quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ciclo de Palestras da Casa de Criadores inclui Moda Inclusiva

Ciclo de Palestras da Casa de Criadores inclui Moda Inclusiva

Secretária de Estado, Dra. Linamara, destaca a importância do vestuário acessível
Stand apresentou modelos do Concurso Moda Inclusiva de edições anteriores. Foto: Nathalie Marques
A sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo foi palco para a abertura do ciclo de palestra Lições de Casa, que faz parte da 34ª Casa de Criadores.
A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, falou sobre a importância da moda inclusiva. “É preciso pensar na acessibilidade do vestuário seja na etiqueta em braile, seja na forma como você faz o transpasse, é preciso imaginar hoje uma nova forma de vestir porque pessoas com e sem deficiência precisam ter oportunidade de comprar na mesma loja, com o mesmo estilo dentro do mesmo conceito de elegância e funcionalidades".
A Secretária ressaltou a necessidade de se agregar novos valores a esse elemento tão importante que nos veste, que nos enfeita e nos coloca de maneira absolutamente pronta para conviver em sociedade.
Ela destacou o aspecto econômico que envolve o setor de Moda Inclusiva. “Temos  um novo ciclo econômico, uma forma diferente de pensar o vestuário, a moda para que todos possam desfrutar com conforto, segurança, praticidade e funcionalidade”.
Confira ao final desta página a íntegra da fala da Secretária de Estado.
Entre as palestras desta edição da Casa dos Criadores, o vestuário acessível foi tema de mesa-redonda, com a participação de Daniela Auler, gestora do Concurso Moda Inclusiva.
Durante todo o evento, um stand do Concurso Moda Inclusiva apresentou peças de vestuário das edições anteriores. Esses looks desfilarão no Fashion Mob, um desfile de moda que tem como passarela as ruas de São Paulo e acontece em 10 de novembro.
Daniela ressaltou a importância da população com deficiência ser vista como consumidora. “Devemos colocar os produtos na loja, dessa forma, o mercado reconhece que existem 45 milhões de pessoas com deficiência, um público em potencial que cada vez mais gera renda”, destacou, acrescentando que “o agente transformador da moda gera inclusão e transforma todo um paradigma de um processo que está acontecendo”.
Casa de CriadoresO evento surgiu em maio de 1997, quando um grupo de jovens estilistas decidiu promover um evento para lançar suas novas coleções. Dessa iniciativa surgiu um evento que se transformou em uma vitrine da criação da moda brasileira. em 2013, a 34ª edição ocorreu entre 14 e 16 de outubro.
Moda InclusivaO Concurso Moda Inclusiva, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, abre inscrições, anualmente há 5 anos, para estudantes matriculados em instituições de ensino superior, escola técnica ou profissionais formados na área de Moda. A finalidade é promover o debate sobre moda diferenciada e acessível, além de incentivar o surgimento de novas soluções e propostas em relação ao vestuário para as pessoas com deficiência.  
Este ano, foram selecionados vinte melhores trabalhos, que participarão da segunda fase do concurso, a confecção de suas peças. Os vinte “looks” selecionados pela Comissão Julgadora serão apresentados ao Corpo de Jurados no Desfile de Moda Inclusiva, que acontece em 19 de novembro deste ano.
“Queremos corações acessíveis”: íntegra da fala da Secretária de Estado* na abertura da 34ª Casa de Criadores, em 15/10/13
“Boa tarde a todos, vocês são muito bem recebidos aqui na nossa casa, prazer enorme oferecer esse espaço bonito elegante para que a gente possa discutir essa temática tão importante que é moda, esse papel cultural, esse papel absolutamente inovador que tem a moda, o vestuário na vida das pessoas e no espelho que reflete das mudanças da sociedade a vestimenta.
O traje, tem muito a ver com o momento social, político e econômico que o planeta vive e tem a ver com a sustentabilidade. Nós teremos um planeta cada vez mais sustentável, queremos uma moda cada vez mais capaz de se rever dentro desse contexto de preservação do meio ambiente, mas queremos também que a sustentabilidade alce voos para um novo conceito que é a acessibilidade.
O mundo inteiro entende que é preciso falar na sustentabilidade associando agora esse conceito da acessibilidade, como por exemplo, vocês estão aqui com a nossa intérprete de Libras. Comunicação é tão importante como o vestuário, nos coloca em contato com a sociedade e as comunicações precisam ser acessíveis. Independentemente de ter ou não na plateia uma pessoa com deficiência auditiva, nós sempre vamos ter a comunicação acessível, é uma forma de mostrar para a sociedade que nós queremos chamar a todos, todos precisam participar com as suas diferenças, respeitando a diversidade humana.
A moda tem o mesmo significado, independente ou não de você ter uma confecção, um estilo um desenho pensando nas pessoas com deficiência, você precisa pensar na acessibilidade, acessibilidade no vestuário seja na etiqueta em braile, seja na forma como você faz o transpasse, o fechamento, é preciso imaginar hoje uma nova forma, um novo produto porque pessoas com e sem deficiência precisam ter oportunidade de comprar na mesma loja com o mesmo estilo dentro do mesmo conceito de elegância e funcionalidade, agregar novos valores a esse elemento tão importante, que nos veste, que nos enfeita e nos coloca de maneira absolutamente pronta pra conviver em sociedade.
Mas também para desfrutar do esporte, do horário de relaxamento da forma de dormir com conforto e praticidade. Temos um novo ciclo econômico, uma forma diferente de pensar o vestuário, a moda para que todos possam desfrutar com conforto, segurança e praticidade, funcionalidade.
Alguns anos atrás, e não é do mundo de vocês, a gente falava em moda para criança que era quase alguma coisa “fora da caixa”. E você tinha azul para menino, cor de rosa para menina, e quando nascia, quando a gente não sabia, era amarelo. Hoje você tem a moda definida desde o primeiro mês de gravidez e todo mundo saiu ganhando com isso, por que você cria um novo ciclo econômico, você cria uma expectativa positiva para essa jovem mamãe, você cria todo um aparato de comércio e indústria que ajuda no crescimento do país.
Trazer esse mesmo conceito da moda inclusiva para a meia idade, para o idoso, para a criança, para o homem ou para a mulher. Na questão da deficiência tem uma grande importância, nós estamos estimulando o novo ciclo econômico mas acima de tudo estamos dando oportunidades, nós estamos equiparando oportunidades para que todos tenham acesso, e essa palavra distingue o mundo atual, quando nós estamos falando em sustentabilidade estamos querendo dizer mais gente do lado de cá, mais pessoas participando e menos pessoas do lado de lá, menos pessoas fora da sociedade, essa é a acessibilidade que inclui e, portanto, ela faz parte da sustentabilidade desse novo conceito que ilumina o mundo e que faz que cada um de nós sejamos mais responsáveis com o planeta.
Por isso, a alegria de tê-los aqui hoje e mais uma vez poder falar com novos públicos, colocando as ideias no coração e na cabeça dos jovens. No coração, porque nós estamos falando no pensar no outro, nós estamos falando em desenvolver um respeito à diversidade humana, uma moda que seduz, uma moda que abraça a todos, portanto é uma alegria ter aqui vocês nesta segunda edição com as Lições de Casa, convivendo com quem vai falar de moda, quem vai fazer moda, pensando também uma moda para pessoas com deficiência.
Eu quero cumprimentar o nosso secretário adjunto Marco Antonio Pelegrini, e toda a nossa equipe da Secretaria, e quero dizer para o André, idealizador da Casa dos Criadores, da alegria de compartilhar esse evento com vocês e quero agradecer muito a Daniela Auler, a nossa especialista em moda, que trouxe esse conceito para cá junto com toda a equipe dela.
Quero dizer para cada um dos senhores palestrantes, participantes, da alegria que nós temos de compartilhar esse tema tão importante no mundo atual que é a apresentação de cada um de nós, seja pelo currículo, seja pela nossa apresentação física. É fundamental para que se desperte o interesse no outro sobre aquilo que nós fazemos. É uma alegria tê-los aqui, é uma grande oportunidade para a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Eu trago para vocês um abraço muito carinhoso do nosso Governador Geraldo Alckmin, que associa a todos os seus projetos sociais, através da nossa querida Lu Alckmin, a questão da moda, porque a moda inclui, a moda traz as pessoas para dentro do nosso mundo.
Por isso que, com sucesso e solidariedade, através da Lu Alckmin e com grande apoio do nosso Governador, também colocou a moda, a costura o designer como um ponto fundamental para treinamento, para formação das pessoas mais carentes, que nem sempre tiveram oportunidade de desfrutar de uma educação de qualidade como os senhores.
Moda é hoje um fator de grande importância no Governo do Estado de São Paulo e recebê-los aqui é uma grande alegria. Que vocês desfrutem deste evento, deste espaço e sintam-se acolhidos e abraçados por todos nós e com a garantia que estamos aqui sempre de portas abertas para recebê-los, para discutir novas oportunidades de acessibilizar a moda, o vestuário e os corações. Queremos corações acessíveis. Bem vindos!
 *Dra. Linamara Rizzo Battistella é médica fisiatra, professora de Medicina da USP e Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Nenhum comentário: