Com a chegada dos Jogos Paralímpicos à Cidade Maravilhosa, a questão da diversidade e da inclusão passa a ser ainda mais discutida. A cada quatro anos, os atletas mostram sua capacidade de se superar e emocionar o mundo com suas incríveis performances, mas por trás das cortinas deste grande evento, há uma intensa jornada de trabalho e dedicação, que começa com o desafio de mudar a percepção em relação às pessoas com deficiência.
Movidos por esse espírito, resolvemos levar essa lição para as escolas. Basquetebol em cadeiras de rodas, vôlei sentado, goalball... São esportes ainda pouco conhecidos do grande público, mas que já fazem parte do dia a dia de centenas de estudantes da rede pública de ensino do Rio que participam do Transforma, o programa de educação dos Jogos. Desde o fim do ano passado, oferecemos capacitação para os professores de educação física em esportes Olímpicos e Paralímpicos para que eles apresentem as diferentes modalidades aos estudantes.
Mas achamos que poderíamos ir além. E, para ampliar esse alcance, identificamos que faltava uma publicação específica sobre o tema. Nascia assim o Guia Escolar Paralímpico, que oferece aos educadores uma ampla visão sobre o Movimento Paralímpico e sugere atividades para serem aplicadas nas escolas. E é claro que os professores aderiram de imediato!
imagem capa guia escolar paralimpico rio 2016
O material didático é inédito. Até então, não existia nada parecido no Brasil – ou seja, seu potencial é enorme! Significa, em sua essência, uma mudança no olhar das pessoas em relação à diversidade, uma contribuição para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente sobre a riqueza que existe nas diferenças.
Certos disso, buscamos uma parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e com a nossa área de Integração Paralímpica, que nos ajudaram a encontrar os melhores profissionais para desenvolver o conteúdo. Foram muitos encontros, e-mails e troca de ideias até que tivéssemos todos os textos fechados. Partimos, então, para a diagramação e a ilustração do material. Após meses de dedicação, tínhamos a versão final. 
O guia está dividido em três capítulos: o primeiro apresenta o Movimento Paralímpico, contextualizando-o historicamente e detalhando seus conceitos e valores; o segundo trata dos 23 esportes Paralímpicos de verão; e o terceiro aborda o Dia Escolar Paralímpico – onde sugerimos a realização de um evento no qual a comunidade escolar, como um todo, experimente atividades esportivas e culturais relacionadas ao tema. Inclusive, a ideia do Dia Escolar Paralímpico foi a grande inspiração do nosso trabalho - ver professores, alunos e comunidade envolvidos verdadeiramente num dia de vivências Paralímpicas.
O retorno que tivemos (e ainda estamos tendo) nos traz duas importantes certezas: estamos no caminho certo e esse é o legado com o qual sonhamos!
Vamos em frente!