quarta-feira, 17 de março de 2010

O falso forte


Enzo Perondini esculpiu o corpo à base de remédios e agora luta contra o cancer.

Disposto a ter um físico igual ao do ator e ex-mister Universo Arnold Schwarzenegger, Enzo Perondini começou a treinar musculação aos 16 anos de idade.

Era na época um sujeito magro, com 72 quilos distribuídos por 1,89 metro de altura. Hoje, com 35 anos, ele adora usar camisetas cavadas para não deixar dúvida de que atingiu seu objetivo. Exibe braços com inacreditáveis 55 centímetros de circunferência, quase o tamanho da coxa de uma pessoa normal. Quando está fazendo exercícios, suas veias saltam e os músculos inchados formam uma massa que se estende pelas costas e engole o pescoço. Num movimento de pernas, é capaz de empurrar mais de meia tonelada de peso. Graças a essa força espalhada pelo corpanzil de 120 quilos, transformou-se numa das principais estrelas dos campeonatos de fisiculturismo do país.

Conquistou uma série de títulos paulistas, brasileiros e sul-americanos. Há duas semanas, tentou ser o melhor do mundo, durante um concurso de mister Universo realizado na Turquia. Não chegou sequer às finais, apesar de ter investido uma pequena fortuna na preparação. Nada menos do que 20.000 reais, a maior parte deles gasta na compra de drogas para melhorar o desempenho. "Foi a última vez", garante Enzo. "Já experimentei todos os tipos de bolinha, mas cansei de fazer do meu corpo um laboratório para experiências químicas."

A busca dos músculos esculpidos à base de remédios não é novidade em outros países.

Um dos casos mais conhecidos foi o do fisiculturista alemão Andreas Münzer, que morreu aos 31 anos com os rins e fígado devorados pelas drogas.

O brasileiro Enzo também enfrenta graves problemas de saúde. Pouco antes do campeonato ele ficou assustado quando percebeu um inchaço no estômago. Em seguida, vieram dores insuportáveis, diarréias e sangramentos. Uma ultra-sonografia revelou a gravidade do problema. Nos resultados do exame, lê-se o seguinte sobre o estado de seu fígado: "presença de múltiplos nódulos sólidos dispersos por todos os segmentos hepáticos, o maior deles medindo 5,2 centímetros". O complicado linguajar médico é sinônimo de expressões bastante conhecidas. "Há duas possibilidades fortes para o caso: cirrose ou câncer. Sabendo que o paciente é um fisiculturista, aposto mais na última hipótese", diz um oncologista que prefere manter-se no anonimato. O atleta não tem dúvida. "Estou com câncer", afirma Enzo, que acha estar pagando o preço por ter abusado das drogas. "Sabia dos riscos, mas a vaidade e o ambiente das academias me incentivaram a seguir em frente", justifica.

Nos últimos quinze anos, ele exagerou nos exercícios com halteres e se entupiu de drogas. Primeiro foram os esteróides anabolizantes, nome científico para os hormônios masculinos produzidos em laboratório. Combinado com exercícios, o remédio tem o efeito potencializado e rende aos atletas suplementos de força, resistência e velocidade. Apesar de estar na lista negra de doping do Comitê Olímpico Internacional, continua sendo usado como um elixir mágico pelos fisiculturistas. Enzo tomou sua primeira dose injetada no braço numa farmácia de sua cidade natal, Serra Negra, no interior de São Paulo.

Ao final de um mês, havia acrescentado 7 quilos de músculos ao corpo. É um efeito sedutor. Apenas suando a camisa nos treinamentos, sem usar drogas, um atleta ganha no máximo 2 quilos de músculos por ano.

Animado com esse resultado, Enzo intensificou e diversificou o consumo de remédios. Passou a tomar esteróides anabolizantes em doses literalmente cavalares, comprando em lojas veterinárias formulações sob medida para animais. Depois, a um custo de 2.000 reais por mês, introduziu na sua dieta química hormônios de crescimento. Outra de suas descobertas foram as injeções de insulina, úteis para levar mais rapidamente os nutrientes do sangue para as células musculares. Em alguns momentos, preocupado em controlar o peso antes das competições, cheirou cocaína. "A droga me ajudava a esquecer a fome", conta. Um mês antes dos torneios, Enzo suspendia o coquetel para passar no exame antidoping.

A técnica só falhou uma vez. Foi em 1991, quando recebeu uma suspensão de um ano por uso de anabolizantes. "Agi como um burro, mas aprendi a lição", afirma. Recentemente, quando foi convocado para o exame de doping que o habilitaria a disputar o título mundial, levou escondida na sunga uma seringa contendo a urina de um colega. "Um atleta que não usa nada é como um Fusquinha competindo com um Fórmula 1", compara.

O fisiculturista é um dos únicos que tiveram a coragem de quebrar o pacto de silêncio que existe nas academias de ginástica. A atitude mais comum no meio é negar as evidências. "Combatemos, reprimimos e fiscalizamos o doping", jura Eugênio Francisco Koprowski, presidente da Federação Paulista de Culturismo e Musculação. Existem cerca de 4.000 atletas do esporte no Brasil e a indústria de suplementos alimentares para incrementar as atividades físicas cresce ao ritmo de 20% ao ano. Até o final de dezembro, estima-se que ela deva faturar 25 milhões de reais com a venda de aminoácidos e carboidratos. Embora comercializem produtos legalizados, e não drogas anabolizantes, essas empresas investem no patrocínio de fisiculturistas para fazer marketing da saúde. Enzo é um dos garotos-propagandas. Nas próximas semanas, ele deve submeter-se a uma nova bateria de testes para confirmar a existência do tumor no fígado. Mas não está preocupado. Convertido à religião evangélica, ele acha que Deus vai curá-lo. Como prova de gratidão, deseja agora virar pastor. "Quero contar minha experiência para servir de alerta aos jovens", comenta. "Quando ouço o slogan 'Esporte é saúde', morro de dar risada."

gaderna
28/01/2009 - 18:11
sinceramente eu nunca entendi como uma pessoa pode fazer isso com o corpo, é falta d amor próprio...
os exercà cios devem ajudar na saúde e se arriscar desse jeito só pra ficar grande ta por fora...
isso d fisioculturismo tem q acabar, ficar incentivando os outros a se estragar é foda
jahr
29/01/2009 - 20:26
fato lamentavel....
acredito que esse laboratorio que mtos fazem de seu corpo soh pode acabar da pior forma!!!
q se recupere 100% do fato....
e outros aprendam....q essa parada ta por fora....
leandro silva
29/01/2009 - 20:55
O mais impressionante de td isso é que ainda hj com todos os exemplos que tem por ai ... muita gente ainda faz uso de venenos contra sua propria saude , é lamentavel !!
Konrado Tenório
29/01/2009 - 21:24
é lamentável msm!!!
Pessoas dedicam 1 ano corretamente na musculação = Pessoas q treinam 2meses com anabólicos esteroidais!!!

E convincente o uso dessas práticas em academia...tanto q a cada ano aumenta essa %...
mas acredito q uma declaração dessa é mto mais convincente q qualquer resultado!!!

saude é incopararável a vaidade!
AlexSniper
29/01/2009 - 23:54
É uma pena a história do cara, mas não posso dizer que sou contrário aos anabolizantes.
Acho que usa quem quer. A única coisa que não admito é o cara dizer que usou sem saber dos efeitos. Com a quantidade de informação e a facilidade de acesso, o cara dizer que não sabia é palhaçada.
Fora isso, se tomou, assumiu o risco e tem que encarar uma provável doença como o cara está enfrentando.
Já li alguns estudos falando sobre a parte positiva do uso dos anabolizantes, tanto que são vendidos como medicamentos. A diferença entre o medicamento e o veneno, é a dose.
Não acho que acabando com o fisiculturismo, vá acabar esse tipo de usuário. Lembro que estamos num fórum de artes marciais onde discutimos muito sobre MMA, esporte que muitas pessoas entendem como violência pura, até sádica. O que difere é a informação e a resposabilidade dos riscos. Ainda mais quando os riscos são individuais, como no caso dos anabolizantes. Quem terá prejuà zo, é só o cara.
Ah.. eu NÃO uso nada disso viu moçada...hehe..
FOGFISIO
30/01/2009 - 10:04
Infelizmente essa é a realidade de muitos que usam anabolizantes para ter o corpo perfeito...Todos que exageram cabam pagando um preço.
guile
30/01/2009 - 13:06
meu aigo, o camarada maro q começa na musculação tem de tomar muito cuidado, pois todos os iniciantes querem crescer do dia pra noite, se nao tiver uam cbç boa toma msm, tenho varios amigos q tomam, e nunk mais param. vira viciu msm.
Vinaum Mixed Martial Arts
30/01/2009 - 14:41
QUOTE
Recentemente, quando foi convocado para o exame de doping que o habilitaria a disputar o tà tulo mundial, levou escondida na sunga uma seringa contendo a urina de um colega. "Um atleta que não usa nada é como um Fusquinha competindo com um Fórmula 1", compara.

Ele falou uma grande verdade, isso acontece muito em diversos esportes..
Lembra da Rebeca Gusmão tomou uma punição pesada por isso.. Infelizmente essas coisas nunca vão acabar, sempre vão dar um jeito para burla o antidoping.

Eu sou contra apenas em casos de atletas que utilizam as drogas, é quase uma covardia um cara puro contra um cara dopado..
É como o exemplo que ele mesmo citou é como tivesse um fusca competindo com uma carro de formula 1.

É aquilo a maioria das pessoas que tomam anabolizante não tem a mà nima noção do que estão colocando para dentro de seus organismos.
Isso precisa de muito estudos, muito dinheiro para manter as drogas e a alimentação tem que ter uma boa alimentação, um bom descanso e muita força de vontade..
Se não meu amigo você estará jogando seu dinheiro fora porque vai estar perdendo mais da metade dos benefà cios que o anabolizantes oferecem e provavelmente estará sujeito a ter muitos efeitos colaterais..


Ai tem uma pequena historia muito interessante que tinha visto em um site a um tempo a trais e salvei.

Conheci um fisiculturista, que administrava via oral ou injetável, todas as drogas nas quais conseguia colocar a mão. Não pensava em dar um intervalo, na meia vida dos produtos ou sequer na sua origem. Na verdade não ligava para a saúde sendo que a maior parte do dinheiro que ganhava era voltado para a aquisição de drogas e que se danem outras necessidades e as pessoas que viviam ao seu lado.

Durante algum perà odo, o nosso herói às avessas conseguiu ganhar bastante peso e admiração de algumas pessoas, passando a sentir-se mais confiante e mais "macho". Porém, depois de alguns meses, acabou o seu dinheiro e com isso o seu mega ciclo. Em poucas semanas o nosso "herói" perdeu todo o peso conquistado como um balão que se murcha. Deprimido pela rápida perda entrou em depressão, o que passou a catabolizá-lo mais ainda, ficando menor do que era antes do ciclo.

Passou a ser và tima de comentários pejorativos vindo das mesmas pessoas que o havia anteriormente elogiado. Para sair do paradoxo, guardou todo dinheiro que podia até conseguir comprar mais drogas. Ganhou peso novamente e resolveu continuar no ciclo indefinidamente, como uma espécie de deletéria "vingança pessoal". Mas após alguns meses de constante administração, se salientaram os efeitos colaterais, tais como armazenamento óbvio de gordura sexual feminina e ginecomastia que podia ser observado por debaixo da roupa. Nos primeiros meses, o "fisiculturista" exibia orgulhoso o seu fà sico.

Mas com os efeitos colaterais, as camisetinhas sem manga usadas pelo "atleta" tornaram-se camisas com manga e os shorts se tornaram calças para esconder as anomalias. Para sua sorte, acreditem, o dinheiro se tornou escasso novamente. Então, o nosso "atleta" se deparou com uma armadilha e uma importante questão em sua mente altamente perturbada: Como parar agora com as drogas e "continuar a ser homem"? Obviamente, sem a devida resposta e dinheiro, teve o nosso atleta que parar com as drogas e com o seu fisiculturismo.

Alguns anos depois o cidadão reapareceu, já casado. Muito abatido me disse que sofria de oligospermia e não podia engravidar a mulher, queria que eu indicasse algum médico que pudesse tratá-lo. Mesmo atletas mais informados que permanecem por muito tempo em ciclo de esteróides e tomam o devido cuidado para retomar a produção natural de testosterona durante o próprio ciclo com aplicações de HCG ou drogas, como Clomid e demais medidas para evitar efeitos colaterais, se deparam com uma armadilha ao final de um ciclo prolongado, pois sabem que ao parar perderão boa parte da massa muscular conquistada.
guirpm
30/01/2009 - 15:27
GALERA, as drogas estão presentes em TODOS os esportes! Em TODOS os atletas de alto rendimento!
Alto rendimento não é a pessoa que compete aqui e ali, ganha um torneio estadual e bla blabla!
E o cara que vive do esporte!
Alguem aqui realmente acha que o uso dessas substancias só acontece no Fisiculturismo???
É ilusão achar que todos esses eventos que acompanhamos de MMA os atletas são "limpos".
O esporte de rendimento, onde esta envolvido muito dinheiro e fama, esta atrelado as drogas!
Deram o exemplo acima da Rebeca, mas acham que as outras atletas vivem a base de Whey e aminoacidos???
Acreditam que o teste anti-doping elimina o uso das drogas? NÃO!
Acreditam que no UFC os lutadores são "naturais" ou aquilo tudo é genética?
Não sou totalmente contra mas tb não faço apologia, somente estou dizendo que o uso consciente pode auxiliar os atletas.
Ah, e não se enganem que essas drogas são apenas anabolizantes. Vai desde o calmante, diuretico, cafeina, efedrina, EPO, analgésicos e cocaà na.
Pergunte a algum atleta de alto nivel, ou melhor ex-atleta, que ele te dira como funciona!
minotauro55
30/01/2009 - 20:14
Mesmo com os avisos as pessoas nao estao nem ai para o proprio corpo e acabam com doenças serias como o brasileiro da reportagem e o mais triste é que ele nao foi o primeiro e tambem nao sera o ultimo a tomar remedios para parecer mais forte do que realmente é.
igorfred
30/01/2009 - 21:03
QUOTE(minotauro55 @ 30/01/2009 - 20:14)
Mesmo com os avisos as pessoas nao estao nem ai para o proprio corpo e acabam com doenças serias como o brasileiro da reportagem e o mais triste é que ele nao foi o primeiro e tambem nao sera o ultimo a tomar remedios para parecer mais forte do que realmente é.
isso sempre foi assim, e agora com mais façilidade nas mãos dos adolescentes
cofre
31/01/2009 - 17:04
muito triste essa parada de esteróides , mas é aquela coisa o cara mesmo sabendo do grau de nocividade dos anabolizantes
e ainda continua tomando essa porcarias . que esta historia do Enzo sirva de alerta pra todos que pretendem fazer uso de anabolizantes.
RoCkMaRcIaNo
7/02/2009 - 17:25
é lamentavel uma coisa assim...
mas esse é o mundo em que vivemos onde as pessoas buscam resultados rapidos sem se importar com o que vem depois ''/ (os efeitos)
PQDT
18/04/2009 - 16:02
O QUE DIZER GALERA!!!!!!!
POR ISSO É DITO QUE VAIDADE É PECADO E O PREÇO DO PECADO É A MORTE. EU ACREDITO QUE CADA UM TEM O QUE MERECE!!!!!!!!!!
MMA future
18/04/2009 - 16:14
Lamentavel !!!!!!

O q leva uma pessoa a fazer issu?????talvez a falta de informação não sei.

quer massa muscular???? vai treinar fika na academia umas 5 horas por dia e pronto !!
edapso
19/04/2009 - 00:52
aq na minha cidade 1 dono de academia foi preso por estar injetando drogas nos alunos , esse cara era enorme!!já se passou oito meses que ele tá preso, e quando eu o vi parecia um velho de tanta pelanca!!na cadeia num tem esteróide!!kkk

Um comentário:

GRILO disse...

Prezado Professor Sergio Castro, convido vossa senhoria, quando quiseres, à conhecer um atleta de fisiculturismo. Veja bem, eu disse um atleta de fisiculturismo e não um perturbado mental, certo? Caso vossa senhoria deseje, posso indicar vários com os quais poderás obter informação, conhecimento de que o esporte é muito mais do que drogas. antes de tudo é muita foco, disciplina e perseverança na DIETA, no TREINAMENTO COM PESO e no DESCANSO. Estou à sua disposição. Att., Fernando Santos Grilo