sábado, 2 de janeiro de 2010

EUNICE SHRIVER KENNEDY - A MÃE DAS OLIMPÍADAS ESPECIAIS


Irmã de JFK, Eunice Kennedy fundou as Olimpíadas Especiais

LUDWIG GUTTMANN o Pai dos Esportes para os Deficientes
Atribue-se ao Médico neurologista Judeu LUDWIG GUTTMANN o jargão de "pai dos Esportes para pessoas com deficiência, que se alastrou através do mundo.

Através de seu trabalho magnífico no sentido de recuperar os soldados que que apresentavam mutilações de membros ou lesão da coluna, com a prática esportiva, razão principal do aumento da auto-estima e, principalomente pela possibilidade de reinserção daquelas pessoas à sociedade.

Este fato foi realizado a partir do ano de 1944, na cidade de Aylesbury, na Inglaterra, onde foi criado por ele o HOSPITAL DE STOKEMANDEVILLE, justamente para apoiar àqueles que apresentavam esta problemática.

Ao falar das Paraolimpíadas, é necessário que se faça referência ao Dr. Ludwig Guttmann. Ele começou o trabalho com aproximadamente 14 homens e duas mulheres na
modalidade de Arco e Flecha.

Em 1948 ele idealizou os I Jogos de Stoke Mandeville (paralelo aos Jogos Olímpicos de Londres, 1948) com a participação de aproximadamente 20 atletas. Tal fato teve ótima aceitação, e quatro anos depois houve a realização dos II Jogos de Stoke Mandeville, com a participação de aproximadamente 130 atletas, entre ingleses e holandeses.

Foi então que os organizadores decidiram realizar este evento anualmente, que não parou de crescer a ganhar notoriedade.
VEJAM MAIS EM : http://olympicstudies.uab.es/brasil/pdf/91.pdf


JÁ, EUNICE KENEDY,dedicou-se à área de pessoas com SÍNDROME DE DOWN e com algum tipo de deficiência Mental ou Intelectiva e também de pessoas com retardo mental.

Eunice Kennedy Shriver, 88, irmã do presidente americano John F. Kennedy, assassinado em 1963, morreu na madrugada do dia 11/08/2009, uma terça feira.

Fundadora das Olimpíadas Especiais, Eunice estava internada no hospital da cidade de Hyannis, Estado de Massachusetts, há cerca de dez dias, devido a uma série de derrames.

Irmã de JFK, Eunice Kennedy fundou as Olimpíadas Especiais

Os irmãos de Eunice, além de JFK, eram Robert Kennedy, senador pelo Estado de Nova York assassinado em 1968, e o senador Ted Kennedy, que luta contra um câncer cerebral que foi diagnosticado em maio de 2008 e é considerado um dos nomes mais importantes do Partido Democrata.

Eunice deixou o marido e filhos, entre eles Maria, ex-apresentadora de TV casada com o ator e governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.

Considerada uma das maiores defensoras dos direitos dos deficientes nos Estados Unidos, Eunice realizou as primeiras Olimpíadas Especiais em 1968, inspirada pela sua irmã mais velha, Rosemary, que sofreu de deficiência mental durante a maior parte da sua vida devido a uma lobotomia.

Eunice não apenas fundou as Olimpíadas Especiais como defendeu os direitos das pessoas com deficiências até seus 80 anos.

"Ela era a luz das nossas vidas, uma mãe, mulher, avó, irmã e tia que nos ensinou por meio do exemplo e com paixão o que significa viver uma vida guiada pelo amor e pela devoção ao próximo", afirmou a família, em comunicado.

"Ela transformou a vida de centenas de milhões de pessoas pelo mundo, e eles são o legado vivo dela."


Eunice Kennedy levou orgulho e alegria aos deficientes, diz Obama


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgou nota de pesar pela morte de Eunice Kennedy Shriver, 88, irmã do presidente John F. Kennedy, morto em 1963, e fundadora das Olimpíadas Especiais.

"Sua liderança enriqueceu muito a vida dos para-atletas do mundo que experimentaram o orgulho e a alegria da competição e da conquista graças à visão dela", afirmou o presidente, para quem Eunice será lembrada "como a mulher extraordinária que ensinou à nossa nação e ao nosso mundo que nenhuma barreira mental ou física pode deter o poder do espírito."

Nenhum comentário: