Considerando a atividade precípua do SINE de realizar a intermediação de mão de obra, bem como sua experiência histórica na realização desta atividade, e o relevante banco de dados de trabalhadores em busca de uma vaga de emprego, nos últimos anos, com o avanço das políticas públicas, torna-se cada vez mais pungente a atuação do SINE de forma proativa na colocação desses públicos numa oportunidade de trabalho.
Neste sentido, a atividade denominada dia D, vem ao encontro do contigente de trabalhadores PcDs, tendo como principal aspecto, o fato de ser uma atividade realizada de forma exclusiva para esse público, abrangendo, inclusive os trabalhadores que se encontram na condição de reabilitados.
Neste sentido, integrando a Agenda do Trabalho Decente e o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, o MTE tem como um dos seus principais eixos de atuação a promoção da inclusão e da igualdade, desenvolvendo ações de qualificação e conscientização das empresas para a inserção público PcD no mercado trabalho.
O MTE atua de forma conjunta com as Secretarias de Trabalho e Emprego dos Estados e Municípios, responsáveis pela execução local das ações do SINE, e é parte importante nesse processo, já que é através do serviço que as vagas são captadas e disponibilizadas em dezenas de municípios dos Estados.
Tendo base à idéia originária do Estado do Mato Grosso, em 2012, replicada pelo Estado da Bahia em 2013, e tendo sua 1ª edição nacional em maio de 2014, o Ministério do Trabalho e Emprego, diante do sucesso alcançado pelas experiências anteriores, resolveu promover a segunda edição do “Dia D” – Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência, prevista para ocorrer na última semana de setembro de 2015.
O “Dia D” é uma ação que demanda trabalho conjunto de vários órgãos e atores sociais, requerendo de seus parceiros atenção e planejamento para assertividade do projeto.
Dia: 25/09/2015
Local: Sine DF
Fonte: Secretaria do Trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário