sábado, 6 de março de 2010

SAPATILHAS PARA COMPETIÇÃO E TREINAMENTO


Créditos Imagem
Autor: timtak
Licença: CC Attribution-NonCommercial 2.0

SAIBA MAIS - Sua sapatilha

Sapatilhas de atletismo geralmente são fabricadas com as melhores matérias-primas e tecnologia de ponta, para proporcionarem uma maior duração, conforto e desempenho. Há no mercado, inúmeros modelos de sapatilhas, destinadas às diversas modalidades e categorias do atletismo.

Mas, como escolher a sapatilha certa para você?

Devemos levar em consideração o nível de profissionalismo do atleta, tipos de pista onde ela será mais utilizada e obviamente a modalidade praticada:

a. As sapatilhas mais caras geralmente são as mais indicadas para atletas de alto nível. Algumas vezes essas sapatilhas deixam a desejar na resistência, por privilegiarem o desempenho. Portanto podem não ser indicadas para treino e para pessoas que desejam uma sapatilha que dure por vários anos. Atletas iniciantes devem procurar modelos com um solado generoso. Por não possuírem uma musculatura muito desenvolvida nas pernas para manter a corrida na ponta dos pés e por estarem com os músculos e articulações em formação, mesmo nas provas de velocidade e salto são mais indicadas as sapatilhas de meio-fundo e fundo para estes atletas.

b. Se você for usar sua sapatilha com mais freqüência em pistas de carvão/terra, procure sapatilhas com mais pregos no solado, solas mais grossas e proteções nas laterais. Em pistas sintéticas não há restrições, a maioria dos modelos já possuem uma durabilidade acima da expectativa.

c. Existem sapatilhas para quase todas as modalidades do atletismo. No entanto, algumas podem ser usadas para modalidades diferentes. É o caso da sapatilha de meio-fundo, considerado um modelo “coringa”. Ela pode ser usada para competições de provas de 200 a 1500 m, com e sem barreiras, e até para provas de saltos horizontais e com vara. A sapatilha de salto em altura pode ser adaptada para utilização no lançamento de dardo com uma boa tornozeleira elástica. Para as provas de arremesso de peso e lançamento de disco e martelo, geralmente um único modelo de atletismo já atende a necessidade. Sapatilhas de velocidade, além de serem indicadas para provas de 100 a 400 metros rasos também podem ser usadas para barreiras, especialmente o 100 e o 110 com barreiras.

Limpeza (Adaptado do site: www.classicodesportivo.pt):

a. Nunca lave na máquina de lavar, pois poderá danificar ou até mesmo destruir a parte superior da sua sapatilha.

b. Os materiais são sensíveis. Limpe as suas sapatilhas cuidadosamente à mão. Utilize água morna, sabão em barra (não use detergente) e um pano macio.

c. As sapatilhas em camurça deverão ser limpas quando secas, utilizando uma escova macia. Poderá utilizar um pano úmido, mas atenção às cores claras que poderão escurecer.

d. Não force a secagem de suas sapatilhas, utilizando secadora ou outros meios de secagens “caseiras”, pois os materiais utilizados para a sua fabricação poderão descolar ou quebrar. Coloque papel pardo sem cores dentro das sapatilhas molhadas e deixe-as secar a temperatura ambiente (à sombra).

E lembre-se: use sempre pregos compatíveis com o tipo de pista. Pregos muito grandes, além de danificar a pista, diminuem a vida útil das sapatilhas.


PROMOÇÃO - Produto em Destaque

Falando em Sapatilhas, você já conferiu a Sapatilha Pista e Campo? Sim, nós temos nossa própria Sapatilha. Pensada e projetada para que os atletas usufrutuem de um produto de excelente qualidade, como as das famosas marcas, com a vantagem de um preço mais acessível. A Sapatilha Multimodalidade Pista e Campo é leve e versátil, indicada para provas de meio-fundo e fundo e para treinamento e/ou iniciação em modalidades de velocidade e saltos.

Consulte-nos sobre desconto para compra de quantidades maiores.




PARTICIPE!

Diga-nos o que achou da Sapatilha Pista e Campo. Caso você tenha adquirido nossa sapatilha, conte-nos sua experiência! Queremos saber os pontos positivos e negativos do produto, para desenvolvermos modelos cada vez melhores. Sortearemos um cliente para receber um kit com brindes exclusivos. O nome do ganhador estará disponível no tópico “Sapatilha Pista e Campo” no Orkut e em nosso Blog, Loucos por Atletismo, a partir do dia 30 de março.


FALE CONOSCO - Canais de Comunicação Pista e Campo


Site: www.pistaecampo.com.br
E-mail: sac@pistaecampo.com.br
MSN: sac@pistaecampo.com.br
Blog: blog.pistaecampo.com.br
Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=35171597

vejam mais em : http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=SAPATILHAS+PARA+CORRIDA&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&oq=


Engana-se se pensa que as sapatilhas são todas iguais. Embora um único par possa ser utilizado para praticar uma variedade de desportos, a verdade é que não estará a obter a performance máxima se calçar, por exemplo, as sapatilhas que normalmente usa para jogar ténis para fazer uma sessão de jogging. Para poder correr sem parar, comece pelas sapatilhas adequadas.
Analise um par antigo. A melhor forma de decidir quais as próximas sapatilhas de correr a adquirir é analisar um par antigo, ou seja, comece por colocar as sapatilhas lado a lado e determine o seguinte: se inclinarem para o meio, as suas novas sapatilhas necessitarão de maior estabilidade; se inclinarem para fora, as suas novas sapatilhas devem permitir uma maior absorção de choque. Agora, examine as biqueiras das sapatilhas velhas – consegue ver a forma de algum dos seus dedos? Recorda-se de algum desconforto nesta zona? Se respondeu sim a qualquer uma destas questões, recomenda-se que as sapatilhas novas sejam um tamanho acima e/ou mais largas. Agora, verifique o estado das solas para saber quais as zonas mais gastas – são estas que denunciam a forma como o seu pé pousa ao correr, o que significa que o próximo modelo deve ter algum suporte extra nestas áreas.
Loja especializada. Se correr é uma actividade que leva a sério, então a compra de umas sapatilhas para esse efeito deve ser igualmente ponderada. Para começar, desloque-se a uma loja de desporto especializada – isto porque para além de encontrar prateleiras e prateleiras de modelos, estas estarão organizadas por desporto, o que por si só já facilita a selecção. Adicionalmente, contará com o know-how de quem trabalha no mercado para determinar qual a melhor sapatilha para si. Se tiver um par de sapatilhas antigas, leve-as consigo.
Quantos quilómetros? Quanto mais tempo dedicar à corrida, melhor devem ser as sapatilhas a adquirir. Se é uma pessoa que corre todos os dias, ou quase, e que habitualmente participa em maratonas, então o investimento feito num bom par de sapatilhas será facilmente recuperado simplesmente porque sentirá a diferença, a vários níveis. Se começou recentemente ou pensa iniciar um programa de corrida, então a primeira aquisição de sapatilhas específicas para esta modalidade pode passar por um modelo mais básico que o ajudará a começar com o pé direito, mas das quais não se arrependerá no caso de desistir ou de querer melhorar a sua performance e adquirir um modelo superior.
Perfeitas nos pés. Para fazer uma escolha acertada no que toca a sapatilhas para correr, vá com tempo para a loja de desporto e, sem descurar nenhuma das dicas acima apresentadas, não tenha receio de experimentar todos os modelos disponíveis! Faça questão de manter cada sapatilha no pé durante alguns minutos, passeando e até correndo um pouco pela loja para perceber como é que as sapatilhas respondem ao movimento e qual a duração do seu conforto. Sabia que um par de sapatilhas adequadas não só ajuda a proteger as articulações, joelhos e costas, como pode contribuir para a velocidade e performance de um corredor?
A adaptação. Escolhidas as sapatilhas, segue-se outra importante fase – a adaptação. Antes de as levar para a rua, ande com elas em casa, não só para começar a “quebrá-las”, mas para se certificar que escolheu, de facto, o melhor modelo para si. Na hora de começar a correr com as sapatilhas novas, faça-o sempre com meias e comece com pequenas distâncias para reduzir o risco de bolhas e outros desconfortos provocados por sapatos novos. Por este mesmo motivo, aconselha-se a nunca estrear umas sapatilhas numa prova ou maratona.
Uma revisão adequada. Independentemente do preço e do conforto, um par de sapatilhas não dura para sempre e, no momento em que começar a sentir que lhe apertam ou magoam os pés, estará na altura de voltar a investir. Se continuar a correr com sapatilhas que já tem há anos e que já viram melhores dias, o risco de lesão torna-se cada vez mais elevado. Quando em dúvida, siga a regra dos especialistas: troque as sapatilhas a cada 700 km.
QUAL A MELHOR SAPATILHA A ESCOLHER?

http://www.omundodacorrida.com/phpBB2/showthread.php?t=4751


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&source=hp&q=SAPATILHAS%20PARA%20CORRIDA&gbv=2&oq=&ie=UTF-8&sa=N&tab=iw


O mito das sapatilhas para corrida

Existe um "burburinho" na net sobre se as nossas sapatilhas caras de atletismo/corrida é que nos estão a deixar lesionados. Enviaram-me os seguintes dois fascinantes artigos sobre o assunto. Quem tiver curiosidade e uns 10 min livres, recomendo leitura:

What Ruins Running
http://www.boston.com/bostonglobe/magazine/articles/2009/04/19/what_ruins_running/

The painful truth about trainers: Are running shoes a waste of money?
http://www.dailymail.co.uk/home/moslive/article-1170253/The-painful-truth-trainers-Are-expensive-running-shoes-waste-money.html

Nenhum comentário: