Posted: 08 Nov 2014 09:14 AM PST
SmartGuia: Shopping Assistant for Blind People funciona em smartphones mesmo através debluetooth e wi-fi.
(Imagem - foto colorida de uma pessoa cega, vista apenas com suas pernas, caminhando em uma calçada com piso tátil à direita, usando sua bengala branca - fotografia da matéria)
Uma equipe de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu uma aplicação para smartphones para guiar pessoas cegas no interior de edifícios. A aplicação que funciona com o sistema SmartGuia: Shopping Assistant for Blind People guia por voz o utilizador.
O guia, que foi criado em colaboração com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), pretende “orientar o cego até ao seu objectivo, respondendo a perguntas e facultando informação clara sobre lugares, produtos e serviços que se encontram no edifício”, explica o coordenador do projeto, José Cecílio, numa nota da FCTUC.
“A aplicação é acionada pelo utilizador e, a partir daí, atualiza constantemente a informação: estabelece percursos e indica distâncias, descreve o ambiente envolvente [por exemplo, a que distância está do elevador ou de escadas], identifica pontos de interesse”, explica o coordenador.
Segundo os investigadores, o utilizador pode dizer para o smartphone o que pretende fazer, ir às compras ou comer. O sistema reconhece as palavras que foram ditas e questiona depois o utilizador sobre preferências mais concretas, como o restaurante que pretende. Feita a escolha, o sistema guia a pessoa cega por voz, através de mudanças de trajetória, até ao sítio desejado. O sistema funciona por bluetooth e wi-fi.
Os investigadores pretendem que a utilização do guia inteligente, que foi recentemente premiado pelo Instituto Fraunhofer Portugal, seja alargada a qualquer pessoa. O objectivo é que “ao entrar no centro comercial, o cliente possa saber quais as lojas que estão com promoções nesse dia, em que produtos e qual a percentagem de desconto”, indica José Cecílio. Segundo o investigador, o primeiro projeto-piloto vai decorrer em breve num centro comercial de Coimbra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário