domingo, 16 de dezembro de 2012

Considerações acerca da Educação Especial a partir de Vygotski


Considerações acerca da Educação Especial a partir de Vygotski


10 de dezembro de 2012

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Dentre os vários temas pesquisados por Vygotski, a Defectología merece destaque. Os estudos sobre a deficiência perpassam a obra do autor estabelecendo relação com os demais temas. Aqui o destaque será na influência dos aspectos sociais sobre a deficiência. Compreende-se que a deficiência, uma insuficiência corporal, não modifica apenas a relação com o mundo, mas principalmente se manifesta na relação com as pessoas. "El defecto orgánico se realiza como anormalidad social de la conducta" (VYGOTSKI, 1997, p.73). 

Na sociedade o defeito toma forma, a partir do convívio social se constitui. O defeito orgânico define as dificuldades primárias, enquanto que o meio social cria as dificuldades secundárias. "Lo que decide el destino de la persona, en última instancia, no es el defecto en sí mismo, sino sus consecuencias sociales, su realización psicosocial" (VYGOTSKI, 1997, p.19). 

Essa proposição vem alterar a concepção que se tinha acerca da deficiência, desloca o olhar: do orgânico para o social. Segundo Vygotski (1997), o defeito orgânica (cegueira, surdez, surdo cegueira, deficiência mental, etc.) afeta principalmente as relações sociais e menos a relação direta com o ambiente físico - fato que diferencia o homem dos demais animais. A deficiência orgânica não se manifesta diretamente, porque olhos e ouvidos são mais que órgãos físicos, são "órgãos sociais". 

A deficiência implica degeneração dos vínculos sociais que, segundo o teórico, é a perda mais significativa. A degeneração das relações sociais é o que mais preocupa na deficiência porque é a partir delas que se forma o que Vygotski (1995) denomina de funções psicológicas superiores. As funções psicológicas superiores são mecanismos psicológicos mais sofisticados, típicos do ser humano, que envolvem controle consciente do comportamento, ação intencional e liberdade em relação às características do momento e espaço presentes. Diferem assim das funções psicológicas elementares, que são aquelas presentes na criança pequena e nos animais, como, por exemplo, reações automáticas, ações reflexas e associações simples - essas são de origem biológica (VYGOTSKI, 1995). 

As funções psicológicas superiores pressupõem a existência das funções psicológicas elementares, mas estas não são condição suficiente para sua aparição. O desenvolvimento das funções psicológicas superiores depende essencialmente das situações sociais em que o sujeito participa. “Por tanto, si se pregunta de dónde nacen, cómo se forman, de que módo se desarrollan los procesos superiores del pensamiento infantil, debemos responder que surgen en el proceso del desarrollo social del niño por medio de la transación a si mismo de las formas de colaboración que el niño asimila durante la interacción con el medio social que lo rodea” (VYGOTSKI, 1997, p.219). 
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