Saiba como se comportar diante de uma pessoa que:
USA CADEIRA DE RODAS
.Nunca se apóie na cadeira de rodas. Ela é como uma extensão do corpo da
pessoa.
Ilustração 1: Homem Apoiando na cadeira de rodas
.Se quiser oferecer ajuda, pergunte antes, e de forma alguma insista.
.Ajuda aceita, deixe que a pessoa diga como proceder.
.Se a conversa for demorar, sente-se, ficando sempre no mesmo nível do
olhar do usuário da cadeira de rodas.
Ilustração 2: Uma mulher sentada em uma cadeira no mesmo nível que o cadeirante
.Nunca estacione seu automóvel em frente a rampas ou em locais
reservados às pessoas com deficiência. Esses lugares existem por necessidade e
não por conveniência.
Ilustração 3: Cadeirante utilizando uma calçada com rampa
Não tema em falar as palavras correr ou caminhar. As pessoas com
deficiência também as usam.
.Para evitar que a pessoa perca o equilíbrio e caia para frente, use sempre a
"marcha ré" para descer rampas ou degraus.
Ilustração 4: Desequilíbrio ao tentar descer uma escada
USA MULETAS
.Não tenha pressa. Acompanhe o ritmo da marcha de seu usuário.
.Tome cuidado para não tropeçar nas muletas.
Ilustração 5: Homem tropeçando na muleta
.As muletas devem ficar sempre ao alcance das mãos.
Ilustração 6: Mulher sentada longe das muletas
.Antes de ajudar, pergunte á pessoa se ela quer realmente a ajuda.
TEM DEFICIENCIA VISUAL
.Se notar que a pessoa precisa de ajuda, prontifique-se. Peça explicações à
pessoa cega de como ela quer ser ajudada.
Ilustração 7: Garoto ajudando um Cego a atravessar a rua
.Nunca a agarre pelo braço. Para guiar uma pessoa cega ofereça seu
antebraço para que ela segure. Oriente-a para obstáculos como meio fios,
degraus, buracos e outros.
Ilustração 8: Garoto guiando um cego
.Evite deixar o cego falando sozinho. Ao sair de um ambiente, avise-o.
Ilustração 9: Homem avisando ao cego que está saindo
.Não receiem ao falar palavras como, cego, olhar ou ver. Os cegos também
às usam.
.Para explicar direções seja o mais claro possível. Informe sobre obstáculos
pela frente, e indique as distâncias em metros.
Ilustração 10: Mulher demonstrando as características de uma cadeira
.Não tenha vergonha. Se você não sabe como direcionar a pessoa seja
franco. Pergunte de que maneira deve descrever as coisas.
.Ao guiar um cego para uma cadeira, direcione suas mãos por trás do
encosto. Informe ainda se ela tem braços ou não.
.Se no restaurante não houver cardápio em braile, é de boa educação que
você o leia e informe r os preços.
Ilustração 11: Garçom lendo o cardápio para o cego
.Pessoas com visão subnormal (sérias dificuldades visuais) devem receber o
mesmo tratamento. Ofereça sua J ajuda sempre que notar que ela está em
dificuldade.
TEM PARALISIA CEREBRAL
.A pessoa com paralisia cerebral é inteligente e sensível, ela reconhece que
é diferente dos outros. Se você seguir seu ritmo poderá ajudá-la. Se não
compreender o que ela disse, peça que repita.
.A paralisia cerebral causa gestos faciais involuntários, o andar é com
dificuldade, e em alguns casos a pessoa não anda.
Ilustração 12: Mulher representado a paralisia cerebral
.Não confunda com deficiência mental. A paralisia cerebral afeta somente o
aparelho motor, responsável pelo controle dos movimentos do corpo.
.Não se deixe impressionar por seu aspecto, aja de forma natural. Como
qualquer pessoa ela merece respeito.
TEM DEFICIENCIA MENTAL
.Cumprimente-a normalmente. Geralmente a pessoa com deficiência mental
é carinhosa, disposta e comunicativa.
Ilustração 13: Homem cumprimentando o garoto com deficiência mental
.Dê-lhe atenção. Expresse alegria em encontrá-la e mantenha a conversa até
onde for possível.
.Evite a super proteção. Ajude somente quando for necessário. Ela deve
tentar fazer tudo sozinha.
Ilustração 14: Garoto com deficiência mental descendo escadas
.A deficiência mental não é uma doença. Pode ser uma conseqüência de
alguma doença, assim, não use palavras como doentinho ou bobinho quando se
referir a uma pessoa nessas condições.
.Trate as pessoas com deficiência mental de acordo com sua idade. Se for
criança trate-a como criança, se for um adolescente ou adulto, trate-a como tal.
TEM DEFICIENCIA AUDITIVA
.Fale claramente em velocidade normal, de frente para o surdo, tomando
cuidado para que ele enxergue a tua boca.
Ilustração 15: Mulher conversando com um deficiente auditivo
.Não grite, fale com o tom de voz normal, a não ser que lhe peçam para
levantar a voz.
.Seja expressivo. Os surdos não podem ouvir as mudanças sutis do tom de
sua voz indicando sarcasmo ou seriedade.
Ilustração 16: Homem expressivo conversando com deficiente auditivo
.Se um surdo estiver acompanhado de intérprete, fale diretamente a pessoa
surda, não à intérprete.
.Ao conversar com uma pessoa surda, mantenha contato visual, se você
dispersar o seu olhar, ela pensará que a conversa acabou.
.Se você quiser falar com um surdo, chame sua atenção, sinalizando ou
tocando-lhe no braço.
Ilustração 17: Garota tocando no braço do deficiente auditivo
.Se você não entender o que um surdo esta falando, peça que repita. Se
mesmo assim não conseguir entender, peça que escreva. O importante é
comunicar-se.
.Eles só saberão "ler" suas expressões faciais, seus gestos ou movimentos
de seu corpo para entender o que você quer comunicar.
Ilustração 18: Homem comunicando com deficiente auditivo
.Ao planejar um evento, utilize os avisos visuais. Se for exibir um filme,
providencie um script ou um resumo do filme, se não tiver legendas.
As informações deste manual foram retiradas do Manual para Inclusão Social
das Pessoas Portadoras de Deficiência da Coordenadoria Nacional para
Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - CORDE.
Direitos:
Ilustrações: Elton Hiibner
Iniciativa:
Centro de Vida Independente de Maringá
Avenida Colombo, 5.790 - UEM CAP.
Bloco T 14- Maringá-Pr -Cep 87.030-121.
Fone/fax: (Oxx44) 263-8310
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