terça-feira, 16 de novembro de 2010

BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS - ESTADUAL INTEGRADO COM EQUIPES PRINCIPAIS - MATEM AS SAUDADES

CAMPEONATO ESTADUAL INTEGRADO 2003 DE BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS. VEJAM AS FOTOS E REPORTAGENS EM :
http://www.acadef.org.br/campcarioca/html/fotos.html



Equipe principal do CR FLAMENGO e equipe cadeirante em disputa do I Campeonato Estadual de Basquetebol em 
Cadeira de Rodas Integrado realizado no ano de 2003 na quadra do TIJUCA T.C que adaptou suas instalações para
 melhoria da acessibilidade dos  atletas cadeirantes.







Equipe do CR FLAMENGO  com Robertão (cap), Parré,Luiz Claudio Pontes, Indio e Carlos





Equipe do C.R. VASCO DA GAMA  dirigida pelo Prof ANTONIO CARLOS ( pulga)


RESULTADO DO CLÁSSICO:
13/10 - Vasco/ACADEF vence FLAMENGO/IBDD na preliminar

Pelo Iº Campeonato Estadual de Basquete em cadeira de rodas o VASCO/ACADEF venceu o FLAMENGO/IBDD, nesta segunda feira 13/10, no ginásio do Tijuca Tênis Clube com o placar de 55x22.

Um show de bola do VASCO/ACADEF que mandou no jogo o tempo todo.


Paulo César foi o cestinha da partida assinalando 17 pontos. Jogaram e marcaram pela ACADEF/Vasco: Pepê(12 pts), Paulo César(17 pts), Fábio, Jonas (08 pts), Aloísio, Alexandro (02 pts), Raniero, Josiano(06 pts), Renato(10 pts), Paulino e  Romário.
Técnico: ACM Pulga

Aquecimento dos paraatletas






Lances livre a favor da equipe do CR VASCO DA GAMA sendo ministrados pelo
Árbitro Internacional da IWBF RICARDO SOUZA e, ao fundo, o Prof SERGIO CASTRO
Técnico da equipe do IBDD-FLAMENGO



http://www.acadef.org.br/campcarioca/html/vascoibdd.html



                   Andamento da partida



Andamento da partida entre CR.VASCO DA GAMA e FLUMINENSE F.C




FOTO DO PRIMEIRO BRUNCH REALIZADO PELO BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS PELA FEDERAÇÃO DE BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS, PRESIDIDA PELO PROFESSOR SERGIO CASTRO EM 2003






Tabela
Entrevista
Links
Saiu na imprensa
Resenha das partidas
Fotos dos Jogos
Classificação Geral
Fale Conosco
Página Principal ACADEF




Fotos e resenhas dos jogos do CR Vasco da Gama / ACADEF






Tabela do Campeonato Estadual


http://www.acadef.org.br/campcarioca/html/tabela.html






EQUIPES PARTICIPANTES
ACF/Campos/ONG-ESF
CR Vasco da Gama/ACADEF
Jequiá IC/ANDEF

CR Flamengo/IBDD
Fluminense/AADF
Tijuca TC/ADEZO



      
SAIU NA IMPRENSA

Rio promove o 1º campeonato de basquete em cadeira em cadeira de rodas

Clubes cariocas "apadrinham" times de basquete em cadeira de rodas
(1/11) – A Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ) criou uma novidade para o Campeonato Estadual Masculino Adulto de Basquete deste ano, o basquete em cadeira de rodas. Seis instituições de deficientes físicos foram “apadrinhadas” por seis clubes do Rio, Flamengo, Vasco, Fluminense, Campos, Tijuca e Jequiá, e jogam sempre nas preliminares dos jogos de seus times representantes.

O Flamengo adotou o IBDD; o Vasco, a ACADEF; o Fluminense, a AADEF; o Tijuca, a ADEZO; o Campos, a ONG-ESF; e o Jequiá, a ANDEF. O nome da entidade vem seguido do nome do clube, por exemplo, Flamengo/IBDD.

As partidas são como as do basquete convencional, com cinco atletas de cada time se enfrentando em quadra, e cada elenco possui uma média de 12 jogadores. O Campeonato começou no dia 21 de setembro e será encerrado no dia 22 de dezembro,junto com a competição principal. O técnico do Vasco, Antônio Carlos Magalhães, o Pulga, dirigiu a Seleção Brasileira nas pára-Olímpiadas de 96, em Atlanta (EUA). Ele explicou das dificuldades de se formar um atleta deficiente:

- Nosso basquete não é como o convencional, onde em um ou dois meses se consegue formar um jogador. Para formarmos um atleta cadeirante levamos aproximadamente de um a dois anos para motivá-los e readaptá-los aos exercícios –
disse Pulga.

Os treinos ocorrem três vezes na semana, com aproximadamente duas horas e meia de duração, mas para o técnico Gustavo Rodrigues do Jequiá/ANDEF, o ideal seria que eles treinassem todos os dias:

- O melhor seria se treinássemos todos os dias, porém devido ao trabalho e as dificuldades dos atletas, isso não é possível. A vida deles não é fácil, e é preciso ter muita
perseverança para lidar com tantas dificuldades –avaliou o técnico.

O primeiro Campeonato Estadual de Basquete em Cadeira de Rodas proporcionou aos torcedores três clássicos inéditos entre os arqui-rivais Flamengo, Vasco e Fluminense, onde todos se emocionaram nas partidas:

- Jogar um Flamengo e Vasco sempre foi um sonho para mim. Graças à competição, estamos sendo vistos como atletas e não como deficientes. É mais uma maneira de tentarmos uma re-inclusão à sociedade, já que por aqui há bastante preconceito.Em relação aos deficientes – desabafou Robertão, jogador do Flamengo/IBDD.

 - O professor Sérgio Castro, criador e primeiro Presidente da Federação de Basquetebol em Cadeira de Rodas do Estado do Rio de Janeiro, em 1997, declarou que nunca houve na América do Sul um campeonato integrado com as equipes principais, sendo um fato inédito na história do Basquetebol em cadeira de Rodas no continente sul-americano. Embora com a ausência ainda de patrocinadores, espera-se que para os próximos campeonatos esse auxílio possa ser prestado, possibilitando assim um maior prestígio à modalidade paraesportiva cadeirante.

É possível entrar em contato com as instituições através dos seguintes telefones: AADEF 2401-2052; ACADEF 2244-7523; ADEZO 3332-4757, ANDEF 2718-7580, IBDD 2557-6990 e ONG-ESF (22) 27243742 begin_of_the_skype_highlighting              (22) 27243742      end_of_the_skype_highlighting.

Autor: Felipe Vargas



Vasco da Gama / ACADEF x Flamengo / IBDD 




RESULTADO DO CLÁSSICO:
13/10 - Vasco/ACADEF vence FLAMENGO/IBDD na preliminar

Pelo Iº Campeonato Estadual de Basquete em cadeira de rodas o VASCO/ACADEF venceu o FLAMENGO/IBDD, nesta segunda feira 13/10, no ginásio do Tijuca Tênis Clube com o placar de 55x22.
Um show de bola do VASCO/ACADEF que mandou no jogo o tempo todo.

Paulo César foi o cestinha da partida assinalando 17 pontos. Jogaram e marcaram pela ACADEF/Vasco: Pepê(12 pts), Paulo César(17 pts), Fábio, Jonas (08 pts), Aloísio, Alexandro (02 pts), Raniero, Josiano(06 pts), Renato(10 pts), Paulino e  Romário.
Técnico: ACM Pulga


Nenhum comentário: