
Instituto Rodrigo Mendes
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12/04/2012

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