sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Treinamento: Triathlon para crianças





Por: Prof. Gerson Leite
VEJAM MAIS SOBRE TREINAMENTO DE CORRIDAS EM : http://www.treinoonline.com.br/



Na maioria das vezes, quando pensamos no esporte Triathlon nos deparamos com imagens de atletas (Leandro Macedo, Fernanda Keller...) e competições consagradas (Ironman, Copa do Mundo de Triathlon...) passando por nossas cabeças, mas, será que o Triathlon se resume á atletas e grandes competições?

Para a primeira parte de nossa resposta, teremos que voltar 24 anos atrás, quando na década de 80 iniciou-se o "boom" mundial que difundiu o triathlon. Com uma foto de Julie Moss rastejando na chegada do Ironman de 1982 estampada nos principais jornais e revistas do mundo popularizou-se o esporte competitivo. Daí em diante muitas pessoas tem aderido ao Triathlon, pelo prazer pessoal de chegar ao final deste grande desafio e, principalmente, como a grandiosa Julie Moss, superar seus limites buscando o melhor desempenho, deixando de lado a "magia do triathlon" onde chegar é o mais importante.

Para a segunda parte da resposta, vamos demonstrar que o nosso esporte o Triathlon não é somente uma grande competição feita de grandes atletas, mas sim um esporte para todos, desde os mais jovens aos mais experientes. A Confederação Brasileira de Triathlon - CBTri, divide o triathlon em 3 grandes categorias, sendo infantil (8 a 13 anos), infanto-juvenil (14 a 15 anos) e adulto (16 anos e acima), tendo algumas subdivisões como o júnior (16 a 19 anos), sub-23 (18 a 23) e a elite (20 anos e acima) que estão presentes na categoria adulta. Dentro destas diferentes categorias a maior idade está na categoria adulta, subdivisão acima de 69 anos e a menor na infantil com 8 anos. Para estas diferentes categorias, a CBTri estipulou diferentes distâncias para provas oficiais variando de acordo com a idade, podendo assim ser disputadas por todos.

Conhecemos diversas pessoas acima de 69 anos que praticam triathlon regularmente, até com participações em Ironman, mas, neste momento surge nova pergunta: E as crianças, elas podem/devem praticar triathlon?

A resposta é sim, já que os esportes que constituem o triathlon, natação, ciclismo e corrida fazem parte dos conteúdos da Educação Física, na idade escolar ou não, mas, e o que isso quer dizer? Quer dizer que o professor de Educação Física pode trabalhar com o triathlon em qualquer idade de seu aluno (a partir dos 7/8 anos), pois suas modalidades só trarão benefícios para seus praticantes. Claro que não será o triathlon que nós conhecemos e que vem logo em nossas mentes, mas atividades adaptadas que seguirão a fase de crescimento e desenvolvimento da criança/adolescente, como hoje é feito com os outros esportes. Durante toda a categoria infantil (8 a 13 anos) o triathlon será mais um conteúdo da diversidade de elementos que a criança deve aprender e a partir da infanto-juvenil (14 a 15 anos) que se começará a especializar o adolescente triatleta, se ele decidir pelo triathlon claro e, na categoria adulta é que vamos buscar os objetivos do triatleta como atleta, seja ele profissional ou amador.

Se você tem um filho (a) é estava pensando em que idade seria ideal ele começar a praticar triathlon aqui vai à dica, se ele (a) já completou 7 anos ele já pode iniciar no triathlon, mas lembre-se, de uma forma lúdica, sem compromissos com horários rigorosos de atividades, que não busque rendimento e principalmente que o faça feliz, pois o triathlon é para todos!

Um abraço,

Bons treinos.

Nenhum comentário: