Aula inclusiva para crianças com Deficiência Física/Atividades Motoras/Ensino Especial
19/10/2009
Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni;Marco G. B. Bularmaqui
Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO | COMPONENTE CURRICULAR | TEMA |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno aprenderá a conhecer suas possibilidades de movimentos para resolução de desafios, ampliando seu acervo motor, trabalhando sua agilidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Apresentar movimentos apropriados ao nível de desenvolvimento (ex: colocar uma música e cada um se movimenta a sua maneira), a fim de que possa estabelecer o nível de expressividade motora de cada aluno, isto é, sua maneira única de responder a cada desafio motor, seja este, deficiente ou não.
Quais são os limites que os alunos têm e suas dificuldades em fazer certos movimentos, diante da deficiência apresentada, nível de locomoção (cadeira de rodas, muletas).
Quais são os limites que os alunos têm e suas dificuldades em fazer certos movimentos, diante da deficiência apresentada, nível de locomoção (cadeira de rodas, muletas).
Estratégias e recursos da aula
Recursos utilizados serão:
- Quadra
- Rádio
Atividade 1 : Seu chefe mandou
Formação: espalhados na quadra.
O professor demonstrará primeiro a brincadeira, iniciando a atividade sendo ele o chefe (protagonista da brincadeira), assim ele pedirá às crianças que executem movimentos indicando/ demonstrando a ação apresentada por ele.
Ex: Seu Chefe mandou colocar a mão na cabeça.
Seu Chefe mandou andar como formiga (passinhos curtinhos, lentos)
Seu chefe mandou dar uma voltinha
Seu chefe mandou colocar as mãos no chão.
Ao observar a compreensão em relação aos desafios propostos o professor poderá pedir para que uma criança seja o chefe e que dê as ordens.
Orientação ao professor:
Importante professor que observe sua postura diante do grupo de crianças:
- coloque-se sempre no mesmo nível das crianças com ou sem deficiência, tendo seu olhar direcionado ao olhar delas, nesta fim de que a postura poderá possibilitar menor tensão e controle motor da cabeça e pescoço as crianças deficientes;
- posicionamento agachado, sentado, fará com que a criança tenha um melhor entendimento do que está sendo solicitado;
- criança com paralisia cerebral (PC), pode ter dificuldade para andar, pode executar movimentos involuntários com pernas, braços e pode apresentar expressões estranhas no rosto. Não se intimide com isso, pois é uma pessoa comum como você. Geralmente têm inteligência normal, ou às vezes, até acima da média.
- Lembrar sempre que a cadeira de rodas (assim como muletas) é parte do espaço corporal da criança, sendo quase uma extensão do corpo. Agarrar ou apoiar-se na cadeira de rodas é como agarrar ou apoiar-se numa pessoa sentada numa cadeira comum.
Dica: poderá trabalhar com os alunos deficientes físicos até o seu limite, respeitando em primeiro lugar a dificuldade que todos têm, pedindo para que executem movimentos que sejam acessíveis a ele.
Nos desafios apresentados poderá solicitar movimentos mistos que atendam a todos os alunos.
Ex: se no grupo tiver uma criança com paraplegia, poderá solicitar que execute movimentos com as mãos ou pescoço a todos do grupo.
Atividade 2 : Queimada adaptada.
Formação: crianças espalhadas pelo espaço delimitado pelo professor.
Ex: somente dentro das linhas de futebol.
Material: uma bola.
Descrição da atividade: O professor escolherá três alunos para serem os pegadores. Todo o grupo (pegadores e fugitivos) estará espalhado pelo espaço.
O objetivo da brincadeira é: o pegador de posse da bola, parado no lugar, poderá pegar o colega, encostando esta em qualquer parte do corpo do mesmo, a fim de “queima-lo”.
Os pegadores passarão a bola entre si, podendo se movimentar somente quando não estiverem de posse da bola. Quando estiver com a bola deverão permanecer parados e tentar tocar um colega com a bola, para “queima-lo”. Quando for diminuindo a quantidade de alunos queimados o professor poderá sugerir uma nova delimitação do espaço para o jogo, tendo os alunos que permanecerem somente em meia quadra.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/queimada.jpg
acesso em: 25/09/09.
Orientação ao professor: Algumas regras poderão ser adotadas a fim de que a atividade transcorra de maneira a atender as dificuldades das crianças tanto em relação a deficiência física como também ao trabalho de desenvolvimento motor da classe como um todo. Apresente às crianças possibilidades de acordos:
1. somente o pegador de posse da bola poderá pegar os demais colegas(fugitivos);
2. os pegadores não poderão jogar a bola, somente tocar a bola no colega que esteja próximo.
Dica: Para facilitar para as crianças se tiver em dificuldades em pegar os coleguinhas, o professor poderá escolher mais pegadores.
Sugestão:- Como os pegadores deverão pegar os demais alunos parados e não poderão jogar a bola e somente tocar, a brincadeira poderá ser feita com aluno com deficiência física, cadeirante, PC, pois este poderá se locomover sem precisar correr do pegador ou desviar-se da bola.
Importante professor:
- O aluno cadeirante poderá ser empurrado por um aluno colaborador. Ah! Mas não se esqueça! Nunca movimente a cadeira de rodas sem antes pedir permissão para a criança. Oriente o aluno colaborador!
- Não se acanhe em usar palavras como "andar" e "correr". As pessoas com deficiência física empregam naturalmente essas mesmas palavras.
- Trate a criança com deficiência com a mesma consideração e respeito que você usa com as demais crianças.
Atividade 3 : O safári fotográfico.
Disponível em: http://www.cassiopeiaonline.com.br/pt/kids/images/mimica.jpg
Acesso em: 03.07.2009.
Formação: em circulo, sentados.
Descrição da atividade: O professor apresentará a atividade às crianças fazendo a contextualização da mesma, a fim de envolvê-las na brincadeira.
Ex: O safári é um local onde moram vários animais de diferentes espécies. Cada um vive com sua família. Mais quais animais vivem no safári? Vocês sabem? Têm girafas, gaviões, emas, tigres entre outros que precisam conviver soltos na mata.
Após apresentação, escolherá três alunos, sendo que, cada um imitará um elemento que faça parte de um safári. Um imitará um animal, o outro imitará objetos e outros elementos que possam ter no safári e o terceiro imitará uma ação, atividade esta que pode imitar gestos de (comer, caçar, pescar, dançar, entre outras).
Enquanto os três alunos imitam, as crianças que estão em circulo deverão adivinhar o significado do gesto apresentado. Quem adivinhar trocará de lugar com o aluno que está fazendo a mímica. O professor deverá sempre auxiliar os alunos para a escolha do que será imitado, a fim de oportunizar informações que os levem a uma maior segurança no momento de executar o gesto.
Nesta brincadeira qualquer criança poderá brincar sem grandes dificuldades, o professor deverá sempre motivar os alunos a descobrir o que o colega está imitando e não deixar que o aluno se intimide com sua imitação, assim também o aluno com deficiência.
Importante professor: - Professor: lembrou de elogiar? A criança, ao escolher sua mímica, dê a ela uma “piscadela”! ou faça um sinal de “ legal”! Elogios entusiasmados possibilitam o desenvolvimento da autoestima levando a criança a um maior envolvimento na brincadeira.
Atividade 4 : Movimentando as mãos
Disponível em: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_228/1201092952FeIzol.jpg
acesso em: 03.10.2009.
Musica: Soco bate e vira
Soco bate;
Soco vira;
Soco bate soco, vira;
Professor: ao clicar no link abaixo, encontrará a música relacionada a letra acima apresentada. Clique em “listen” e poderá ouvi-la.
Disponível em : http://www.krafta.info/search/xuxa-soco-soco-bate-bate/1/mp3
acesso em: 03/10/2009.
Formação: divididos em duplas ou trios, formando pequenos círculos.
Descrição da atividade: de acordo com a letra da musica as crianças deverão executar o movimento ensinado pelo professor.
Dica: coloque a musica para que as crianças conheçam a melodia, cantem juntos e aos poucos incorpore o movim ento.
Para que as crianças consigam coordenar o movimento o professor fará demonstrações primeiro, e depois as crianças junto, iniciando em duplas, trios e assim por diante até que consiga fazer uma única roda onde todos façam o movimento.
Importante professor: O aluno que apresentar alguma dificuldade física deverá ser adaptada a brincadeira, para que ele consiga acompanhar, fazendo com um dos braços se apresentar paralisia lateral. Se o aluno portar paraplegia não terá dificuldades.
- ao dividir em duplas ou trios coloque sempre uma criança deficiente com uma que não apresente deficiência física.
- Quadra
- Rádio
Atividade 1 : Seu chefe mandou
Formação: espalhados na quadra.
O professor demonstrará primeiro a brincadeira, iniciando a atividade sendo ele o chefe (protagonista da brincadeira), assim ele pedirá às crianças que executem movimentos indicando/ demonstrando a ação apresentada por ele.
Ex: Seu Chefe mandou colocar a mão na cabeça.
Seu Chefe mandou andar como formiga (passinhos curtinhos, lentos)
Seu chefe mandou dar uma voltinha
Seu chefe mandou colocar as mãos no chão.
Ao observar a compreensão em relação aos desafios propostos o professor poderá pedir para que uma criança seja o chefe e que dê as ordens.
Orientação ao professor:
Importante professor que observe sua postura diante do grupo de crianças:
- coloque-se sempre no mesmo nível das crianças com ou sem deficiência, tendo seu olhar direcionado ao olhar delas, nesta fim de que a postura poderá possibilitar menor tensão e controle motor da cabeça e pescoço as crianças deficientes;
- posicionamento agachado, sentado, fará com que a criança tenha um melhor entendimento do que está sendo solicitado;
- criança com paralisia cerebral (PC), pode ter dificuldade para andar, pode executar movimentos involuntários com pernas, braços e pode apresentar expressões estranhas no rosto. Não se intimide com isso, pois é uma pessoa comum como você. Geralmente têm inteligência normal, ou às vezes, até acima da média.
- Lembrar sempre que a cadeira de rodas (assim como muletas) é parte do espaço corporal da criança, sendo quase uma extensão do corpo. Agarrar ou apoiar-se na cadeira de rodas é como agarrar ou apoiar-se numa pessoa sentada numa cadeira comum.
Dica: poderá trabalhar com os alunos deficientes físicos até o seu limite, respeitando em primeiro lugar a dificuldade que todos têm, pedindo para que executem movimentos que sejam acessíveis a ele.
Nos desafios apresentados poderá solicitar movimentos mistos que atendam a todos os alunos.
Ex: se no grupo tiver uma criança com paraplegia, poderá solicitar que execute movimentos com as mãos ou pescoço a todos do grupo.
Atividade 2 : Queimada adaptada.
Formação: crianças espalhadas pelo espaço delimitado pelo professor.
Ex: somente dentro das linhas de futebol.
Material: uma bola.
Descrição da atividade: O professor escolherá três alunos para serem os pegadores. Todo o grupo (pegadores e fugitivos) estará espalhado pelo espaço.
O objetivo da brincadeira é: o pegador de posse da bola, parado no lugar, poderá pegar o colega, encostando esta em qualquer parte do corpo do mesmo, a fim de “queima-lo”.
Os pegadores passarão a bola entre si, podendo se movimentar somente quando não estiverem de posse da bola. Quando estiver com a bola deverão permanecer parados e tentar tocar um colega com a bola, para “queima-lo”. Quando for diminuindo a quantidade de alunos queimados o professor poderá sugerir uma nova delimitação do espaço para o jogo, tendo os alunos que permanecerem somente em meia quadra.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/queimada.jpg
acesso em: 25/09/09.
Orientação ao professor: Algumas regras poderão ser adotadas a fim de que a atividade transcorra de maneira a atender as dificuldades das crianças tanto em relação a deficiência física como também ao trabalho de desenvolvimento motor da classe como um todo. Apresente às crianças possibilidades de acordos:
1. somente o pegador de posse da bola poderá pegar os demais colegas(fugitivos);
2. os pegadores não poderão jogar a bola, somente tocar a bola no colega que esteja próximo.
Dica: Para facilitar para as crianças se tiver em dificuldades em pegar os coleguinhas, o professor poderá escolher mais pegadores.
Sugestão:- Como os pegadores deverão pegar os demais alunos parados e não poderão jogar a bola e somente tocar, a brincadeira poderá ser feita com aluno com deficiência física, cadeirante, PC, pois este poderá se locomover sem precisar correr do pegador ou desviar-se da bola.
Importante professor:
- O aluno cadeirante poderá ser empurrado por um aluno colaborador. Ah! Mas não se esqueça! Nunca movimente a cadeira de rodas sem antes pedir permissão para a criança. Oriente o aluno colaborador!
- Não se acanhe em usar palavras como "andar" e "correr". As pessoas com deficiência física empregam naturalmente essas mesmas palavras.
- Trate a criança com deficiência com a mesma consideração e respeito que você usa com as demais crianças.
Atividade 3 : O safári fotográfico.
Disponível em: http://www.cassiopeiaonline.com.br/pt/kids/images/mimica.jpg
Acesso em: 03.07.2009.
Formação: em circulo, sentados.
Descrição da atividade: O professor apresentará a atividade às crianças fazendo a contextualização da mesma, a fim de envolvê-las na brincadeira.
Ex: O safári é um local onde moram vários animais de diferentes espécies. Cada um vive com sua família. Mais quais animais vivem no safári? Vocês sabem? Têm girafas, gaviões, emas, tigres entre outros que precisam conviver soltos na mata.
Após apresentação, escolherá três alunos, sendo que, cada um imitará um elemento que faça parte de um safári. Um imitará um animal, o outro imitará objetos e outros elementos que possam ter no safári e o terceiro imitará uma ação, atividade esta que pode imitar gestos de (comer, caçar, pescar, dançar, entre outras).
Enquanto os três alunos imitam, as crianças que estão em circulo deverão adivinhar o significado do gesto apresentado. Quem adivinhar trocará de lugar com o aluno que está fazendo a mímica. O professor deverá sempre auxiliar os alunos para a escolha do que será imitado, a fim de oportunizar informações que os levem a uma maior segurança no momento de executar o gesto.
Nesta brincadeira qualquer criança poderá brincar sem grandes dificuldades, o professor deverá sempre motivar os alunos a descobrir o que o colega está imitando e não deixar que o aluno se intimide com sua imitação, assim também o aluno com deficiência.
Importante professor: - Professor: lembrou de elogiar? A criança, ao escolher sua mímica, dê a ela uma “piscadela”! ou faça um sinal de “ legal”! Elogios entusiasmados possibilitam o desenvolvimento da autoestima levando a criança a um maior envolvimento na brincadeira.
Atividade 4 : Movimentando as mãos
Disponível em: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_228/1201092952FeIzol.jpg
acesso em: 03.10.2009.
Musica: Soco bate e vira
Soco bate;
Soco vira;
Soco bate soco, vira;
Professor: ao clicar no link abaixo, encontrará a música relacionada a letra acima apresentada. Clique em “listen” e poderá ouvi-la.
Disponível em : http://www.krafta.info/search/xuxa-soco-soco-bate-bate/1/mp3
acesso em: 03/10/2009.
Formação: divididos em duplas ou trios, formando pequenos círculos.
Descrição da atividade: de acordo com a letra da musica as crianças deverão executar o movimento ensinado pelo professor.
Dica: coloque a musica para que as crianças conheçam a melodia, cantem juntos e aos poucos incorpore o movim ento.
Para que as crianças consigam coordenar o movimento o professor fará demonstrações primeiro, e depois as crianças junto, iniciando em duplas, trios e assim por diante até que consiga fazer uma única roda onde todos façam o movimento.
Importante professor: O aluno que apresentar alguma dificuldade física deverá ser adaptada a brincadeira, para que ele consiga acompanhar, fazendo com um dos braços se apresentar paralisia lateral. Se o aluno portar paraplegia não terá dificuldades.
- ao dividir em duplas ou trios coloque sempre uma criança deficiente com uma que não apresente deficiência física.
Recursos Complementares
O professor poderá apresentar para seus alunos um áudio onde é explicado a importância da brincadeira e o desenvolvimento motor.
Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4787
Acesso dia 03/07/09.
Ao abrir este link, clique no endereço eletronico apresentado na página e ao abri-la clique no ícone " baixar".
Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4787
Acesso dia 03/07/09.
Ao abrir este link, clique no endereço eletronico apresentado na página e ao abri-la clique no ícone " baixar".
Avaliação
A avaliação deverá ser feita no decorrer da aula, onde o professor deverá verificar a dificuldade dos alunos com os movimentos, avaliando qual seu limite.
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