terça-feira, 23 de novembro de 2010

Autismo: inserção social é possível? Cinthia Pascueto – AGN/Praia Vermelha

Coordenadoria de Comunicação - UFRJ - www.olharvirtual.ufrj.br

Autismo: inserção social é possível?

Cinthia Pascueto – AGN/Praia Vermelha


imagem ponto de vista

O autismo é considerado por especialistas uma doença neurológica que dificulta a interação do indivíduo, o que pode impedir inclusive a continuidade dos estudos. Contrariando esse conceito, Daniel Ribeiro Jansen Ferreira, jovem autista e avesso a qualquer contato físico, defendeu no mês de fevereiro sua dissertação de Mestrado no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sendo aprovado com louvor pela banca examinadora.

A história de Daniel Ferreira desperta discussões sobre a forma como a sociedade lida com a questão do autismo. Envolvimento em atividades cotidianas de planejamento e convivência é um grande desafio para o autista, o que justifica o baixo número dessas pessoas que conclui a faculdade. Como, portanto, foi possível ao estudante completar o mestrado?

A partir destes questionamentos, o Olhar Virtual conversou com Ana Cristina Barros da Cunha, professora do departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da UFRJ, que contou sobre tratamentos, processos de inserção social e novos olhares a respeito do autismo.


MAIS SOBRE AUTISMO : http://www.google.com/#q=autismo+e+sociedade&hl=en&prmd=iv&ei=Ml3sTMpqja6wA93NhfQO&start=10&sa=N&fp=94fb864a6b447b62

Nenhum comentário: