quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Ortobras melhora acessibilidade nos aeroportos

Empresa produz equipamento para facilitar acesso de pessoas com mobilidade reduzida a aviões

Equipamento oferece acesso através de ampla escada ou elevador vertical
Referência nacional na produção de cadeiras de rodas e de elevadores para meios de transporte e edificações, a empresa Ortobras, cuja matriz está instalada em Barão há mais de 30 anos, acaba de apresentar ao mercado mais uma novidade em termos de acessibilidade. O Mamuth deverá beneficiar milhões de pessoas com mobilidade reduzida que viajam todos os dias via aeroportos, como deficientes físicos, pessoas com lesões temporárias, com crianças de colo, idosos e obesos com dificuldade de locomoção.

O equipamento oferece dois meios de elevação até o interior do avião, sendo solução, sobretudo, para usuários de cadeiras de rodas. O acesso às aeronaves poderá ser dar por meio de escada ampla e segura ou por um elevador vertical voltado para acessibilidade, com capacidade para uma pessoa cadeirante mais acompanhante ou três pessoas.

O elevador é produzido em aço inoxidável para o embarque de pessoas com mobilidade reduzida, incluindo uma cadeira de rodas desenhada especificamente para o último trajeto até a poltrona no avião. Os módulos são totalmente climatizados, com proteção lateral de painéis de alumínio composto até a altura dos corrimãos de aço inoxidável e envidraçados até o teto, e são antiderrapantes. Assim, é também evitada a exposição dos usuários a condições climáticas desfavoráveis.

Em sua posição remota - quando o avião está estacionado no pátio - o equipamento conta com um sistema de acoplamento ao ônibus. Com isso, os passageiros embarcam direto na aeronave, sem tocar na pista. O acoplamento ao ônibus é feito mediante um módulo de conexão dotado de sanfona tipo canopy para proteção contra intempéries e plataforma basculante de acionamento manual para concordância horizontal entre o seu piso e o piso do ônibus.

Conforme a Ortobras, a montagem do Mamuth tem interferência mínima nas operações dos aeroportos, sendo que a instalação no pátio ocorre em até uma semana. “O Mamuth, conjunto de elevador e escada, é um projeto 100% da Ortobras. Contudo, em parceria com a Infraero, também foi desenvolvido o Elo, sistema que dará maior comodidade no acesso às aeronaves nos aeroportos que não dispõem de fingers”, explica o assessor de Marketing da empresa baronense, Marcos Dias.

Os principais aeroportos do país e do mundo deverão contar, em breve, com o equipamento. A produção está ocorrendo no prédio industrial da empresa situada em Barão Velho. “A Ortobras está sempre preocupada em melhorar a acessibilidade. A partir de observações de seu diretor, Ricardo Hummel, e de fatos ocorridos em aeroportos envolvendo pessoas com mobilidade reduzida que foi idealizado o Mamuth, cuja tecnologia já está patenteada em diversos países”, acrescenta Dias. 

De acordo com o superintendente da Regional Sul da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza, no aeroporto Salgado Filho, a meta é implantar a tecnologia no Terminal 2 do complexo até a Copa de 2014. “Vai depender da performance dos três elos que serão inseridos no aeroporto de Palmas”, relata. O aeroporto da capital do Tocantins será o primeiro a contar com o novo sistema. A Infraero se comprometeu com a Anac de, antes de instalar os equipamentos nos demais aeroportos estatais, testar a operacionalidade.

Nenhum comentário: