Posted: 07 Nov 2014 04:08 AM PST
O Elbee foi lançado no início do segundo semestre de 2014, o motorista pode entrar e sair do veículo sem precisar de alguém que o ajude por conta de uma porta dianteira, que é utilizada com controle remoto, e uma rampa que permite ao cadeirante entrar sem necessitar sair da cadeira de rodas para conduzir o veículo.
A grande sacada do Elbee é que ele pode ser estacionado perpendicularmente ao passeio, permitindo o acesso do condutor diretamente a calçada, utilizando-se de espaços menores para estacionar devido aos seus 2,50 m de comprimento e 1,30m de largura. Pesa 400 kg, atinge os 80 km/h e os engenheiros precisaram de 10 anos para desenvolver esta solução pensada de base para os deficientes físicos.
Existem algumas dificuldades no projeto que não são facilmente explicadas como o porque de uma porta na dianteira e não na parte traseira do veículo, como acontece em modelos como o Kenguru ou o brasileiro Pratyko, e na entrada de costas do motorista que deve ter a sua cadeira adaptada a um pino trava.
O Elbee está homologado para circular nas estradas checas desde 2010 e não tem previsão de chegada pelas terras brasileiras. O elevado preço, cerca de 15 mil euros, que está diretamente relacionada à complicada solução de engenharia para que o acesso seja feito pela frente como mencionamos acima. A única questão que sempre me coloca a pensar é porque os engenheiros não pensam em um meio de se transportar um carona junto ao motorista. Podemos ver nos três modelos que o deficiente tem que andar solitário no carro.
Fonte: Blog Deficiente Físico
Nenhum comentário:
Postar um comentário