quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Abertas oficialmente as Paralimpíadas Escolares 2013

Abertas oficialmente as Paralimpíadas Escolares 2013


   
Foram abertas oficialmente no final da tarde desta segunda-feira, 25, no auditório Celso Furtado, no Parque Anhembi, em São Paulo-SP, as Paralimpíadas Escolares 2013. Roraima está sendo representada na natação pelos alunos do Centro de Educação Sesc, os irmãos Gabriel e Rafael Cordovil, que irão competir somente na quinta-feira, 28, à tarde.

Pela primeira vez, todos os estados estão representados no evento. O destaque deste ano é a participação de representantes do Reino Unido, convidados pelo Ministério dos Esportes.

A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, do secretário de Esporte e Lazer da Juventude do Estado de São Paulo, José Auricchio Junior; da secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida do Município de São Paulo, Marianne Pinotti; Dennis Hankins, Cônsul dos Estados Unidos em São Paulo; John Doddrell, Cônsul do Reino Unido em São Paulo; Wilson Pollara, secretário-adjunto da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo; a deputada estadual Célia Leão (PSDB); André Arantes, diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento do Ministério do Esporte; Renausto Amanajás, da Secretaria Nacional de Educação Básica, do Ministério da Educação, entre outras autoridades.

“Não tenho palavras para falar o quanto nós, do Comitê Paralímpico Brasileiro, nos sentimos honrados por promover e participar deste magnífico evento. Temos aqui pequenas joias que serão o futuro do esporte paralímpico do Brasil”, afirmou Brandão, em seu discurso de abertura. “Temos uma importante missão aqui também, porque as Paralimpíadas Escolares estão internacionais, com a presença inédita de atletas britânicos nas nossas disputas. Nos próximos anos, poderemos ter mais países participando”, projetou Brandão.

As competições começam nesta terça-feira, 26, a partir das 8h. Os locais onde acontecerão as provas são a Escola de Educação Física da Polícia Militar (Cruzeiro do Sul, 548, Canindé); Palácio das Convenções no Parque Anhembi (Prof. Milton Rodrigues, 100, Parque Anhembi); e no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, Ibirapuera (Rua Manoel da Nóbrega, nº 1361; entrada pela Av. Marechal Estênio Albuquerque de Lima).

O evento se estende até a sexta-feira, 29, e a cerimônia de encerramento será às 18h, no mesmo auditório. Os jogos encerram o calendário 2013 de competições nacionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e são realizados em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e com a Prefeitura da capital paulista.

As competições serão disputadas nas modalidades: futebol de 5, futebol de 7, goalball, tênis em cadeira de rodas, natação, bocha, judô, tênis de mesa e voleibol sentado e atletismo.


Nenhum comentário: