segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Seu filho tem síndrome de Down? Arregace as mangas. Vá à luta!

Seu filho tem síndrome de Down? Arregace as mangas. Vá à luta!

Artigo de 2007 escrito pela Dra Patrícia* que é médica do ambulatório de atendimento a pessoa com síndrome de Down da Prefeitura Municipal de Curitiba

Como Joana Mocarzel, a Clara de Páginas da Vida, nascem por ano no Brasil 10 mil bebês com esse acidente genético. A forma como a notícia é dada à família pode determinar o seu desenvolvimento. Quanto mais você fizer hoje, melhor será a qualidade de vida dele no futuro. Estimule-o. Pratique inclusão social, tolerância e solidariedade. Todos nós sairemos ganhando.

Com base no acompanhamento de 1 800 pacientes de zero a 67 anos no Ambulatório de Atendimento à Pessoa com Síndrome de Down do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, garanto: a forma como o médico revela o diagnóstico faz tremenda diferença.

Impossível? Não. Tem profissional que ainda hoje chega e diz: "Mãe, teu filho tem Down, não vai andar, não vai se vestir sozinho, não vai&" Além de desrespeitosa, a postura é equivocada. Ninguém tem condições de afirmar até que ponto progredirá essa criança. Além disso, tira a esperança da família, desencorajando-a a buscar tratamento adequado. Resultado: rouba desse filho o direito de desenvolver toda a sua potencialidade. Um crime.

Leia mais: http://www.deficienteciente.com.br/2009/10/seu-filho-tem-sindrome-de-down-arregace.html#ixzz1FG1obOkr
Under Creative Commons License: Attribution

Nenhum comentário: