sexta-feira, 12 de abril de 2013

Seminário na ALERJ: Diálogo Rio-Chicago pela inclusão da pessoa com deficiência.

[autismo] Seminário na ALERJ sobre Inclusão da pessoa com deficiência

Professor SERGIO CASTRO, Moderador.

 



Seminário na ALERJ: Diálogo Rio-Chicago pela inclusão da pessoa com deficiência.
Estive no dia 05/04 na ALERJ. Revi alguns amigos, fiz outros. Havia vários grupos de cadeirantes; um  número expressivo de deficientes auditivos e visuais; muitas pessoas com deficiências físicas diversas; um grupo  muito pequeno de pessoas com Autismo e um grupo, ainda menor, de pessoas com Síndrome de Dow.
Estavam  presentes o deputado estadual Márcio Pacheco (Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência) que presidiu a mesa; Tania Rodrigues (ANDEF); John Creamer (Cônsul Geral dos EUA no Rio de Janeiro); Georgete Vidor (Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência); Zaquel Teixeira (Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos; Karen Tamley (Comissária para a Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Chicago); Linda Mastrandea (Advogada e Atleta Paralímpica); Geraldo Nogueira (Comissão de Defesa dos Direiros da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ); Constantine Zografopoulos (Diretor do programa "Z Life", Open Doors Organization; Verônica Camisão (Assessora de Acessibilidade da Empresa Olímpica Municipal); Lilia Pinto Martins (CVI-Rio); Ronaldo Balassiano (Gerente de Transporte da Empresa Olímpica Municipal; Teresa Rosolem de Vassimon (RioUrbe); entre outros.
Isabel Maior (médica e cadeirante), Sergio Nascimento (Coordenador da Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e Sergio Castro (Coordenador de Esportes para a Pessoa com Deficiência do Projeto RIO 2016)  foram os moderadores.
Algumas frases dos participantes: "Precisamos ser mais veementes para que os recursos sejam compartilhados. Que todos os direitos sejam gozados e respeitados. Estamos aqui para aprender, trocar e informar." (Isabel Maior);
"Os principais motivos da exclusão escolar não são as deficiências físicas, mentais ou cognitivas: são as barreiras que não são retiradas." (Sergio Nascimento);
"Reconheço que ainda existem barreiras a serem enfrentadas na ALERJ para a acessibilidade." (Márcio Pacheco);
"O deficiente também é cliente, é consumidor. A vida é para todos. Nós temos a força, temos o talento, mas, não temos a acessibilidade como direito humano. Nós não vamos onde queremos ir, mas, onde nos deixam ir." (Constantine Zografopoulos);
"Sr. deputado: o senhor não vê os deficientes nas ruas, não é porque eles são poucos não, é porque nós, as mães, não podemos levar nossos filhos para as ruas!" (de uma mãe, para o deputado Márcio Pacheco).
Foram distribuídos alguns materiais impressos. Eu recebi a Revista INCLUIR nº 20 (dezembro-2012/janeiro-2013, ano 3. Na Pg 52 há uma matéria sobre Educação: Alfabetização de crianças com autismo. "Alunos com Autismo precisam de ensino assertivo" por Keyla Assunção.
Um grande abraço,
Edna Coimbra (Vovó do Nathan Naum, dez anos, Autista)

Nenhum comentário: