quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A primeira cadeirante de uma história em quadrinhos





Acredito que há alguns anos seria quase impossível imaginar uma protagonista de histórias em quadrinhos numa cadeira de rodas. O cartunista carioca Victor Klier, de 39 anos, é o primeiro a fazer esse trabalho. A Turma da Febeca conta a vida de um grupo de adolescentes com deficiência física. Febeca – a menina de camisa vermelha no desenho acima – foi inspirada na vida real de duas estudantes cadeirantes, Fernanda Willeman, de 17 anos e Rebeca Sehman, de 15 anos. Fernanda é da cidade de Jardim, no Mato Grosso do Sul e Rebeca de Foz de Iguaçu, no Paraná. Klier conheceu as amigas Fernanda e Rebeca pelo orkut e resolveu juntar seus nomes para nomear sua protagonista. O cartunista diz que quer mostrar o cotidiano dessas crianças que se divertem, estudam e tem questionamentos como qualquer outra adolescente. “Com a ajuda da Fernanda e da Rebeca fui conhecendo melhor o universo das pessoas que tem deficiência”, disse ele ao blog. Hoje já são 15 personagens em seu HQ.

Klier trabalhou com o renomado cartunista Ziraldo durante 17 anos. O projeto editorial da Febeca começou em 2006 e já teve seu primeiro gibi lançado pela prefeitura de Porto Alegre. Agora o Estúdio Megatério, do qual faz parte Klier, procura uma editora para lançar outra edições pelo Brasil.

É interessante notar que o universo dos cadeirantes chega a ser quase que imperceptível na nossa sociedade. Muito pouco se sabe sobre a realidade das pessoas que vivem em cadeira de rodas. Nessa edição de ÉPOCA fiz uma matéria sobre as grávidas e mães cadeirantes que está rendendo uma boa repercussão. Talvez por curiosidade ou até pela oportunidade dos cadeirantes e seus familiares de se manifestarem e de dizerem que eles vivem bem, constroem famílias, trabalham e tem sua maneira própria de tocar a vida.

Alguns dizem que toda essa discussão nesse momento se deve ao fato de a televisão apresentar a novela global Viver a Vida que discute o tema através da personagem Luciana, interpretada pela bela atriz Alinne Moares. Não importa. Seja pela novela ou não, acho que o mais interessa é discutirmos essas questões que envolvem mais de seis milhões de brasileiros. E espero que ela não termine em um debate vazio, mas que haja um avanço concreto para essa população. Nem que seja na nossa forma de olhar para eles em nossa sociedade.

E você, também tem uma história dessas para contar?



As amigas Rebeca (de blusa amarela), de 15 anos, e Fernanda , de 17 anos foram a inspiração para criar a personagem Febeca

Leia também em ÉPOCA: as histórias comoventes de cadeirantes que são mães.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI122912-15228,00-TER+FILHOS+EM+DUAS+RODAS.html

Nenhum comentário: