domingo, 28 de fevereiro de 2010

Chip ajuda jogadora de futebol a superar deficiência auditiva


Chip implantado por cirurgia ajuda jogadora a superar deficiência auditiva
Jovem de 16 anos se beneficia de tecnologia inovadora

Imagine jogar futebol e não escutar o apito do juiz, as instruções do treinador, os gritos de gol. A carioca Mariana Gomes, de 16 anos, tinha o sonho de se tornar jogadora de futebol, mas não podia disputar uma competição por ser portadora de deficiência auditiva.

- Eu não acreditava que um dia minha filha poderia se tornar uma atleta profissional, mas ela sempre acreditou. O pensamento positivo dela sensibiliza qualquer um - disse o pai, Romildo.

E foi essa confiança da filha que fez o pai correr atrás de uma cirurgia para que ela pudesse escutar um dia. Um chip foi colocado no cérebro de Mariana e, em contato com um aparelho preso ao ouvido, possibilita que a menina escute qualquer tipo de som. Graças a este moderno procedimento cirúrgico, realizado aqui mesmo, no Brasil, Mariana integra as divisões de base do Team Chicago Brasil, que disputa competições no Rio de Janeiro.

- Ela já está começando a disputar competições, mas ainda temos de tomar certas precauções. Esta menina serve como uma lição de vida. É emocionante ver o sucesso dela na busca pelo sonho de ser jogadora - contou Romildo.

O repórter Kiko Menezes, o produtor Thiago Asmar e o cinegrafista Fábio Brandão vão mostrou a realização do sonho de Mariana, neste domingo,228/2/2010 no “Esporte Espetacular”. Foi a primeira reportagem da série “Superação”.

VEJAM A REPORTAGEM DA GLOBO EM : http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Esporte_Espetacular/0,,MUL1505520-16321,00-CHIP+IMPLANTADO+POR+CIRURGIA+AJUDA+JOGADORA+A+SUPERAR+DEFICIENCIA+AUDITIVA.html

Nenhum comentário: