terça-feira, 2 de novembro de 2010

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO SOBRE CEGOS - CBDC




Resumo: A pessoa com deficiência visual possui um atraso no seu desenvolvimento
motor, em decorrência das poucas oportunidades que elas possuem ao longo da
vida. Nesse sentido, sabemos da importância da prática de atividade física para
essas pessoas, tendo em vista que ela contribui para o desenvolvimento global da
pessoa. As informações retiradas do meio e a aprendizagem de gestos e habilidades
motoras contribuem na formação e no desenvolvimento motor dessas pessoas.
Na busca de possibilitar essas práticas, em específico as modalidades esportivas
paraolímpicas, a Confederação Brasileira de Desportos para Cegos - CBDC
realizou o 1º Jogos Escolares Brasileiros para crianças e jovens com deficiência
visual em idade escolar. Esse evento é o tema principal do nosso trabalho e temos
como objetivo, estudar, avaliar e documentar o Iº Jogos Escolares Brasileiros da
CBDC, realizado na cidade de São Paulo, no período de 12 a 15 de novembro de
2004. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, sendo especificamente um
estudo de caso e, como instrumento de pesquisa, utilizamos a análise documental
feita através da análise de relatórios, projetos e ofícios da CBDC, relacionados a
esse evento. Assim, analisamos e avaliamos (discutimos) o processo pedagógico
e técnico utilizados nas modalidades de atletismo, goalball, natação, judô, futebol
B1 e xadrez; o processo histórico dessas modalidades no Brasil; o papel político-social
desse evento junto às instituições, a CBDC e o Comitê Paraolímpico Brasileiro - CPB e,
por fim, o papel das instituições de ensino superior enquanto agentes influenciados e
influenciadores pelas manifestações culturais e esportivas, para e pela sociedade.
então que esse evento teve um caráter principal de proporcionar a 'vivência' esportiva
algumas modalidades, porém pedagogicamente e tecnicamente as condições dos
alunos/atletas foram respeitadas. Quanto ao processo histórico, apesar desse evento
não exigir de fato o alto rendimento, esses jogos contribuíram para a detecção de
novos talentos e, assim, para a formação de atletas de base. Notamos também que
as políticas das instituições foram respeitadas e os órgãos máximos, no caso
CBDC e CPB, buscaram e buscam cumprir com os objetivos e deveres em relação
ao desenvolvimento de eventos voltados para o desporto escolar. Pudemos notar
que esses eventos tem contado cada vez mais com a participação e envolvimento
de universidades, demonstrando que atualmente essa área do esporte adaptado
está abrindo espaços para discussões nas mesmas, pois oferece estudos referentes
a ela, em cursos de especialização, mestrado, doutorado e nas disciplinas da graduação.
Por ter sido o 1º Jogos Escolares da CBDC, muitos pontos merecem reflexão, como a forma
trabalhada, as regras adotadas e o cumprimento de seus reais objetivos. Assim,
esperamos que essas análises e documentação aqui registrados, possam contribuir
na realização de eventos futuros

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