segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Brasileiro de Tiro Esportivo fecha ranking nacional da modalidade


08 de outubro
Competição aconteceu dias 6 e 7 no CNTE – Centro Nacional de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro. Evento comprova crescimento da modalidade com presença de 16 clubes e 48 atletas
O Rio de Janeiro recebeu neste fim de semana, 6 e 7 de outubro, o Campeonato Brasileiro de Para-Tiro Esportivo que definiu os campeões nacionais na modalidade. O Campeonato aconteceu no CNTE – Centro Nacional de Tiro Esportivo, instalação que recebeu o Pan de 2007 e os Jogos Mundiais militares, em 2011. O evento reuniu número recorde de participantes com a presença de dezesseis clubes, de onze estados (CE, ES, GO, MG, MS, PI, PR, RJ, RS, SC, SP). A competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, também definiu o ranking nacional do Para-Tiro que define os atletas que podem ser contemplados com programa bolsa-atleta. O coordenador técnico da modalidade, Felipe Dias, falou sobre a importância do evento.
“Sem dúvida essa foi a competição mais importante do ano por definir o campeão brasileiro. Além disso, é o evento que conta mais pontos para a composição do ranking nacional. Trouxemos o evento para CNTE por ser o melhor lugar do brasil para este tipo de disputa, o que favorece o nível técnico da modalidade. Estamos muito satisfeitos com os números do evento que teve a maior a participação registrada”, explica Felipe Dias.
O diretor técnico da competição e técnico nacional de armas longas, James Walter Lowry Neto, falou sobre a importância do surgimento de novos atletas no ciclo de 2012.
“Estamos felizes com o resultado do ano. A Copa Brasil e o Campeonato Brasileiro de Para-Tiro Esportivo mostraram o crescimento do esporte e do nível dos atletas. Temos atletas recém-chegados e a participação feminina também aumentou. Temos um sistema de pontos por somatório ao longo do ano o que estimula a participação dos clubes em todos os eventos do ano, com isso conseguimos aumentar o nível das disputas”.
O representante do Brasil no Jogos Paralímpicos de Londres, Carlos Garletti, confirmou o favoritismo nas provas em que disputou. Ele conquistou o título de campeão brasileiro na Carabina 22 – 50m – Deitado e Carabina de ar – 10m – em pé. Além dos mais experientes, atletas novatos como Watachos Queiroz, que disputou sua segunda competição, já apresentam resultados expressivos. O atleta de Vila Velha é policial rodoviário federal aposentado, por acidente.
“Sempre tive uma relação com o Tiro. Comecei a atirar com a pistola de um colega, mas conheci o tiro olímpico no fim de 2011. Em 2012 participei da minha primeira competição paralímpica e já tive resultados importantes. Saio daqui feliz, com o terceiro lugar na minha prova (pistola de ar – 10m). Tenho um desejo muito grande de seguir como atleta profissional e a meta de chegar na Seleção Brasileira. Também quero divulgar o esporte e trazer mais destaque para a modalidade”, finaliza Watachos.
A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, conta com o patrocínio da Loterias Caixa e recursos do Siconv (Sistema de Convênios do Governo Federal).
Os resultados completos desta competição e o ranking nacional da modalidade estão disponíveis em:
http://www.cpb.org.br/campeonato-brasileiro-de-para-tiro-esportivo-2012/

Nenhum comentário: