segunda-feira, 6 de julho de 2009

Mulheres são mais inteligentes que os homens

VEJAM MAIS EM : http://www.educacaofisica.com.br/noticia_mostrar.asp?id=6598

Fonte: Cruzeiro do Sul OnlinePublicidade

Depois de analisar 137 mil notas tiradas durante um semestre por 22 mil alunos de 30 cursos superiores de uma universidade privada carioca, o pesquisador José Abrantes concluiu que as mulheres são mais inteligentes do que os homens. Na média, as notas delas foram 3% superiores às deles. Na análise por disciplina de 12 tipos de inteligência elas mostraram melhores resultados em nove e eles, em três. Os homens são mais hábeis usando as inteligências matemática-lógica, visoespacial e cinestésico-corporal. Já as mulheres na pictórica, ultrapessoal, interpessoal, naturalista, existencial, musical, social, linguística e emocional.

Segundo Abrantes, os homens demonstraram maior compreensão matemática, mais capacidade para entender mapas e se localizar no espaço, além de se saírem melhor na inteligência corporal e nas atividades que necessitam de força. Por sua vez, as mulheres apresentaram mais facilidade de se expressar pela escrita e pela fala, maior entendimento de questões filosóficas, habilidade para desenhar, para a música e para usar os conhecimentos no meio ambiente.

Elas ainda levaram vantagem na inteligência emocional, no autoconhecimento, na capacidade de se relacionar com os outros e de equilibrar competição e qualidade de vida. Abrantes, que conduziu o levantamento no Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), de Bonsucesso, subúrbio do Rio, também dá aulas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e se baseou principalmente na Teoria das Inteligências Múltiplas, do neurologista americano Howard Gardner.

Gardner questiona a tradicional visão da inteligência que enfatiza apenas as habilidades linguística e lógico-matemática. E define inteligência como a habilidade para resolver problemas. Para o neurologista americano, a inteligência também pode ser linguística, musical, lógico-matemática, espacial, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Foi com base nesses conceitos científicos, nos dados estatísticos analisados durante um ano colhidos nas provas e na própria experiência de campo após 11 anos em salas de aula que Abrantes chegou a essas conclusões.

"Não peguei apenas as médias para concluir que as mulheres são mais inteligentes que os homens. Analisei o resultado das provas dos alunos por sexo em cada disciplina, separei esse desempenho e cruzei com os diferentes conceitos de inteligência", explicou ele. As disciplinas oferecidas pela Unisuam que tiveram as notas dos alunos analisadas são de diferentes áreas como Direito, Engenharia, Administração de Empresas, Economia, Marketing, Economia, Educação Física, Cosmética e Culinária. "Sempre achei no fundo que elas são mais inteligentes, mas não tinha coragem de dizer porque não eram conclusões científicas. Agora não. Amigos já estão bicudos comigo", brinca o pesquisador.

Nenhum comentário: